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OPORTUNIDADE

Inscrições para o concurso dos Correios termina no próximo dia 28

Com 67 em MS, aplicação da prova ocorre no dia 15 de dezembro, divididas em nível médio e superior, com remuneração de R$ 2,4 mil a R$ 6,8 mil e outros benefícios

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Abertas desde o último dia 10, o prazo de inscrições para o concurso nacional dos Correios se encerra na próxima segunda-feira (28), além de destinar 67 para o Mato Grosso do Sul, todas na sede da estatal em Campo Grande, com salário inicial de R$ 2.429,26.

Segundo edital divulgado no dia 9 de outubro, serão preenchidas 3.511 vagas de forma imediata, sendo 3.099 para nível médio e outras 412 para nível superior. Essas vagas médias são para Agentes dos Correios, ou seja, carteiros, dos quais 62 vagas serão em Mato Grosso do Sul. Já as de nível superior são para analistas, cinco para o estado pantaneiro (Advogado, Suporte de Sistemas, Arquiteto, Engenheiro Civil e Engenheiro Elétrico).

Os aprovados terão salário inicial de R$ 2.429,26 para os carteiros e R$ R$ 6.872,48 para os analistas, mas também são assegurados outros benefícios para os candidatos que passarem, começando por um reajuste salarial a partir do dia 1º de janeiro, de acordo com o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), assinado dia 16 de setembro:

  • Para salários até R$ 6.326,03: R$ 260,00, a partir de janeiro de 2025;
  • Para salários acima de R$ 6.326,03: 4,11% em janeiro de 2025;
  • Total de R$ 6.586,02.

Sendo assim, os salários dos cargos de Agente e Analista, a partir de janeiro de 2025, serão: 

  • Agente dos Correios: R$ 2.689,26; 
  • Analista dos Correios: R$ 7.154,94.

Para somar com as vagas imediatas, também terão 5.975 vagas para cadastro reserva, sendo 5.344 destinadas ao cargo de agente, e 631, para analista. Do total de vagas, 20% serão reservadas para candidatos negros e 10% à pessoas com deficiência.

As provas objetivas, previstas para 15 de dezembro com duração de 4h. Confira as disciplinas: 

Agente (Carteiro)

  • Língua Portuguesa (15 questões)
  • Matemática (10 questões)
  • Noções de Informática (10 questões)
  • Conhecimentos Gerais (10 questões)
  • Código de Conduta Ética e Integridade (5 questões)

Analistas 

  • Língua Portuguesa (10 questões)
  • Matemática (5 questões)
  • Noções de Informática (10 questões)
  • Código de Conduta Ética e Integridade (5 questões)
  • Conhecimentos Específicos (20 questões)

As inscrições são feitas no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), com valor de R$ 39,80 para os interessados no cargo de nível médio e R$ 42,00 para os candidatos do nível superior. Confira aqui o edital completo.

Outros benefícios

Além do reajuste salarial citado acima, os funcionários dos Correios ainda irão receber aumento em diversos benefícios:

Vale-refeição/alimentação: R$ 50,93/dia (aumento de 4,11%), totalizando:

  • Segunda a sexta: R$1.120,46/mês
  • Segunda a sábado: R$1.324,18/mês

Vale-cesta: R$ 318,79/mês (aumento de 4,11%)

Dessa forma, se somar os auxílios-refeição e vale-cesta, os funcionários receberão, por mês:

  • Trabalhadores de segunda a sexta: R$ 1.439,25 (aumento de R$ 56,90)
  • Trabalhadores de segunda a sábado: R$ 1.642,99 (aumento de R$ 64,86)

Já o Auxílio para Dependentes com Deficiência poderá chegar até R$ 1.030,58/mês, enquanto o Reembolso Creche e Reembolso Babá será de até R$ 714,72/mês.

  • Vale-Transporte e Jornada de Trabalho In Itinere: até R$ 870,18/mês

Para a alegria de alguns funcionários, o Ticket-Peru será pago a partir de setembro, um mês antes da data prevista: 

R$ 1.000,00 em setembro de 2024
R$ 1.500,00 até o 5º dia útil de janeiro de 2025

Total de R$2.500,00

  • Folha de Ticket Extra

Uma folha de ticket adicional (R$ 50,93) para os meses de agosto a dezembro de 2024, será feita para empregados que possuam remuneração até R$ 7.300,00.

  • Plano de Saúde

As alterações no regulamento do plano de saúde incluirão a redução da coparticipação, isenção de cobrança para quimioterapia, radioterapia, hemodiálise e homecare, e a extinção de cobrança de mensalidade sobre as rubricas variáveis.

“A empresa se compromete a apresentar, no prazo de 60 (sessenta) dias, ações de melhorias a serem implementadas pela mantenedora, em conjunto com a operadora do plano de saúde e com a participação das Federações, no que se refere à redução de despesas administrativas e gestão dos custos assistenciais”.

Outro concurso

Em paralelo, outro concurso público do Correios já foi divulgado este ano, com 33 vagas imediatas, mais cadastro reserva, com salários iniciais de até R$ 6,8 mil. As oportunidades são destinadas aos cargos nas áreas de medicina segurança do trabalho.

Aos aprovados, as vagas serão preenchidas nas capitais dos estados ou nas superintendências de São Paulo Interior (SPI) ou São Paulo Metropolitano (SPM). 

O concurso irá destinar 10% das vagas para pessoas com deficiência (PCD) e 20% para pessoas que se declararam negras (pretas ou pardas). A seleção será composta por duas etapas, sendo a primeira constituída de prova objetiva, com 50 questões de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos. 

Já a outra, será da comprovação de requisitos, análise do perfil profissional e realização de exames médicos admissionais. 

As aplicação das avaliações foram feitas dia 13 de outubro, já a divulgação do resultado final, para o dia 20 de novembro. Ainda não há confirmação, mas a ideia inicial é que os Correios façam as primeiras contratações ainda este ano.

O concurso terá validade de um ano, a contar de sua data de publicação, podendo ser prorrogado uma única vez pelo mesmo tempo.

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Cidades

ANTT autoriza Arauco a construir ferrovia de 47 km em MS

Ramal ferroviário localizado no município de Inocência será utilizado para escoar celulose

09/04/2025 10h45

Foto: Mairinco de Paula/Semadesc

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A diretoria colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou por unanimidade a proposta da Arauco Celulose do Brasil S.A. para a construção e exploração de um ramal ferroviário de 47 km no município de Inocência, pelo prazo de 99 anos.

Por lá, a empresa constrói uma fábrica de celulose com investimentos de US$ 4,6 bilhões  e pretende usar o trajeto que se estende até a Malha Norte para escoar a produção estimada de 3,5 milhões de toneladas do polissacarídeo. 

Conhecida como Ferrovia Norte Brasil, a Malha Norte (EF-364) se estende por aproximadamente 755 km, conectando Santa Fé do Sul, em São Paulo, a Rondonópolis, no Mato Grosso. Atualmente, é operada pela Rumo Logística, após a aquisição da concessão original da Ferronorte S.A.

No último final de semana, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, visitou o local onde deve ser construído o terminal da fábrica da Arauco.

Cabe destacar que a Suzano já possui um terminal ferroviário também na Malha Norte, que leva a produção de caminhão de celulose de Ribas do Rio Pardo até a ferrovia que é despachada até o Porto de Santos e exportada.

"Esses investimentos refletem a importância estratégica da Malha Norte para o setor de celulose, proporcionando uma solução logística eficiente para o escoamento da produção até os portos de exportação. Essa aqui é a principal ferrovia de escoamento da celulose do Mato Grosso do Sul", salientou o secretário.

Segundo Verruck, a logística da celulose está pautada exatamente nessa ferrovia. "Para o Governo é importante que ela mantenha essa atividade e que efetivamente conecte toda a produção de celulose na nossa Malha Norte", reitera.

De acordo com Verruck, o Governo do Estado entende que as ferrovias são fundamentais na logística do escoamento da produção. "Entendemos que a ferrovia é operacional e altamente competitiva. Por isso apostamos também no desenvolvimento da Malha Oeste conectando com a Malha Norte", concluiu.

Tratativas

Apesar da concessão, outros trechos de ferrovias em Mato Grosso do Sul, que também possuem o aval da ANTT, seguem no papel. Um dos exemplos são os 231 quilômetros de ferrovia que liga Ribas do Rio Pardo a Inocência, trecho em que a Suzano Celulose foi autorizada a construir em janeiro de 2022, contudo, o projeto segue no papel. À época, a decisão autorizou investimentos de R$ 1,770 bilhão, com direito de a empresa de celulose  explorar o serviço por 99 anos.

Conforme o processo aprovado para interligar o novo trecho de ferrovia à malha da RMN, a Suzano pretende construir um “pátio de espera-despacho com um comprimento útil de 1.800 m, podendo absorver composições de até 80 vagões típicos de celulose.”

Em julho do ano passado, a Eldorado recebeu o aval para a construção de um ramal ferroviário entre a fábrica de celulose, em Três Lagoas, e a Ferronorte, em Aparecida do Taboado.

A autorização foi publicada no Diário Oficial do Estado, e cedeu à Eldorado a licença prévia para a instalação do ramal ferroviário, período em que a empresa se comprometeu a pagar mais de R$ 7,8 milhões em compensações ambientais ao governo do Estado.

O ramal, que está previsto para ter 89 quilômetros e exigir investimentos de R$ 890 milhões, pode enfrentar ajustes no orçamento. O valor estimado de R$ 10 milhões por quilômetro, com base em uma projeção de quatro anos atrás, já está defasado. A empresa chilena Arauco, por exemplo, estima um custo de R$ 17 milhões por quilômetro para um ramal de 47 quilômetros na cidade de Inocência.

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Verticalização

MPE tenta barrar construção de torres no entorno do Parque do Prosa

EStado e município tem prazo de 30 dias para acatarem à recomendação

09/04/2025 10h30

Parque Estadual do Prosa

Parque Estadual do Prosa Divulgação

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Foi recomendado ao Estado de Mato Grosso do Sul e ao Município de Campo Grande, por parte do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), a interrupção das licenças que permitem construções verticais na zona de amortecimento do Parque Estadual do Prosa.

O pedido foi feito pelas 34ª e 26ª Promotorias de Justiça de Campo Grande sob o argumento de que a falta de regulamentação no local pode causar impactos ambientais irreversíveis e comprometer os objetivos da unidade de conservação.

Foi instaurado um Inquerito Civil para investigar a ausência de regulamentação sobre padrões urbanísticos na área ao redor do Parque, como taxa de permeabilidade, densidade demográfica líquida e altura máxima das edificações.

De acordo com o MPMS, essa falta de esclarecimento sobre a regulamentação tem permitido a concessão de licenças sem critérios adequados, colocando em risco o equilíbrio ecológico da unidade de conservação, com possíveis impactos graves e irreversíveis.

Recomendações

A recomendação feita ao Estado de Mato Grosso do Sul, envolve o Governador Eduardo Riedel, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e o Conselho Gestor do Parque.

As entidades tem um prazo de 60 dias para regulamentar a zona de amortecimento, seguindo as diretrizes da Moção nº 01/2025 do Conselho Consultivo. Entre as propostas estão:

  • Limitar a densidade demográfica líquida a 120 habitantes por hectare;
  • Garantir que ao menos 40% dos terrenos sejam permeáveis;
  • Definir altura máxima de 12 metros para edificações;
  • Proibir fachadas com vidro ou espelhadas;
  • Expandir os corredores ecológicos.

Já para a Prefeitura de Campo Grande, as recomendações foram direcionadas à Prefeita Adriane Lopes, à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e à Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb). As ações sugeridas incluem:

  • Suspensão imediata dos processos para emissão de diretrizes urbanísticas e licenças para novos empreendimentos na área;
  • Interrupção da validade das licenças já emitidas até que seja feita a regulamentação estadual.

Também foi orientada uma revisão das licenças concedidas após a regulamentação estadual, com o objetivo de garantir que estejam alinhadas às novas regras.

Riscos

Regulamentadas pela Lei Federal nº 9.985/00, as unidades de conservação como o Parque Estadual do Prosa tem como objetivo preservar ecossistemas de relevância ecológica e permitir atividades de educação ambiental, pesquisa científica e turismo ecológico.

A zona de amortecimento é essencial para reduzir impactos negativos causados por atividades humanas no entorno da área preservada.

Conforme aponta o Plano de Manejo do Parque, a crescente verticalização e valorização imobiliária da região pode comprometer rotas migratórias de aves, piorar a supressão da vegetação nativa e aumentar o risco de atropelamento de animais.

A drenagem pluvial, o equilíbrio dos fundos de vale e a biodiversidade local também são ameaçados. Isso porque a impermeabilização do solo eleva a carga de escoamento e contribui para erosões e assoreamento de cursos d’água.

Todos esses riscos foram pontuados pelo Conselho Consultivo do Parque Estadual do Prosa na Moção nº 01/2025.

Tanto o Governo do Estado quanto a Prefeitura de Campo Grande tem o prazo de 30 dias para informar ao Ministério Público se irão seguir ou não a recomendação do MPMS. Caso se neguem a cumprir, o Ministério Público poderá garantir a adoção das providências indicadas por meio de processos judiciais.

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