Cidades

Reforma no ISMAC

Instituto que atende Cegos em MS será reformado com ajuda e doações de voluntários

Membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias vão realizar a reforma de forma voluntária

Continue lendo...

Com o objetivo de melhorar o atendimento às pessoas cegas e baixa visão de Campo Grande, o prédio do Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos “Florivaldo Vargas” (ISMAC) está passando por uma reforma promovida por voluntários do grupo "Mãos que Ajudam".

O edifício da organização, que está localizado na rua 25 de Dezembro, necessitava de reparos emergentes principalmente no telhado. Graças à ajuda dos membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi possível realizar a compra dos materiais necessários para a reforma.

A obra irá requalificar os telhados e a cobertura dos edifícios 1 e 2, pintura do instituto, instalação de telhado e cobertura, bem como a revisão e manutenção de calhas e rufos.

Mais de 10 mil pessoas atendidas de forma gratuita no ISMAC devem ser beneficiadas com a reforma. O local oferece ensino de braille para crianças e adultos, reabilitação visual, atendimento psicológico, serviço social, orientação em mobilidade, além de várias atividades artísticas e culturais.

Para o diretor-presidente do ISMAC, Marcio Ximenes Ramos, o principal sentimento no momento é a gratidão pela ajuda de tantas pessoas que estão tornando o sonho da reforma em realidade

“Essa reforma é a realização de um sonho. Temos muito que agradecer, pois, agora podemos oferecer uma melhor qualidade no atendimento aos assistidos, familiares e profissionais", ressalta Marcio.

Colaborando com as obras, o presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Daniel Patelli,  fala da importância de ajudar ao próximo. 

“Quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos a mim o fizestes". O ensinamento de Cristo nos ensina que devemos ajudar nossos irmãos, principalmente aqueles que mais necessitam de ajuda", declara Patelli.

 

Assine o Correio do Estado

Investimentos

Investimento de R$ 1,7 milhão fortalece perícias balísticas em MS

O equipamento suíço, o microcomparador balístico, permite aos peritos criminais comparar projéteis e partes de munições disparadas durante a elucidação de crimes

21/11/2024 16h30

Imagem ilustração dos peritos criminais analisando imagens de crimes

Imagem ilustração dos peritos criminais analisando imagens de crimes Imagens/ Secretária de Segurança Pública e Social do Ceará

Continue Lendo...

Buscando modernizar os equipamentos de trabalho dos peritos criminais na análise forense de identificação de suspeitos e das armas utilizadas em crimes, a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul) assinou um contrato de R$ 1.725.000,00 com a empresa IAFIS Systems do Brasil para a aquisição de um microcomparador balístico. O equipamento de última geração tem como objetivo aprimorar a capacidade forense e tecnológica disponível na CGP (Coordenadoria Geral de Perícias).

O microcomparador balístico é utilizado para análises detalhadas de projéteis e munições usadas em crimes. Essencial para as atividades da perícia, o equipamento identifica padrões e marcas individuais deixadas por armas de fogo, permitindo que os peritos façam comparações rápidas e precisas nas cenas de crimes.

Exemplo, o equipamento pode realizar as seguintes análises.  

  • Obter o projétil padrão, expelido da arma suspeita
  • Obter o projétil questionado, encontrado no local do crime
  • Comparar os projéteis questionados entre si para determinar quais vêm da mesma arma
  • Comparar os projéteis padrões para definir as características de cada um
  • Realizar o confronto microbalístico entre o projétil padrão e o questionado 
  • O microcomparador balístico é um equipamento de tecnologia suíça que permite fazer comparações rápidas e precisas.

De acordo com o contrato publicado no Diário Oficial do Estado, a entrega do equipamento deverá ocorrer em até 120 dias úteis após a emissão da nota fiscal. O microcomparador balístico será instalado no laboratório da CGP (Coordenadoria Geral de Perícias), onde será utilizado por peritos e especialistas em balística forense.

O equipamento será financiado com recursos do FESP (Fundo Estadual de Segurança Pública), que tem como objetivo melhorar a estrutura da segurança pública do estado, incluindo a aquisição de equipamentos modernos.

O prazo de vigência do contrato é de 12 meses, abrangendo despesas como impostos, encargos sociais e comerciais. Além disso, o equipamento contará com uma garantia de 24 meses, que inclui a manutenção preventiva e corretiva do microcomparador balístico, assegurando seu funcionamento em condições adequadas.

 

Assine o Correio do Estado.

 

Campo Grande

Com impasse por greve, relatório classifica transporte coletivo como bom ou excelente

Divulgação traz índices como conforto, pontualidade e acessibilidade

21/11/2024 16h25

Passageiros se aglomeram para entrar em ônibus no Terminal Morenão

Passageiros se aglomeram para entrar em ônibus no Terminal Morenão Foto: Gerson Oliveira

Continue Lendo...

Em meio ao impasse por greve no transporte coletivo, a Prefeitura Municipal publicou nesta quinta-feira (21), um relatório de monitoramento dos índices de desempenho do transporte coletivo da Capital.

A publicação cumpre uma das exigências do Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) firmado com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para regulamentar o plano de auditoria técnico-operacional da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e avalia como ótimo ou excelente critérios como conforto, e a qualidade da frota utilizada pelos campo-grandenses.

O relatório traz informações dos meses de agosto, setembro e outubro de 2024, além de uma tabela de referência, onde nenhum índice foi considerado regular ou insuficiente no último trimestre, o que contradiz as reclamações dos populares, que, rotineiramente, se queixam de superlotação, falta de acessibilidade e atrasos.

“As atividades desenvolvidas refletem os esforços contínuos para atender às diretrizes estabelecidas e às necessidades da população, com ênfase em dar publicidade aos resultados, especialmente aos usuários do SMTC (transporte coletivo)”, diz trecho do documento.

Os motoristas do Consórcio Guaicurus programaram uma paralisação nos serviços durante toda a segunda-feira, dia 25 de novembro. Caso a assembleia aprove, há ainda a possibilidade da paralisação se tornar uma greve, e se estender por um período maior.

Em agosto, o relatório classificou - conforto, pontualidade, qualidade e manutenção da frota excelentes -, mesmas características apresentadas em outubro.

Conforme o relatório, o conforto tem como parâmetro o índice de ocupação dos coletivos, a considerar períodos de pico ou não, e seria considerado excelente caso atingisse índice menor do que 0,7, o que ocorreu em agosto (0,33 e 0,26), em outubro (0,34 e 0,26).

Durante os três meses, a pontualidade também se manteve excelente. Segundo o relatório, a considerar os critérios avaliativos, o índice seria atingido caso o relatório indicasse números acima de 95%, o que se confirmou no trimestre.

O levantamento também avaliou regularidade, eficiência, cortesia na prestação de serviços, todos índices que se mantiveram, segundo o relatório, entre excelente ou bom.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).