Cerca de trinta horas distante de começar a tradicional Santa Missa e Procissão de Corpus Christi, as interdições das vias que devem receber a multidão de religiosos na quinta-feira (19) já começaram a ser interditadas em Campo Grande.
Logo no final da manhã na Capital, quem descia pela rua 14 de Julho rumo ao centro de Campo Grande já precisava fazer a conversão à direita na avenida Fernando Corrêa da Costa.
A entrada na rua 14 de julho nesse ponto, na manhã de hoje (18), só se manteve liberada para quem seguia pela outra mão da Fernando Corrêa da Costa e realizava a conversão à direita.
Conforme divulgado pela Arquidiocese de Campo Grande, a tradição de união das mais de 100 comunidades para confecção dos tapetes deve começar por volta de 06h de quinta-feira (19), ao longo da Avenida Afonso Pena a partir da Praça do Rádio.
Daí, o tapete com imagens que remetem ao sagrado deve seguir pela , Rua 13 de Maio e Avenida Fernando Corrêa da Costa, encerrando em frente ao Memorial da Cultura (antigo Fórum).
Já a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Dimas Lara Barbosa, deve começar às 15h na Praça do Rádio Clube, seguida pela procissão em trajeto pelos tapetes confeccionados.
Corpus Christi
Envolvendo aproximadamente quatro mil voluntários na confecção dos tapetes, como abordado pelo Correio do Estado, cerca de 60 mil fiéis são esperados para a celebração de Corpus Christi na Cidade Morena.
Além de influenciar o trânsito local, a celebração afeta o horário de funcionamento de uma série de pontos locais, como casas lotéricas, bancos e shoppings, que nesse último caso determinam seus próprios expedientes, que podem ser conferidos no "abre e fecha de Corpus Christi".
Vale lembrar que, após a santa missa e procissão, o feriado de Corpus Christi em Campo Grande será encerrado com show do artista católico Patricio Rocha, em momento de louvor, oração e alegria dos fiéis.
Também, a data festiva traz um descanso maior para funcionários de órgãos públicos, que devem emendar o descanso do feriado do dia 19 com pontos facultativos na sexta-feira e "molho" que se estende pelo final de semana, de quatro dias totais.
Jubileu 2025
Conforme as tradições cristãs, considerado que Jesus tenha nascido no ano um de nossa era, esse “jubileu” ou grande alegria aconteciam em datas espaçadas, sendo inicialmente a 200 anos, que foi encurtado para 100; 50 e, nos últimos tempos, a cada 25 anos.
Durante coletiva na Cúria Metropolitana de Campo Grande, em dezembro de 2024, Dom Dimas esclareceu que neste ano completa-se 2025 anos do nascimento de Jesus, quando será celebrado o jubileu da encarnação e comemoração de 1.700 anos do Concílio de Niceia.
Segundo o Arcebispo, esse dito concílio acontecido em 325 depois de Cristo, o primeiro da igreja católica, cunha uma expressão que, até hoje, a gente reza quando professa o credo mais domo da igreja, quando se diz que: "Ele é Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial, por ele todas as coisas foram feitas”.
Ainda a pedido do Papa Francisco à época, foi pedido às igrejas católicas que colocassem cruzes históricas em peregrinação durante esse Jubileu extraordinário.
"Nós temos uma na paróquia São José, que estava no altar e foi usada quando o Papa João Paulo II veio a Campo Grande. Ela sairá da Paróquia São José e será carregada pelos fiéis até a igreja catedral, lembrando o sinal da nossa redenção", explicou o Assessor Eclesiástico dos Servidores do Santo Altar, dos populares coroinhas, o Padre Gabriel da Silva na ocasião.
Além dessa, ele cita que uma segunda cruz quase centenária, que está no santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e chegou em 1940 em Campo Grande, também será uma cruz peregrina.
Sendo as peregrinações a lugares santos uma das principais características de um jubileu, durante todo o decorrer de 2025 a igreja católica estará concentrada na realização de atividades, peregrinos de todo o mundo podem procurar as chamadas "igrejas jubilares" para obter as chamadas indulgências plenárias.
Aqui cabe esclarecer que a indulgência é a remissão em Deus, das penas que permanecem mesmo após o perdão dos pecados em confissão, que pode ser parcial ou plenária, dependendo da liberação total ou de apenas parte da pena devida.
Nesta quinta-feira (19), a solenidade prevista contará com a concessão da bênção apostólica ao final da missa, momento raro na Igreja Católica e que garante aos fiéis a indulgência plenária.
A busca pela indulgência plenária pode ser feita tanto em grupo quanto sozinho e, para receber, é preciso a realização de uma "obra indulgenciada", ou perdoada, que atenda as três condições seguintes, além de rejeitar qualquer apego ao pecado:
- Confissão
- Comunhão
- Oração pelo Papa
Abaixo você confere a relação das chamadas "paróquias peregrinas" que terão datas e programações especiais durante o jubileu de 2025.
- Catedral N.Sra. Da Abadia e Santo Antônio de Pádua;
- Santuário N.Sra.Aparecida (Bandeirantes)
- Santuário Nossa Senhora da Abadia
- Santuário Estadual N.Sra.do Perpétuo Socorro
- Santuário São Judas Tadeu
- Santuário Santo Antônio de Pádua (Terenos)
- Santuário da Adoração Perpétua
**(Colaboraram Alicia Miyashiro e Glaucea Vaccari)
Ministério Público de MS recolheu malotes com documentos de empresas alvo da operação durante a manhã de sexta-feira na Capital - Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado


