Cidades

CASO NAME

Jamil Name ameaçou advogado de morte durante jantar com várias pessoas

Afirmação é da delegada Daniela Kades, primeira testemunha ouvida durante o júri de Jamil Name Filho e outros dois réus

Continue lendo...

A delegada Daniela Kades, integrante da força-tarefa da polícia civil que prendeu Jamil Name Filho, é a primeira testemunha ouvida no tribunal do júri na manhã desta terça-feira. Ele confirmou mais uma vez que a fazenda Figueira, de 19,1 mil hectares, foi o pivô do atentado mal sucedido que resultou na morte do estudante de Direito Matheus Xavier, de 20 anos, em abril de 2019.

Ela revelou, inclusive, que durante as negociações sobre a posse da fazenda, Jamil Name Filho chegou a jurar de morte o advogado Antônio Augusto de Souza Coelho, que teria se apossado de parte destas terras, hoje avaliadas em R$ 700 milhões 

As ameaças de morte foram feitas em público em meio a jantar, do qual participara inclusive um desembargador. O assassinato só não ocorreu, segundo o depoimento da delegada, porque o advogado  ficou escondido atrás de uma pilastra e depois levado embora de Campo Grande às pressas. 

O advogado, especialista em transações imobiliárias, é de São Paulo e, segundo a investigação, tem relação próxima com ministros do STJ e do STF, o que teria sido fundamental para que as autoridades locais levassem adiante as investigações sobre a morte de Matheus Xavier. 

Jamil Name, o autor das ameaças, morreu vítima de covid em Mossoró, aos 83 anos, em junho de 2021.

A delegada deu detalhes também sobre o hacker Eurico, que foi fundamental para que a polícia descobrisse provas contra a milícia. A pedido dos supostos assassinos, esse hacker monitorava em tempo integral o telefone do ex-capitão da PM Paulo Xavier, pai de Matheus.

A perícia dos celulares tanto do hacker quanto do pai de Matheus, segundo a delegada, confirmaram que esse monitoramento efetivamente aconteceu dias antes do atentado. 

Ela relatou, ainda, que dias antes do crime, José Moreira Freires, o Zezinho, que seria o autor dos disparos fatais, teria passado pelo menos vezes na frente da casa de Matheus. A descoberta de que ele vigiou a casa ocorreu porque Zezinho estava com tornozeleira, cuja movimentação ficou toda registrada. Depois da morte de Matheus, ele rompeu a tornozeleira e fugiu, sendo morto em dezembro de 2010. 

Apesar das prisões e da descoberta de um arsenal com 22 armas, entre fuzis, pistolas, revólveres e escopetas, o fuzil utilizado para matar Matheus, a arma do crime nunca foi localizado. Segundo a delegada, cinco dias depois do crime esse fuzil teria sido vendido por um comprador paraguaio. Esse negociação teria sido feita pelo ex-policial Vladenilson.

Jamil Name Filho, o policial civil aposentado Vladenilson Daniel Olmedo e Marcelo Rios começaram a ser julgados nesta segunda-feira e a previsão é de que o julgamento se estenda por quatro ou cinco dias. 

A defesa do policial aposentado Vladenilson fez uma série de questionamentos à delegada para tentar evidenciar que ele não teria relação com o assassinato, já que as provas contra ele são poucas. A delegada, porém, afirma que a falta de provas ocorre porque ele e outros policiais trocavam de chip até 13 vezes por dia, o que dificultou a juntada de provas. 

Cidades

Filhotes de onça são avistados em estrada de MS; veja vídeo

Os dois filhotes não se intimidaram com a presença do veículo e chegaram a se aproximar

15/11/2024 16h00

Crédito: Panorama do MS

Continue Lendo...

Dois homens tiveram que interromper o percurso ao avistarem filhotes de onça-pintada na MS-489, em Naviraí (MS).

O encontro com o maior felino das Américas foi registrado na estrada entre o município e o distrito do Porto Caiuá, nas proximidades da Fazenda Branca.

Enquanto faziam a filmagem, mesmo com o motor do carro ligado, as oncinhas não se intimidaram e se aproximaram lentamente do veículo; posteriormente, terminaram deitando-se na estrada.

Em dado momento, um deles sugere: “Vamos desligar o carro para ver?” e parte a desconfiança: “E se não pegar?” — referindo-se à possibilidade de o veículo não voltar a funcionar.

Eles também brincam sobre descer para ver os filhotes, ao que um deles chega a afirmar: “Elas vão correr”.

É importante ressaltar que, apesar de serem filhotes, os animais são selvagens, e o mais prudente é manter distância, não sair do veículo e evitar movimentos bruscos.

O site Panorama MS relatou que, com base em informações de moradores da região, a filmagem ocorreu em Mato Grosso do Sul. Os autores do vídeo foram encontrados e confirmaram que o encontro realmente aconteceu.

“É notícia verdadeira. Uma maravilha para a fauna naviraiense e resultado de ações de preservação ambiental”, disse um deles.

 

 

 

Assine o Correio do Estado

Educação Superior

IFMS abre vagas para mestrado gratuito em Campo Grande

São vagas para a área de Educação Profissional e Tecnológica. Confira dicas para fazer a inscrição no processo seletivo

15/11/2024 15h45

Divulgação/IFMS

Continue Lendo...

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para a seleção no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

São 16 vagas, e o curso será oferecido em Campo Grande. Cabe ressaltar que o processo seguirá o previsto em lei com relação aos estudantes cotistas.

Para participar, basta ter um diploma de nível superior em curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Após realizar a inscrição, o interessado fará um exame que será aplicado no dia 23 de fevereiro de 2025.

 

Saiba como se inscrever

A inscrição pode ser feita até 20 de dezembro por meio do sistema da instituição (https://profept.selecao.net.br/informacoes/11). A taxa é de R$ 160.

Quem pode solicitar isenção?

  • Candidatos inscritos no Cadastro Único
  • Membros de famílias de baixa renda

O prazo para solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição vai até o dia 18 de novembro. O procedimento deve ser consultado no edital da seleção.

Processo de seleção

Os candidatos realizarão uma prova com 50 questões de múltipla escolha, que abordarão os seguintes temas:

  • Bases conceituais e históricas da Educação Profissional e Tecnológica
  • Metodologias de pesquisa
  • Teorias e práticas de ensino e aprendizagem

Ao participar da prova, o candidato deve escolher uma das linhas de pesquisa do programa:

  • Linha 1: Práticas educativas em Educação Profissional e Tecnológica
  • Linha 2: Organização e memórias de espaços pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica

As referências bibliográficas para preparação podem ser conferidas clicando aqui.

Aulas

As aulas do ProfEPT no instituto serão realizadas no Campus Campo Grande, toda segunda-feira, nos períodos matutino e vespertino.

Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito pelo e-mail do IFMS: [email protected]. Mais informações estão disponíveis na página do curso por meio do link: (https://www.ifms.edu.br/campi/campus-campo-grande/cursos/pos-graduacao/mestrado-em-educacao-profissional-e-tecnologica).

Cronograma

  • Processo de inscrição: até 20 de dezembro
  • Pedido de isenção da taxa: até 18 de novembro
  • Aplicação do exame: 23 de fevereiro de 2025
  • Divulgação do resultado: 18 de março
  • Início do ano letivo: previsão para 4 de março

Confira o Edital
 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).