Cidades

ISRAEL VS

"Líbano é um palco da guerra dos outros", diz cônsul que vive em MS

Eid Toufic Anbar, que chegou em Campo Grande em 1975, falou sobre a escalada do conflito no Oriente Médio

Continue lendo...

O conflito no Oriente Médio entre Israel, Hamas e Hezbollah tem atingido também pessoas que não tem ligação com os grupos considerados extremistas. Após atacar Gaza, Israel tem bombardeado o Líbano, onde haveria alguns membros desses grupos. Para o cônsul honorário do Líbano em Mato Grosso do Sul, Eid Toufic Anbar, essa guerra não tem ligação com seu país natal.

“Lá tem esse partido, que é o Hezbollah, que está lá no sul do Líbano através do Irã, financiado pelo Irã. O povo libanês e o governo libanês não tem nada a ver com essa história, simplesmente o Líbano é um palco da guerra dos outros. Tanto é que várias vezes Israel falou que não quer atacar o Líbano, ele quer atacar Hezbollah que está infiltrado lá”, declarou Anbar.

Ontem, o Irã assumiu autoria de mísseis disparados contra Tel-Aviv, em Israel. Segundo o governo daquele país, a ação seria uma retaliar após os ataques que mataram os principais líderes de seus aliados do Hezbollah no Líbano.

O disparo de mísseis de ontem ocorreu depois que tropas israelenses lançaram ataques terrestres no Líbano, na maior escalada da guerra regional desde o início dos combates em Gaza, há um ano.

Na sexta-feira o chefe do Hezbollah, Hassan Nasrallah, líder mais poderoso do Eixo de Resistência de Teerã contra os interesses de Israel e dos EUA no Oriente Médio, foi morto por Israel.

Isso ocorreu após duas semanas de intensos ataques aéreos que eliminaram vários comandantes do Hezbollah, mas também mataram cerca de 1.000 civis e forçaram um milhão de pessoas a deixar suas casas, de acordo com o governo libanês.

Apenas entre o domingo e a segunda-feira, pelo menos 95 pessoas foram mortas e 172 ficaram feridas em ataques israelenses nas regiões do sul do Líbano, no leste do Vale de Bekaa e em Beirute, segundo o Ministério da Saúde libanês.

“O Irã quer enfrentar Israel, então ele infiltrou esse partido lá no Líbano e, financiados pelo Irã, através da Síria. O Líbano é vítima desses ataques, o povo libanês é vítima”, declarou o cônsul honorário ao Correio do Estado.

IMIGRAÇÃO

De acordo com Anbar, que chegou ao Estado em 1975, não há um levantamento de quantos familiares de sul-mato-grossenses vivem na região e nem quantos libaneses e descendentes vivem em Mato Grosso do Sul. 

No Brasil, estimam-se que existam 12 milhões de libaneses e descendentes, é o país que concentra o maior número de imigrantes desse país no mundo.
Ontem, o governo brasileiro inclusive manifestou “grave preocupação” com as operações militares terrestres das Forças Armadas de Israel em território do Líbano.

Em nota, o Palácio Itamaraty citou a violação ao direito internacional, à Carta da Organização das Nações Unidas (ONU) e a resoluções do Conselho de Segurança da entidade.

Os ataques israelenses contra alvos no Líbano fazem parte de um conflito que se estende desde os territórios palestinos de Gaza e da Cisjordânia ocupada por grupos apoiados pelo Irã no Iêmen e no Iraque. 

A escalada aumentou os temores de que os Estados Unidos sejam arrastados para o conflito. Por causa da grande concentração de imigrantes, a União anunciou que um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) vai decolar da Base Aérea do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, rumo ao Líbano, hoje, para repatriar um primeiro grupo de brasileiros presos no país em decorrência da escalada de violência do governo de Israel no país.

Batizada de Operação Raízes do Cedro, a FAB utilizará uma aeronave KC-30, com a previsão inicial de repatriar 220 brasileiros que estão em solo libanês, a partir do aeroporto de Beirute.

CONFLITO

A guerra na região se intensidicou no ano passado, quando 2,7 mil pessoas ficaram feridas na mais letal incursão ao território israelense da história feita pelo Hamas.

Em retaliação, Israel bombardeou a cidade de Gaza e realizou incursões terrestres no território, sob a alegação de que buscava eliminar células do Hamas em toda a região.

“A organização internacional não tem conseguindo fazer nada, nenhum veto, infelizmente. Há uma realidade de ocupação de mais de 76 anos na região, com genocídio e limpeza étnica. Agora isso está acontecendo no Líbano. Muita violência por parte de Israel contra o povo palestino. Um massacre, com assassinatos e limpeza étnica é o que estamos presenciando e sofrendo”, afirmou Munther Safa, presidente da Sociedade Árabe Palestina Brasileira de Corumbá.

Por ser parceira do Hamas, o Hezbollah, que é financiado pelo Irã, também entrou na mira de Israel, que resultou na morte de Hassan Nasrallah, na semana passada. 

EUA

Em entrevista ao Correio do Estado, o Cônsul-Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Richard Glenn, disse que a paz na região depende dos dois lados, não só de Israel e que ele não se arrisca a dizer até quando a guerra pode durar (Colaborou Rodolfo César)

Saiba

Uma comissão de investigação da ONU afirmou, em junho deste ano, que Israel é responsável por crimes contra a humanidade em Gaza, em particular de “extermínio”, e também acusou as autoridades israelenses e os grupos armados palestinos de cometerem crimes de guerra desde 7 de outubro.

Assine o Correio do Estado

Influenza

Mesmo com hospitais lotados, procura pela vacina é baixa em Campo Grande

Prefeitura monta força-tarefa para desafogar atendimentos nas UPAS

02/04/2025 14h00

Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

Na tentativa de frear o número de internações, evitar o colapso na saúde municipal, e elevar a cobertura vacinal contra a Influenza, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (2), a 1ª reunião do Centro de Operações de Emergências de Saúde Pública (COE).

O debate abordou os temas de aumento dos Casos de Vírus Respiratórios, tanto em crianças quanto em adultos, reflexo da sobrecarga enfrentada pelas unidades de urgência e emergência no município. 

A reunião contou com a presença da prefeita Adriane Lopes, a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, além de autoridades da área da saúde de Campo Grande, representantes do Conselho Municipal de Saúde, Ministério Público e Defensoria Estadual, e alertou para a importância da cobertura vacinal contra a Influenza, na capital, atualmente em 6%.

Iniciada no último dia 27, com a distribuição de 25.300 doses para as 74 unidades de saúde do município, a administração municipal imunizou apenas 18.122 pessoas até o momento. 

“Quero dizer a todos que estamos vendo a importância de se vacinar as crianças e os idosos neste primeiro momento para diminuir o número da incidência de vírus e das doenças respiratórias na capital.”, destacou a prefeita Adriane Lopes.  

Com 562 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) em 2025, a secretaria municipal de saúde alerta que, apesar da queda de 44% em relação ao número de casos registrados em relação ao ano passado, a “virulência” dos casos deste ano é representativamente maior.

“O ano passado nós vimos um aumento na gravidade, principalmente sobre a Influenza A. Esperamos que isso não ocorra, mas se ocorrer, crianças podem apresentar uma gravidade maior”, destacou a secretária. 

Outro ponto abordado pela prefeitura foi a ampliação de profissionais dentro das unidades de saúde, que atualmente contam com 36  equipes volantes, formadas especificamente para desafogar a superlotação das unidades de saúde, que apesar de atenderem em média 3,6 mil pessoas, já assistiram 5 mil por dia. 

Leitos

O déficit de leitos na capital também é outro ponto crítico da administração. Neste momento, são 1,3 mil leitos ocupados, e a fila de espera por um ponto de internação é de 213 pessoas, sendo 195 adultos e 18 crianças, entre pacientes da capital e do interior do Estado. 

“Nós temos déficit de leitos, nós estamos numa emergência de vírus respiratórios que causa as doenças respiratórias e continuamos com o problema. Hoje nós temos aproximadamente 1.300 leitos, eles estão todos ocupados, aí vem aquela história das filas das cirurgias eletivas, além de nossa capital também registra muitos acidentes”, disse a titular da Sesau, que afirmou que, neste momento, 80% da superlotação das Unidades de Pronto Atendimento são casos que poderiam ser resolvidos via Pronto-Socorro. 

Proteção 

A prefeita frisou que outro ponto em debate é a criação de uma espécie de ronda nas UPAS, sobretudo para garantir a segurança dos pacientes. “Assim como criamos a ronda escolar, estamos em fase de licitação para que o médico possa acionar através de seu celular, um  aplicativo que permita a Guarda Municipal chegar na unidade de saúde em torno de dois, três minutos.  O município contratou 56 médicos na última semana, todos devem assumir postos de trabalho já nos próximos dias.

Assine o Correio do Estado 

OPORTUNIDADE

Bioparque abre processo seletivo com 23 vagas e salários de mais de R$ 5 mil

As vagas são para quem possui ensino médio, técnico e superior

02/04/2025 13h20

Bioparque Pantanal, maior aquário de água doce do mundo, localizado nos altos da Avenida Afonso Pena

Bioparque Pantanal, maior aquário de água doce do mundo, localizado nos altos da Avenida Afonso Pena FOTO: GERSON OLIVEIRA

Continue Lendo...

Nesta quarta-feira (02), foi publicado no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul, o processo seletivo simplificado de contratação temporária para o Bioparque Pantanal.

Foram divulgadas 23 vagas no total, sendo 15 para atendente de visitante/ condutor, seis vagas para gestor de atividades ambientais e duas vagas para técnico de atividades ambientais.

Para o cargo de atendente de visitante/condutor, requisito básico é de nível superior completo em Turismo ou Biologia. Para essa função, cinco vagas são para pessoas bilíngues. Neste caso, além da formação, é necessário ter fluência em uma segunda língua, espanhol ou inglês. O salário é de R$ 5 mil para a primeira oportunidade e R$ 5.500,00 para vaga bilíngue.

Já para o cargo de gestor de atividades ambientais, é necessário ter formação em Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Zootecnia ou Engenharia de Aquicultura, com inscrição no registro no respectivo conselho de classe. O salário é de R$ 5 mil.

Por último, o edital prevê duas vagas para técnico de atividades ambientaiss com salário de R$ 3.232,82. O requisito para o cargo é ensino médio e curso de auxiliar de veterinária ou técnico profissionalizante de técnico em agropecuária, meio ambiente ou técnico agrícola.

Todas a vagas têm jornada de 40 horas semanais. Os interessados devem acessar o site do E-CONCURSO MS, através do endereço www.econcursoms.ms.gov.br, e acessar a área do candidato.

ANIVERSÁRIO

Na semana passada, dia 28 de março, o Bioparque Pantanal, maior aquário de água doce do mundo, comemorou três anos de inauguração.

O complexo foi inaugurado em 28 de março de 2022 e aberto o público em 2 de maio de 2022, após 11 anos em obras.

De acordo com dados divulgados pela assessoria de comunicação, em três anos, o complexo abrigou 458 espécies, sendo 80 reproduzidas no local, entre elas, algumas ameaçadas de extinção e outras que não podem mais ser reinseridas na natureza.

Em 13 de dezembro de 2024, o local celebrou a marca de um milhão de visitantes. Até a data citada, o local havia recebido turistas de mais de 3,5 mil municípios, 27 estados brasileiros e 120 países.

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).