Cidades

COCAÍNA É A PRINCIPAL

Mais de 13% dos motoristas profissionais de MS fazem uso de drogas

Pesquisa aponta que porcentual diminuiu após obrigação de exame toxicológico

Continue lendo...

Operação realizada Ministério Público do Trabalho no Estado (MPT/MS) e Tribunal Regional do Trabalho (TRT) na Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Ceasa-MS) e em posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-163, constatou que 13,9% dos motoristas fazem uso de algum tipo de droga durante a jornada de trabalho. Ação foi realizada em abril e resultado foi divulgado hoje.

Conforme o MPT, o número representa uma queda de 60% em relação a mesma operação e pesquisa realizada em 2015, quando ainda não havia a obrigatoriedade do exame toxicológico para habilitação ou renovação da carteira nacional de habilitação (CNH), e o porcentual de condutores positivos para drogas foi de 34%. Também houve grande queda no índice dos profissionais que transportam carga perecível, passando de 56% que usavam algum tipo de droga em 2015 para 22% em 2019.

Neste ano, foram duas ações para coleta de amostras de cabelo ou pelo para verificar se os motoristas estão utilizando algum tipo de droga durante o trabalho, após a vigência da Lei nº 13.103/15.

A principal droga utilizada pelos motoristas profissionais, tanto na pesquisa de 2015 quanto na deste ano, é a cocaína.

Segundo o procurador do Trabalho Paulo Douglas Almeida de Moraes, isso demonstra que os trabalhadores fazem uso de substâncias psicoativas para resistir a longas e exaustivas jornadas, o que coloca em risco a vida do condutor e demais usuários das rodovias.

Do total de motoristas que o resultado foi positivo, os testes de queratina demonstraram que os que mais fazem uso de drogas são os que trabalharam mais de 16 horas por dia, com 45,5% dos profissionais. Na faixa anterior, com trabalho entre 13 e 16 horas, índice é de 13%.

EXAME TOXICOLÓGICO

O exame toxicológico foi instituído pela Lei nº 13.103/15, que prevê a obrigatoriedade do teste para habilitação e renovação das categorias C, D ou E, bem como nos casos de admissão e por ocasião do desligamento de motorista profissional.

No exame toxicológico, a amostra preferencialmente usada é o cabelo. Ela permite um período de detecção mínimo de 90 dias para substâncias psicoativas que causam dependência ou comprometam a capacidade de direção. Porém, em motoristas carecas ou que têm cabelo com menos de 3 cm de comprimento, a amostra de pelo de qualquer região do corpo é utilizada para análise.

Pelas normas atuais, os condutores com Carteira Nacional de Habilitação nas categorias C, D ou E, como caminhoneiros, motoristas de van e ônibus, devem fazer o exame no prazo de 2 anos e 6 meses. Já os motoristas idosos desse grupo são obrigados a passar pelo teste a cada 1 ano e 6 meses.

ACIDENTE FATAL

Motociclista que sofreu grave acidente na Bandeirantes morre na Santa Casa

Suboficial da Marinha, Marcos Antônio Francisco Leal, de 57 anos, pilotava uma motocicleta BMW em alta velocidade

07/11/2024 08h05

Motociclista que pilotava BMW na Bandeirantes morreu no hospital

Motociclista que pilotava BMW na Bandeirantes morreu no hospital Marcelo Victor

Continue Lendo...

Marcos Antônio Francisco Leal, de 57 anos, morreu na tarde desta quarta-feira (6), no Hospital Santa Casa de Campo Grande, após sofrer um grave acidente de moto na avenida Bandeirantes. Ele era suboficial aposentado da Marinha do Brasil.

Conforme noticiado pelo Correio do Estado, Fiat Toro e Hyunday Tucson estavam paradas no semáforo, quando o piloto da moto, Marcos Antônio, desatento e em alta velocidade, bateu na traseira da Toro, que com a batida, acertou a traseira da Tucson.

Com o impacto, o capacete desprendeu da cabeça, o motociclista “voou” e caiu inconsciente no asfalto. Ele pilotava uma motocicleta BMW.

É possível ver, por meio de imagens de câmera de segurança, que a vítima sequer chegou a tentar frear, o que indica que estava totalmente distraído. Veja o vídeo da colisão do fim da matéria.

Segundo a Polícia Militar, ele sofreu grave lesão na região da virilha e teve forte hemorragia.

Foi socorrido por policiais militares, bombeiros militares e médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e foi encaminhado em estado gravíssimo para a Santa Casa.

Mas, não resistiu aos ferimentos e morreu às 16h19min desta quarta-feira (6), de acordo com a assessoria de imprensa da Santa Casa. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Campo Grande.

Veja o vídeo:

 

Dados da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) apontam que 23 motociclistas morreram em acidentes de trânsito no primeiro semestre de 2024 em Campo Grande

O levantamento mostra ainda que os motociclistas são as principais vítimas, representando 69,6%.

O número de 2024 é pouco maior do que o registrado no primeiro semestre do ano passado, quando 21 motociclistas haviam morrido no trânsito de Campo Grande.

Previsão do tempo

Confira a previsão do tempo para hoje (7) em Campo Grande e demais regiões de Mato Grosso do Sul

Com aproximação de frente fria, temperatura tem leve queda no estado

07/11/2024 04h30

Frente fria abaixa temperaturas e chuvas seguem no estado

Frente fria abaixa temperaturas e chuvas seguem no estado Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Nesta quinta-feira (5), o avanço de uma frente fria reforça as instabilidades atmosféricas no estado. Há probabilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada, e localmente, podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Aliado a atuação da frente fria, o deslocamento de cavados e atuação de áreas de baixa pressão atmosférica irão favorecer a formação de instabilidades no estado de Mato Grosso do Sul. São esperados acumulados significativos de chuva que podem ficar acima de 40 mm/24h.

Os ventos atuam entre o quadrante oeste e sul com valores entre 30 km/h e 50 km/h. Pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.

Confira abaixo a previsão do tempo para cada região do estado: 

  • Para Campo Grande, estão previstas temperatura mínima de 22°C e máxima de 26°C. Chove.
  • A região do Pantanal deve registrar temperaturas entre 23°C e 30°C. Pode chover.
  • Em Porto Murtinho é esperada a mínima de 24°C e a máxima de 30°C. Há previsão de chuva.
  • O Norte do estado deve registrar temperatura mínima de 22°C e máxima de 29°C. Irá chover.
  • As cidades da região do Bolsão, no leste do estado, terão temperaturas entre 22°C e 28°C. Há probabilidade de chuva.
  • Anaurilândia terá mínima de 22°C e máxima de 29°C. Chove.
  • A região da Grande Dourados deve registrar mínima de 22°C e máxima de 29°C. Tem previsão de chuva.
  • Estão previstas para Ponta Porã temperaturas entre 21°C e 27°C. Irá chover.
  • Já a região de Iguatemi terá temperatura mínima de 22°C e máxima de 29°C. Pode chover.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).