Cidades

SOLUÇÃO

Mesmo com horário estendido, postos ficam vazios e UPAs lotadas

Nove meses após ser implantado, funcionamento até as 19h em unidades de saúde ainda não surtiu o efeito esperado

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O projeto de horário estendido nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) de Campo Grande, implantado há nove meses, ainda não surtiu o efeito esperado.

Em janeiro, quando o programa foi lançado pela prefeitura, a meta era levar atendimento até mais tarde para todas as unidades até o fim do 1° semestre, mas até agora 42 das 68 funcionam no horário estendido.

O Correio do Estado visitou três UBSs que deveriam estar atendendo das 7h às 19h. A UBS 26 de Agosto, no centro da Capital, que deveria atender até as 19h, reduziu o expediente e encerra o atendimento às 17h – horário de antes do programa. Segundo os funcionários da unidade, a medida foi tomada há dois meses.

Na UBS Estrela do Sul, o atendimento vai até as 18h30min. Como os médicos atendem até as 18h, os servidores fecham a unidade de 20 a 30 minutos antes pela falta de segurança, apesar de haver um posto da Guarda Civil Municipal a poucos metros do local.

Membro do conselho gestor da unidade, que faz parte do Conselho Municipal de Saúde (CMS), a aposentada Sandra Mara Santana relatou que a falta de medicamentos, materiais básicos e de médicos especialistas também prejudica o atendimento no local. “Nós já pedimos também a melhoria da calçada para os cadeirantes, sem contar que faltam banheiros adaptados. Por dia, até seis deficientes vêm aqui”, contou.

A reportagem presenciou a dificuldade de um paciente em cadeira de rodas – e do acompanhante – para entrar na UBS. Além da descida íngreme, há uma grade no sistema de drenagem de águas pluviais que dificulta a passagem, já que as rodas ficam presas, atrapalhando a locomoção.

Segundo a conselheira local, aproximadamente 30 mil pessoas são atendidas na região. “Fico triste porque a Rua 14 de Julho é bonita, mas aqui a situação é crítica”, disse Sandra, comparando o Projeto Reviva Campo Grande com a situação da unidade de saúde. Os moradores já pedirampara a prefeitura melhorias na área do posto, como iluminação e mais segurança, mas até agora nada foi feito.

A aposentada criticou a classificação de risco, que determina quando o paciente será atendido. “Isso é uma barbaridade, porque uma pessoa que está com dor de cabeça, por exemplo, quer atendimento na hora, e não consulta para daqui 30, 40 dias”, explicou. O protocolo é definido pelo Ministério da Saúde e de caráter obrigatório.

Quando faltam materiais, a conselheira recorre aos guardas municipais e aos moradores da região. “Alguns exames, como de sangue, não são feitos aqui, então tem de ir para o [posto de saúde] Coronel Antonino. O que a gente faz? Pedimos carona”, relatou. “A nossa realidade nos bairros é muito triste”, finalizou Sandra.

LOTADO

Já na UBS Coronel Antonino, próximo dali e ao lado da UPA de mesmo nome, a reportagem encontrou a unidade praticamente deserta. Funcionários informaram que poucas pessoas procuram atendimento no local.

Por outro lado, a situação na UPA Coronel Antonino é completamente diferente. Com a sala de espera lotada, os pacientes precisam ter paciência até conseguirem ser atendidos.

A professora Maristela Sanches, 53 anos, diz que prefere atravessar a cidade para receber atendimento mais rápido. “Gosto muito do atendimento daqui (UPA Coronel Antonino). Geralmente de manhã é demorado, mas à noite é mais rápido. Já cheguei a esperar nove horas, mas também já fui atendida rápido”, contou.

Apesar de morar na Vila Nasser, que tem uma UBSF com horário estendido, a professora prefere ir à UPA por acreditar que a UBSF é mais lenta para atender. “Eles não atendem a gente se não estivermos muito mal. Como eu trabalho na escola da região, já ouvi que ali nada se resolve. Então, por isso venho aqui”, disse.

EXPLICAÇÃO

O titular da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), José Mauro de Castro Filho, garantiu que, apesar dos problemas que a reportagem constatou, o atendimento diminuiu 20% nas UPAs e nos Centros Regionais de Saúde (CRSs). “Estamos focando em reestruturar essas unidades e habilitá-las para o [programa do governo federal] Saúde na Hora”, explicou.
Mas ainda não há comprovação de que a queda nos atendimentos tenha ligação direta com o horário estendido nas unidades básicas. “[A redução dos atendimentos] pode ter sido por causa do fim da dengue”, disse.

Sobre a situação da UBS 26 de Agosto, que reduziu o expediente, Castro Filho disse que foram necessários ajustes. “Quando se estabelece qualquer programa, precisamos ver as necessidades. Por exemplo, não se pode fazer a triagem de um paciente às sete da noite e fechar a unidade”, justificou.

Já sobre a insegurança, o secretário disse que a questão está sendo avaliada com a pasta de Segurança e Defesa Social. “Estamos discutindo com o secretário Valério [Azambuja], mas não há efetivo para todas as instituições públicas da cidade. Temos rondas, temos videomonitoramento, e dessa forma está sendo feito”, relatou.

Quanto aos horários dos médicos, Castro Filho garantiu que a situação está sendo trabalhada a partir da implantação do ponto eletrônico. “Já existe determinação judicial e estamos aguardando os investimentos para isso. Mas não existe essa questão de sair mais cedo ou mais tarde, vai sair na hora que foi pactuada”, finalizou.

Para a coordenadora do CMS, Maria Auxiliadora Fortunato, falta divulgação do programa de horário estendido. “Falta interlocução, falta divulgação. Por isso não estão conseguindo pôr em prática, já que não tem usuário”, explicou.

O atendimento nas unidades básicas é primordial, já que permite à equipe conhecer e diagnosticar melhor o paciente, o que não acontece nas UPAs e nos CRSs em decorrência do volume de atendimento. “Um problema de saúde não será investigado na UPA. Mesmo que o paciente queira ser atendido com rapidez, precisa de referência. A classificação de risco da UBS é a mesma da UPA”, relatou Fortunato.

Veja

Com recesso de fim de ano, Detran-MS adota escala diferente de atendimento

Funcionamento ocorre normalmente nos dias 22 e 23 de dezembro e também em 29 e 30 de dezembro

21/12/2025 09h00

Foto: Gerson Oliveira/Correio do Estado

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O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) manterá o atendimento presencial nas agências de todo o Estado somente entre as segundas e terças que antecedem o Natal e o Ano-Novo.

Conforme a escala especial de fim de ano, o funcionamento ocorre normalmente nos dias 22 e 23 de dezembro e também em 29 e 30 de dezembro, no horário regular das unidades: das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30, com exceção das agências instaladas em shoppings, que seguem horários diferenciados.

De acordo com o Decreto “E” nº 2, de 16 de janeiro de 2025, não haverá expediente nas repartições públicas estaduais nos dias 24 (quarta-feira), 25 (quinta-feira) e 26 de dezembro (sexta-feira), em razão do feriado de Natal e de pontos facultativos. Também não haverá atendimento presencial no dia 31 de dezembro (quarta-feira).

Já o Decreto “E” nº 46, de 24 de novembro de 2025, que estabelece os feriados e pontos facultativos de 2026, define o dia 1º de janeiro (quinta-feira) como feriado nacional e o dia 2 de janeiro de 2026 (sexta-feira) como ponto facultativo.

Durante os dias sem expediente presencial, o Detran-MS seguirá oferecendo serviços digitais à população. Será possível realizar consultas e emitir guias por meio do Portal de Serviços Meu Detran, do aplicativo Meu Detran MS e da atendente virtual Glória, disponível via WhatsApp pelo número (67) 3368-5000.

O órgão alerta ainda para o funcionamento do sistema bancário no período. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no Natal de 2025 os bancos não abrem no dia 25 de dezembro e, no dia 24, funcionam em horário reduzido, até as 11h. No fim de ano, as instituições financeiras não terão expediente no dia 31 de dezembro e no dia 1º de janeiro, retomando o atendimento normal nos dias úteis entre os feriados.

A orientação do Detran-MS é que os usuários se programem com antecedência para pagamentos e cumprimento de prazos, evitando transtornos durante o período de recesso.

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"Mais louco do Brasil" recebe ultimato para combater megaerosão

Justiça impôs multa diária de R$ 100 mil caso o prefeito de Ivinhema e a Agesul não tomarem providências para combater erosão

20/12/2025 19h30

Água de dois bairros sem drenagem provou erosão de 3,8 quilômetros na margem de rodovia na saída de Ivinhema para Angélica

Água de dois bairros sem drenagem provou erosão de 3,8 quilômetros na margem de rodovia na saída de Ivinhema para Angélica Ivinotícias

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Apesar de uma gigantesca erosão estar ameaçando destruir uma rodovia estadual, a MS-141, que está sob a responsabilidade do Governo do Estado, o prefeito Juliano Ferro, que se autodenomina "o mais louco do Brasil, também recebeu um ultimato da Justiça para que tome providências para tentar acabar com o problema. 

Segundo denúncia do Ministério Público acatada pela Justiça, a erosão ocorre porque falta drenagem no conjunto habitacional Salvador de Souza Lima e no Residencial Solar do Vale. A água destes dois bairros acabar descendo pela margem da MS-141, na saída de Ivinhema para Angélica, e provoca a erosão que se estende por cerca de 3,8 quilômetros.

E, por conta do risco de acidentes e por causa do grande volume de terra que foi arrastado para propriedades rurais vizinhas, a Justiça determinou multa diária de R$ 100 mil para a prefeitura, a Agesul (resposponsável pela manutenção da rodovia) e ao Governo do Estado caso não adotem medidas imediatas para conter a erosão. 

Mesmo com liminar anteriormente deferida, as fortes chuvas das últimas semanas agravaram o cenário e ao longo da última semana a promotoria realizar novas diligências no local e voltou à Justiça para exigir a imposição da multa, no que foi atendida..

Durante as vistorias, foram identificadas valas com cerca de 10 metros de largura e até dois metros de profundidade às margens da rodovia, além da exposição de tubulações de esgoto, que ficaram vulneráveis a rompimentos. 

De acordo com a promotoria, a situação representa risco concreto e iminente de acidentes de grandes proporções, inclusive com possibilidade de vítimas fatais, em um trecho por onde trafegam diariamente ônibus, veículos leves e caminhões pesados.

Diante dos novos fatos, o Promotor de Justiça Allan Thiago Barbosa Arakaki peticionou nos autos destacando a piora do quadro e a ameaça à segurança viária, à saúde pública e ao meio ambiente.

Ao analisar os documentos e fotografias apresentados pelo MPMS, o juiz Rodrigo Barbosa Sanches acolheu os pedidos e determinou que os requeridos iniciem, em até cinco dias, ações emergenciais para conter o escoamento das águas pluviais, realizem a manutenção dos sistemas de drenagem e apresentem, em até 60 dias, relatório técnico com as providências adotadas e os resultados obtidos.

Além da atuação judicial, o MPMS também dialogou com proprietários rurais afetados pelos danos, esclarecendo que prejuízos patrimoniais individuais poderão ser objeto de reparação específica.

Por conta desta terra e de outras erosões, o Córrego Piravevê, que desemboca no Rio Ivinhema e separa os municípios de Angélica e Ivinhema, praticamente desapareceu. O leito foi completamente tomado pela terra e a promotoria também já recorreu à Justiça para tentar obrigar a prefeitura e o Governo do Estado a fazerem a recuperação.

O Correio do Estado procurou o prefeito Juliano Ferro em busca de informações para saber se alguma providência já foi adotada nos dois bairros que dão origem à erosão, mas ele não deu retorno. 

 

 

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