O Dia de Finados, celebrado no dia 2 de novembro, terá celebração de 18 missas em 11 cemitérios públicos e particulares de Campo Grande.
Conforme a Arquidiocese de Campo Grande, na Igreja Católica, o dia 2 de novembro faz memória a todos os fiéis já falecidos, que fizeram sua páscoa definitiva.
"Olhando para Jesus, o cristão, na sua vida, em cada gesto de amor-doação, vai também dando sentido ao sem-sentido, às pequenas mortes como a dor, o sofrimento, a incompreensão e a perseguição. Nesse sentido, a morte é integrada à vida. Isso é o que se chama de ritmo pascal da vida cristã: uma caminhada feita de morte e ressurreição, em cujo desenrolar se descobre um sentido e uma direção mais plenos.Assim, celebrar a morte do cristão, é, pois celebrar sua participação no mistério pascal de Cristo, que, sacramentalmente, ele experimentou ao longo de sua vida e, agora celebra, definitivamente", diz nota da Arquidiocese.
Celebrações eucarísticas serão realizadas nos cemitérios da cidade ao longo do dia, a partir das 8h, com a última missa iniciando às 17h.
Haverá missa nos cemitérios públicos São Sebastião (Cruzeiro), Santo Amaro e Santo Antônio, e nos particulares Memorial Parque, Jardim das Palmeiras, Nacional Parque, Jardim da Paz, Parque Campo Grande, Parque Monte das Oliveira e Park Monte das Oliveiras.
Programação de missas nos cemitérios de Campo Grande
Cemitério Jardim das Palmeiras
- 9h30 - Dom Dimas Lara Barbosa
- 17h - Pe. Paulo Roberto de Oliveira
Cemitério Nacional Parque
- 10h - Pe. Solimário Lacerda
- 17h - Pe. Miguel Alberto de Souza Porto
Cemitério Memorial Parque
- 9h - Dom Vitório Pavanello e Pe. Laércio Rodrigues dos Santos, SAC
Cemitério Santo Amaro
- 8h30 - Padres Salesianos
- 16h - Pe. Wellington José de Castro
Cemitério Sto. Amaro - Com B. Pastor
- 8h - Pe. Pedro Pereira Borges, SDB
- 10h, 16h - Pe. Augusto Issao Kian, SDB
Cemitério Santo Antônio
- 8h30 - Pe. Gabriel da Silva Gonçalves
- 15h - Pe. Alex da Silva Messias
Cemitério São Sebastião
- 8h30, 15h - Pe. Neif Damião Lescano Nabhan
Cemitério Jardim da Paz
- 9h - Pe. Amal Raj, MMI e Pe. Bala Suresh, MMI
Cemitério Parque Campo Grande
- 9h30 - Pe. Rodrigo Fernandes Menegatti, SAC
Cemitério Park Monte das Oliveiras
- 9h - Pe. Joanderson F. Pinheiro Souza, PSDP
Cemitério Parque das Primaveras
- 17h - Padres capuchinhos
Visitações
Nos três cemitérios públicos de Campo Grande, sendo Cruzeiro, Santo Antônio e Santo Amaro, a expectativa é de que 30 mil pessoas façam visitas no Dia de Finados, segundo estimativa da prefeitura.
Ainda segundo dados divulgados pela Prefeitura, mais de 98,9 mil pessoas estão sepultadas nestes locais, sendo 16 mil delas no Cemitério Santo Antônio; 49 mil no Cemitério Santo Amaro; e mais de 33,8 mil no Cemitério São Sebastião, conhecido como Cruzeiro.
Os locais estarão abertos para os visitantes das 7h às 17h.
Conforme divulgou o Correio do Estado, no feriado de Finados, o transporte coletivo terá tarifa promocional de R$ 1,90, válida para pagamentos realizados com o cartão eletrônico (smart card).
As linhas de ônibus seguirão o seguinte planos:
- Linhas 051, 061, 071, 072, 073, 080, 081, 085, 313, 316, 403, 515, 517, 520 e 522 – com plano de sábados;
- Linhas 222, 229, 503 e 507 – com plano de segunda a sexta-feira.
Para atender aos cemitérios, haverá duas linhas especiais disponíveis: a linha 300/Cemitério Jardim da Paz e a linha 400/Cemitério Santo Amaro.