Beatriz Magalhães
26/01/2021 12:36
O Governo de Mato Grosso do Sul disponibilizou leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UIT) Covid-19 para os pacientes do estado do Amazonas, mas não houve solicitação de transferência por parte do governo amazonense, após uma semana.
Sendo assim, os leitos voltaram a ser disponibilizados para os pacientes sul mato-grossenses, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES).
No dia 18 deste mês o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), disponibilizou 10 leitos hospitalares de UTI Covid-19 para transferência de pacientes.
De acordo com o governador, estava sendo elaborado um convênio com o Governo do Amazonas.
O estado do Amazonas passou por um colapso no sistema de saúde. Manaus registrou recorde das internações por Covid-19 e os hospitais do estado ficaram sem oxigênio hospitalar para os pacientes.
Na última semana o Ministério da Saúde informou que pacientes de Manaus seriam transferidos por via aérea para outros estados. Com isso, Mato Grosso do Sul anunciou a disponibilidade de leitos caso fosse preciso, mas o estado amazonense continua transferindo paciente.
Nesta terça-feira (26), dez assistidos foram levados para o Hospital das Clínicas e outros seis para o Hospital de Referência à Covid-19, no Recife.
De acordo com o boletim epidemiológico da Covid-19, disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde nesta terça-feira (26), Mato Grosso do Sul registra 507 pessoas hospitalizadas. Destas 262 estão em leitos clínicos e outras 245 estão internadas em Leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
No Estado, a ocupação dos leitos de UTI adulto do Sistema único de Saúde (SUS), é de 69%. Nas últimas 24h foi registrado 1.047 novos casos, totalizando 157.758 casos confirmados da doença em Mato Grosso do Sul.
Ainda de acordo com o boletim da Covid-19 o Estado registou 20 óbitos pela doença de ontem para hoje, o que totaliza 2.839 mortes pela doença.