Clique aqui e veja as últimas notícias!

ALERTA COVID

Com hospitais lotados, governo do Estado tenta conseguir mais 60 leitos de UTI para tratar pacientes com Covid-19

Negociação vem logo depois do Ministério da Saúde aceitar "estender a mão" ao estado
30/11/2020 17:46 - Brenda Machado


Como resultado da lotação nos hospitais, a secretaria de Saúde do estado (SES) está tentando conseguir uma ampliação de mais 60 leitos de UTIs Covid para Campo Grande.

A negociação já está sendo feita há uma semana, desde que o senador Nelson Trad (PSD) intermediou uma reunião de autoridades da Capital com o Ministério da Saúde.

Acompanhe as últimas Correio do Estado

O secretário da SES, Geraldo Resende, irá retornar à Brasília, ainda nesta semana, para dar continuidade às tratativas. O objetivo é começar tentando abrir espaço para mais 20 leitos de UTIs Covid no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.

Em parceria com a gestão do Município, outros 10 leitos irão para a Santa Casa de Campo Grande. Em relação as unidades particulares, o Hospital do Pênfigo receberá 20 leitos, já que foi o único que se mostrou apto à ampliação.

Para finalizar a conta, a secretaria tenta concluir uma conversa com o Hospital Universitário (HU), que não está mais entre os hospitais contratualizados com o Município, para atender pacientes Covid ou ficar na retaguarda para acolher internados por outras doenças.

A unidade fecharia o pedido, recebendo 10 leitos de UTI.

De acordo com Resende, a medida de ampliação está sendo tratada devido ao aumento expressivo no número de casos registrados na última quinzena.

Desde o dia 15 de novembro, Mato Grosso do Sul contabilizou 10.674 novos casos da Covid-19.

Se o comparativo for feito apenas com os últimos 7 dias, no início da 48ª semana epidemiológica, o número de internações era de 291, hoje (30) ele está em 450.