Há cerca de um ano Campo Grande servia como sede do Circuito de Robótica, responsável por reunir cerca de 200 alunos entusiastas da educação tecnológica, e vê hoje essa iniciativa crescer e transformar-se em um verdadeiro Festival Regional, classificando inclusive equipes para a etapa nacional de construção dos mais variados robôs, marcada para março de 2026.
Vale lembrar que, em 16 de novembro de 2024, como bem acompanha o Correio do Estado, a Capital foi sede do Circuito de Robótica com modalidades de programação com Lego, até robôs que chegam a 56 kg e dois metros de altura.
No último sábado (29) a Capital recebeu de forma inédita em MS o Festival Regional Sesi de Robótica, reunindo mais de 360 alunos de 38 escolas da Rede Sesi e de instituições públicas no ginásio Moreninho, em Campo Grande.
Conforme divulgado pelo Sistema da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), distribuindo vagas para a fase nacional, ontem (29) foram premiadas equipes em duas modalidades:
- FIRST Lego League Challenge (FLLC) e
- FIRST Tech Challenge (FTC)
Batizada de FIRST Lego League (FLL), esse programa se baseia no chamado conceito STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), onde dois adultos técnicos de equipe lideram os jovens para trabalhar com base nos Valores Essenciais (Core Values).
Ou seja, na base do respeito e competição amigável, a tarefa para os estudantes é construir robôs com a tecnologia LEGO e programá-los para a execução de uma série de missões.
Na FLLC, o principal prêmio de desempenho do dia ficou com a equipe Tech Vikings, da Escola Sesi de Naviraí, da qual a aluna Maria Luisa da Silva detalha ser fruto de "muito trabalho".
"É a quarta vez que a gente consegue, então é muita luta, tentando mudar e melhorar para sempre conseguir mais. E a gente fica muito grato pelo apoio das pessoas em volta, principalmente dos nossos técnicos que nos ajudaram a chegar até aqui. E agora é rumo ao nacional", expôs.
Robôs de peso
Além dessas programações em lego, a modalidade FTC chegou a contar com uma virada época, que teve desempate em uma partida extra, em uma disputa entre as alianças azuis e vermelha, formadas respectivamente pela Tech Vikings (Naviraí) e pela CapiTech (Campo Grande), contra a Tera Robotics (Três Lagoas) e XMachine (Salvador-BA).
Nessa modalidade, FIRST Tech Competition (FTC), os robôs já atingem um porte médio e chegam a pesar 19 kg, sendo montados com kit de peças reutilizáveis.
Nessa categoria os robôs precisam pegar e carregar objetos, como discos e blocos, com o desafio sendo disputado em arena, onde o desafio é ainda maior e as construções chegam até 56 kg e dois metros de altura.
Com a aliança azul saindo na frente, o duelo seguiu com a recuperação da vermelha que conseguiu um empate. Até mesmo na partida de definição as equipes empataram, sendo necessária uma rodada extra para definir o campeão.
Somente no quarto duelo a aliança vermelha se consagrou campeã, com Nathan Wander, em seu primeiro ano na Tera Robotics, detalhando bem a emoção do confronto.
"Quando deu empate, fiquei em choque. Nossas baterias boas tinham acabado, não sabia o que fazer. Graças a Deus, a Mega Mentes (Dourados) ajudou, trouxeram bateria para a gente. A XMachine também ajudou bastante, então estou muito feliz com tudo isso", disse.
Vale lembrar que a fase nacional fica marcada para o próximo ano, e deve ser realizada em março de 2026, na cidade de São Paulo.
Resultados Festival Regional Sesi de Robótica 2025 - etapa MS
-
FIRST Tech Challenge (FTC)
Aliança finalista
Tech Vikings (Naviraí) e CapiTech (Campo Grande)
Aliança vencedora
XMachine (BA) e Tera Robotics (Três Lagoas)
Alcance
CapiTech
Design
Tech Vikings
Pensamento criativo
Tupitech (Corumbá)
Inspiração
XMachine (BA)
Classificadas para a fase nacional (5 a 8 de março de 2026 em São Paulo)
XMachine (BA)
Tera Robotics (MS)
Tech Vikings (MS)
- FIRST LEGO League Challenge (FLLC)
Prêmios extraoficiais
Estrela em ascensão
Ottotech (Maracaju)
Desafio do Robô
Tech Vikings
Prêmios oficiais
Técnico/mentor destaque
André Gregolim (SGO Tech - São Gabriel do Oeste)
Desempenho do Robô
Tech Vikings
Design do Robô
Finalista - Mega Mentes (Dourados)
Vencedora - Tupinambótica (Corumbá)
Projeto de Inovação
Finalista - Big Mechs (Dourados)
Vencedora - Guardiões do Templo (Três Lagoas)
Core Values
Finalista - SGO Tech
Vencedora - CapiTech
Champions Award (Classificadas para a fase nacional)
2a. Finalista - Alphadroid's (Aparecida do Taboado)
Finalista - Tera Robotics
Vencedora - Tech Vikings
Suplentes para fase nacional
Tupinambótica
Mega Mentes
Guardiões do Templo
**(Com assessoria)

