Clique aqui e veja as últimas notícias!

COVID-19

Mato Grosso do Sul assina acordo para compra de 28 milhões de doses da vacina Sputnik

O Consórcio Brasil Central assinou um acordo com o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF)
20/04/2021 11:04 - Gabrielle Tavares


Consórcio Brasil Central, do qual Mato Grosso do Sul faz parte, assinou acordo com o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) para a aquisição de 28 milhões de doses da vacina Sputnik V. 

A expectativa é de que os imunizantes comecem a chegar ao Brasil ainda neste semestre, mas a vacina russa ainda precisa do aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicada.

Estudos da revista científica "The Lancet" apontaram eficácia de 91,6% para a Sputnik V, que também exige aplicação de duas doses. A eficácia geral da CoronaVac, que já é aplicada no Estado, foi apontada pelo Instituto Butantan nos testes brasileiros como 50,38%.

Últimas notícias

Já a eficácia geral apresentada pela Oxford/AstraZeneca, também aplicada em MS, foi em média de 70%, entre 62% e 90%, após a aplicação das duas doses.

Na semana passada, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) visitou a fábrica da Farmacêutica União Química, em Brasília, onde será produzida e fabricada a vacina russa. 

“Essa compra é muito importante porque avança, assim que chegar essas doses, a quantidade de pessoas imunizadas em Mato Grosso do Sul e em todos os estados que fazem parte do Brasil Central”, disse Azambuja.

Integram o Consórcio os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Rondônia e Distrito Federal.