Cidades

Infraestrutura

MS se destaca entre os estados do Brasil em cobertura de saneamento básico

De acordo com a Sanesul, 72,3% do Estado possui cobertura de esgoto, frente à média nacional de 62,5%

Continue lendo...

Mais da metade do Estado de Mato Grosso do Sul possui cobertura de saneamento básico. A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) afirmou que o Estado já alcançou 72,34% de cobertura de esgoto, um índice bem acima da média nacional de 62,5% de acordo com o último Censo, em 2022. 

Os investimentos da empresa estão presentes em 68 dos 79 municípios sul-mato-grossenses e incluem frentes de obras em andamento por meio da Parceria Público Privada (PPP) do saneamento com a empresa Ambiental MS Pantanal. 

Além disso, Mato Grosso do Sul já universalizou o sistema de abastecimento de água tratada. 

Uma das metas do Governo do Estado é antecipar em dois anos as metas nacionais estabelecidas pelo novo Marco Legal do Saneamento Básico, que estabelece uma cobertura de 99% da população com água potável e 90% com esgotamento sanitário até o ano de 2033. 

O governador Eduardo Riedel planeja atingir esse objetivo até 2031, colocando o Estado como referência nas políticas de saneamento e sustentabilidade. 

“O planejamento estratégico da Sanesul, aliado ao apoio do governador Eduardo Riedel, tem permitido acelerar obras e expandir redes em todo o Estado. Estamos no caminho para universalizar o esgotamento sanitário antes do prazo nacional, garantindo mais saúde, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável para a população sul-mato-grossense”, destaca o diretor-presidente da Sanesul , Renato Marcílio. 

Os números já colocam o Estado como destaque nacional. Segundo o estudo “Avanços do Marco Legal do Saneamento Básico no Brasil - 2025”, divulgado pelo Instituto Trata Brasil, não houve evolução significativa no país dos indicadores de saneamento nos último cinco anos, desde que o marco entrou em vigor. 

Os dados indicam ainda que, atualmente, 34 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à água tratada e mais de 90 milhões não têm coleta e tratamento de esgoto. Em alguns pontos, ainda há retrocesso, como no atendimento de água, que caiu de 83,6% em 2019 para 83,1% em 2023. 

Alguns pontos discretos mostraram pequenos avanços, como o acesso à coleta de esgoto, que passou de 53,2% para 55,2% e o tratamento de esgoto, que subiu de 46,3% para 51,8% no território nacional. 

Ranking de municípios de MS 

Os destaques de municípios com os maiores índices de cobertura de esgoto em Mato Grosso do Sul são: 

  • Dourados (88,6%)
  • Brasilândia (99%)
  • Ribas do Rio Pardo (91,92%)
  • Santa Rita do Pardo (99%)
  • Três Lagoas (99%)
  • Alcinópolis (99%)
  • Bonito (99%)
  • Caracol (99%)
  • Porto Murtinho (92,22%)
  • Japorã (99%)
  • Tacuru (95,5%)
  • Antônio João (91,78%)
  • Laguna Carapã (99%)
  • Paranhos (99%)
  • Ponta Porã (99%)
  • Angélica (94,13%)
  • Batayporã (98,27%)
  • Jateí (91,33%)
  • Novo Horizonte do Sul (94,35%)
  • Chapadão do Sul (92%)
  • Paranaíba (99%)
  • Bodoquena (92,64%)
  • Dois Irmãos do Buriti (96,78%)

Tratamento de Água

A concessionária Águas Guariroba tem o plano de entregar 98% de esgoto tratado à população da Capital dentro de três anos, através da quarta fase do programa Campo Grande Saneada. 

Atualmente, 94% do município possui coleta de esgoto e tratamento adequado de água, colocando a cidade no rumo pela universalização do esgotamento sanitário. 

Em 2020, o governo federal instaurou Novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei nº 14.026/2020), o qual estabeleceu duas metas aos municípios e estados brasileiros para serem alcançadas até 2033: 99% de atendimento com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto. Campo Grande bateu as metas com nove anos de antecedência, em 2024.

Hoje, 99% da população da Capital – cerca de 953 mil pessoas – conta com acesso à água de qualidade. Atualmente, as redes totalizam mais de 3,2 mil quilômetros de extensão, com 304 mil ligações e 884 mil beneficiários.

Nesta quarta fase do programa Campo Grande Saneada, além da ampliação da cobertura de esgoto tratado para 98%, há a previsão de entregar 697 km de redes de esgoto e 66 mil novas ligações, ações que vão beneficiar mais de 185 mil pessoas.


 

Cidades

Em bicicleta elétrica, ciclista morre ao colidir com caminhonete

Carro estava na preferencial e pista foi invadida pela bicicleta

25/12/2025 11h00

Divulgação/PMMS

Continue Lendo...

Um homem de 26 anos, identificado como Flávio Irineu dos Santos, morreu após se envolver um acidente na madrugada desta quinta-feira (25), no cruzamento da Rua José Heitor com a Rua José Gomes da Rocha, em Nova Andradina.

Flávio estava em uma bicicleta elétrica quando colidiu lateralmente com uma caminhonete. Conforme apurado pelo jornal Nova News, o condutor da caminhonete relatou que trafegava pela via preferencial e que, ao alcançar o cruzamento, a bicicleta elétrica teria avançado a sinalização de parada obrigatória, causando o acidente.

O motorista da caminhonete não sofreu ferimentos, sendo constatados apenas danos materiais no veículo. A bicicleta elétrica ficou completamente danificada e o ciclista ficou inconsciente.

A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e prestou atendimento à vítima, que foi socorrida em estado grave e encaminhada ao Hospital Regional, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Educação à distância

Com 320 vagas, IFMS abre inscrições gratuitas para cursos de inglês e espanhol

Atividades são oferecidas em uma plataforma de ensino virtual, porém os matriculados deverão assistir a uma aula presencial por semana

25/12/2025 10h46

Divulgação/IFMS

Continue Lendo...

Com inscrições gratuitas, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) oferta 320 vagas para ingresso em cursos de Espanhol e Inglês já no 1° semestre de 2026. 

As oportunidades são para os cursos de Inglês Básico I e II e Espanhol Básico I e serão ofertadas em: Amambai, Antônio João, Cassilândia, Costa Rica, Dourados, Nova Andradina e Paraíso das Águas. As inscrições devem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção até 22 de janeiro.

Cabe destacar que a escolaridade mínima para se inscrever varia de acordo com o idioma escolhido. Os cursos são de Fomação Inicial e Continuada (FIC) e ofertados à distância.

As atividades são oferecidas em uma plataforma de ensino virtual, porém os matriculados deverão assistir a uma aula presencial por semana no polo escolhido, no período noturno.

A carga horária total dos cursos varia de 160 a 200 horas/aula, o que equivale a uma duração média de 5 meses. O início das aulas está previsto para a semana de 16 a 20 de março de 2026.

Inscrições 

O candidato deve acessar o sistema, atualizar seus dados (caso necessário), escolher o campus ou polo de oferta e o curso que pretende fazer.

Em seguida, deve clicar em 'Enviar Inscrição' e, depois, conferir o recebimento do e-mail de confirmação ou conferir, no próprio sistema, a efetivação da inscrição.

Cronograma - A seleção dos inscritos será feita por sorteio eletrônico, previsto para 27 de janeiro, com a publicação do resultado preliminar no dia 29.

A classificação final do processo seletivo e publicação da primeira chamada estão previstas para 3 de fevereiro.

Entre os dias 4 e 10 de fevereiro será aplicada a prova on-line de nivelamento para os candidatos inscritos no curso de Inglês Básico II, com o resultado publicado no dia 12.

As matrículas dos convocados na primeira chamada deverão ser feitas entre 13 e 27 de fevereiro. Caso as vagas não sejam preenchidas, novas chamadas serão publicadas.

Saiba*

Em caso de dúvidas sobre o edital, o contato deve ser feito pelo e-mail [email protected].

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).