Um clássico do bom e velho rock’n’roll
Há 16 anos, o Barfly prova que Campo Grande também é uma cidade para quem gosta de rock. O bar já mudou de endereço, mas continua na ativa. Nos últimos meses, passou a receber festas com discotecagem de música pop. No entanto, segundo Fátima Menas, a proprietária do local, o público roqueiro continua firme e forte. “Eu sempre investi no estilo, trouxemos bandas autorais e covers. Mas uma coisa é certa: isso aqui é um bar de rock, sempre vai ser”, pontua.
Fátima afirma que o essencial para manter o bar, desde 2000, é ter uma identidade. “Tem a ver com a decoração, com o que as pessoas querem ouvir. A gente traz aquilo que agrada ao público. Se ele quer ouvir cover, aqui vai ter cover”, pontua. O Barfly abre às sextas e aos sábados, uma opção da própria dona. “Se eu abrisse mais, ficaria inviável”, pontua.
Barfly
Onde: Rua Pajuçara, 201.
Funcionamento: Sextas-feiras e sábados, a partir das 23h, com programação variada.
Blues BarDas origens roqueiras às modernidades
Em Campo Grande, o blues sempre teve um espaço de destaque. Com bandas como o Bêbados Habilidosos, o estilo se disseminou entre diversas faixas etárias. Logo quando surgiu o Blues Bar, a boa resposta do público foi imediata. O espaço teve de encontrar um novo endereço. Depois, outra mudança foi necessária. Agora, a casa tem endereço fixo e traz espaço para quem gosta do estilo e de suas variantes.
“Durante as mudanças, tivemos que adequar o perfil. Agora, o Blues é um bar para quem quer ouvir música ao vivo. Investimos em equipamento e nos tornamos referência. Somos procurados até por músicos de fora”, comenta Ivan Torres, idealizador do espaço. A maior parte das apresentações é de bandas que tocam covers, mas há dias para música autoral.
Blues Bar
Onde: Rua 15 de Novembro, 1.186.
Funcionamento: O bar funciona de quinta-feira a domingo e abre por volta das 20h.
Burger RockEntre sanduíches e riffs de guitarra
Caio Dutra sempre teve proximidade com o rock. Trabalhou em bares da Capital, toca na Hollywood Cowboys e tem muito contato com outras bandas. Quando decidiu apostar em um negócio próprio, resolveu investir no encontro entre o estilo e os hambúrgueres. Assim, surgiu a Burger Rocks, uma hamburgueria temática.
No menu, os sanduíches têm nomes ligados ao rock’n’roll. Elvis Presley, AC/DC, Velvet Underground. O lanche infantil é o Arctic Monkeys. “Como a cidade começou a ter muitos bares, decidimos apostar em algo diferente. A inspiração veio das hamburguerias temáticas de São Paulo”, comenta. Para manter o clima, o espaço conta com shows de quinta a sábado. “É algo diferenciado. Tem gente que vem comer, mas tem muita gente que vem ouvir um som”, pontua.
Burgers Rocks
Onde: Rua Antônio Maria Coelho, 4.554.
Funcionamento: Todos os dias, a partir das 19h.
Holandês VoadorMais underground é impossível
Focando estilos como o punk rock e o hardcore, o Holandês Voador se confirmou como o reduto do underground em Campo Grande. O bar passou por outros dois endereços antes de se fixar na Rua Calógeras. Mas, por questões burocráticas, George van der Ven não pode ter bandas tocando ao vivo no local.
“Ficamos parados algum tempo e retornamos com o bar em setembro do ano passado. Mas está faltando dinheiro e tempo para regularizar a situação do bar e resolver as pendências”, comenta o proprietário. Segundo ele, a proposta do Holandês sempre foi a de colocar no palco trabalhos autorais de jovens da Capital.
Por enquanto, o local funciona como bar e recebe programações especiais, como a homenagem a David Bowie, realizada em janeiro, por razão da morte do cantor.
Holandês Voador
Onde: Rua Calógeras, 2.764.
Funcionamento: De terça-feira a domingo, sempre a partir das 20h.
Jack Music PubSofisticação também pode ser roqueira
Reunindo inspiração e referências de mais de 25 países pelos quais passou, Juliano Wertheimer decidiu que era hora de criar um espaço que refletisse seus gostos. E entre eles, está o rock’n’roll. Assim surgiu o Jack Music Pub. “Sempre quis criar um legítimo pub. Trouxe elementos norte-americanos e britânicos para que as pessoas pudessem se sentir num desses bares”, comenta.
Juliano já foi proprietário de outros bares na Capital. Em todos, sempre agregou a música à experiência do consumidor. Com o Jack, conseguiu criar espaço que dá destaque aos shows. “A cidade precisava de um espaço que privilegiasse o estilo. Aqui tu tens conforto, ar-condicionado, cadeira estofada, comida boa, bebida e música”, ressalta. O público, segundo ele, é variado e reúne desde fãs de rock a quem só quer experimentar.
Jack Music Pub
Onde: Rua 15 de Novembro, 2.098.
Funcionamento: De quinta-feira a domingo, a partir das 17h.
Motorcycles PubUm lugar onde motos e rock têm tudo a ver
Focado no público motociclista, o Motorcycles Pub decidiu criar uma ambientação voltada para quem gosta de rock e motos. O espaço já passou por outro endereço, mas agora está baseado na Avenida Fábio Zahran. “Queria um lugar mais central”, comenta o proprietário Hugo Rogério Brandão.
“Não queria ser um bar da moda, por isso, decidimos apostar em algo mais undergroud. Estou tentando abrir mais espaço para bandas que fazem música autoral”, ressalta. Segundo ele, a opção tem dado certo por unir um público mais aberto a bandas talentosas. Ele cita algumas, como Arizona Nunca Mais e Jane Jane, entre outros.
“Musicalmente, não tem um apelo comercial tão forte. Mas quero contribuir para a cultura da cidade”, pontua.
Motorcycles Pub
Onde: Av. Fábio Zahran, 6.171.
Funcionamento: Funciona às terças, quintas, sextas-feiras e aos sábados, a partir das 21h.


