A Sexta-feira Santa é o dia em que a igreja católica reflete sobre a morte de Jesus Cristo no Calvário em Jerusalém. Em Campo Grande, fiéis da paróquia São João Bosco se revezam em adoração ao santíssimo à espera do momento da morte de Cristo crucificado. A solenidade da celebração da morte vai acontecer com toda comunidade às 15h de hoje (15).
Segundo coordenadora dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística da Paróquia São João Bosco, Flávia Tavares, o momento é celebrado com reflexão.
“A gente revive tudo isso não com um espírito de tristeza, mas com um espírito de meditação e contemplação deste mistério da nossa fé, que culminou na ressurreição de Jesus na páscoa, no domingo, que nos mostra que ele morreu por nós”, disse.
A celebração desta sexta faz parte do Tríduo Pascal, o conjunto de três dias celebrados no Cristianismo, composto pela Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa e o Sábado Santo.
Nestes dias, são comemorados e rememorados a Paixão, a morte e a ressurreição de Jesus, conforme os Evangelhos.
Na paróquia São João Bosco, desde a noite de quinta (15), grupos de fiéis se revezam na adoração ao santíssimo, em aguardo do momento que representa a morte de Cristo.
Espera-se que, às 15h, toda a comunidade compareça ao momento, sendo a Celebração da Cruz. Em todo o mundo, não acontece missa na Sexta Santa.
“Não existe missa no mundo inteiro porque a missa é a rememoração desse fato da morte de Jesus que a gente vive hoje. E aí no sábado tem a vigília das vigílias, até a celebração da Páscoa que acontece no domingo”, explicou a coordenadora Flávia.
Durante a Celebração da Cruz acontece a leitura do evangelho que narra todo esse momento da morte. Posteriormente, os fiéis adoram a cruz em reverência, mostrando para Jesus que reconhecem o sacrifício que ele fez.
Já durante a vigília das vigílias acontece uma vigília eucarística, momento em que Jesus eucarístico está exposto na hóstia consagrada no ostensório e a comunidade poderá adorá-lo.
Para Giovana Araújo, integrante da pastoral da liturgia e salesiana cooperadora, hoje é, principalmente, um dia de silêncio e jejum.
“A gente levou ele para fazer a vigília pascal, que a gente celebra, enquanto igreja, a morte dele, a ação dele para salvar o mundo, os nossos pecados. É muito importante a forma que a gente vivencia esse momento, para no domingo comemorar a ressurreição dele”, pontuou.
Semana Santa
A Semana Santa começou no Domingo de Ramos (10) e vai até o Domingo de Páscoa (17). A data celebra, religiosamente, a libertação da humanidade do pecado em troca do sacrifício de Jesus.
A coordenadora Flávia destaca, ainda, que a Semana Santa é a mais importante da fé católica.
“É a semana que a gente rememora toda a paixão de Cristo, todo o percurso de Jesus até o calvário e a sua morte e ressurreição”, pontuou.
Desde o Domingo de Ramos (10), comemora-se a Páscoa, data em que é celebrada a chegada de Jesus em Jerusalém.
A quinta é marcada por ser o dia em que Jesus fez a ceia com os apóstolos, instituindo a eucaristia e o sacerdócio. Após esse ritual começa o momento em que ele é preso na noite de quinta para sexta, culminando em sua morte na sexta-feira às 15h.
Próximas celebrações
Sexta-feira Santa
- Novena da Divina Misericórdia às 15h - Paróquia São João Bosco.
- Celebração da Paixão do Senhor às 15h - Santuário de Nossa Senhora Perpétuo Socorro.
- Celebração da Paixão do Senhor às 15h - Catedral Metropolitana Nossa Senhora Abadia.
- Celebração da Paixão às 15h e 17h - Paróquia São José.
- Veneração do Cristo morto às 16h30 - Santuário de Nossa Senhora Perpétuo Socorro.
- Via Sacra e Canto do Perdão às 19h - Santuário de Nossa Senhora Perpétuo Socorro.
Sábado de Aleluia
- Santa Missa da Vigília da Páscoa na Ressurreição do Senhor às 19h - Santuário de Nossa Senhora Perpétuo Socorro.
- Missa da Vigília Pascal às 19h - Paróquia São José.
- Vigília Pascal às 19h - Catedral Metropolitana Nossa Senhora Abadia.
- Vigília Pascal às 19h - Paróquia São João Bosco.
Domingo de Páscoa
- Missas às 8h, 10h, 17h e 19h - Paróquia São João Bosco.
- Missa da Páscoa do Senhor às 6h15, 7h30, 9h, 16h30, 18h, 19h30 - Paróquia São José.
- Santa Missa às 7h, 10h, 16h, 18h e 20h - Santuário de Nossa Senhora Perpétuo Socorro.
- Missa Solene às 8h, 9h30, 18h, 19h30 - Catedral Metropolitana Nossa Senhora Abadia.
- Bênção Apostólica com Indulgência Plenária por Ocasião do Ano Jubilar do Perpétuo Socorro às 10h - Santuário de Nossa Senhora Perpétuo Socorro.
- Cantata de Páscoa às 19h - Santuário de Nossa Senhora Perpétuo Socorro.
Espetáculo da Paixão de Cristo
Vai acontecer, nesta quinta (14) e sexta-feira (15), o espetáculo com encenação da Paixão de Cristo. O evento será realizado no Acesso A do estacionamento do Shopping Bosque dos Ipês.
Nos dois dias, as apresentações serão realizadas às 18h e a entrada vai custar 1 kg de alimento não perecível. A encenação contará com estrutura grandiosa e com 1h45 de duração.
Para conseguir adquirir o ingresso para o espetáculo, é necessário fazer a troca do ingresso no estande do segundo piso do shopping, ao lado da loja “Chilli Beans”.
Aqueles que não conseguirem fazer a troca antes também podem levar o alimento na hora do espetáculo. Segundo os organizadores, espera-se em torno de 24 mil espectadores.




