Novembro se despede de 2025 em Mato Grosso do Sul com altas temperaturas, índices baixos de umidade do ar e alertas para temporais em vários pontos do Estado.
De acordo com o Centro de Monitoramento de Tempo e Clima (Cemtec), as temperaturas podem chegar aos 40ºC nas regiões pantaneiras e no leste do Estado, especialmente em Três Lagoas.
Na parte oeste, entre Corumbá e Dourados, as máximas podem chegar a 38ºC e podem acontecer pancadas de chuvas isoladas ao longo do dia.
Enquanto as temperaturas aumentam, os índices de umidade relativa do ar seguem baixos, variando de 15% e 35%, valores considerados perigosos à saúde.
Ao longo do dia, o sistema de alta pressão atmosférica atuante no Estado começa a perder força, o que favorece a formação de nebulosidade e a ocorrência de chuvas.
Isso coloca Mato Grosso do Sul em alerta de risco amarelo para tempestades, especialmente nas regiões Sudoeste, Pantanais, Leste e Centro Norte, incluindo 64 municípios de MS, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O alerta acende para risco de chuvas intensas podendo chegar a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, ventos intensos e queda de granizo.
Em alguns pontos isolados, podem acontecer rajadas de ventos entre 40 e 60 km/h, podendo atingir valores superiores em regiões pontuais.
Fonte: InmetMini frente fria
Dezembro começa com mudanças no tempo em Mato Grosso do Sul entre segunda (1º) e terça-feira (2), com o avanço de uma nova frente fria oceânica.
Segundo o Cemtec, essa frente fria, aliada à atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai, deverá favorecer a ocorrência de chuvas mais generalizadas no Estado.
As temperaturas devem sofrer ligeira queda, mas não o suficiente para fazer frio, sendo o impacto maior nas áreas de instabilidade.
As condições atmosféricas serão favoráveis à formação de tempestades, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, mantendo o alerta para tempestades nos municípios do Estado até o final da segunda-feira (1).
Também são esperados acumulados significativos de chuva, podendo superar 40 mm em 24 horas.
A temperatura mínima prevista é de 22°C, que deve ser registrada na região norte, enquanto a máxima prevista é de 37°C, mantendo o padrão de calor intenso em Corumbá, Aquidauana e Porto Murtinho.
Em Campo Grande, a temperatura oscila entre 25°C e 34°C.
Chuvas
Segundo o monitoramento do Cemtec, grande parte dos municípios monitorados registraram volumes de chuva abaixo da média histórica.
O município de Bela Vista apresentou o maior acumulado nos 15 primeiros dias do mês, com 210,6 mm, valor que representa 31% acima do esperado para todo o mês.
O maior registro de precipitação acumulada em Campo Grande no período foi de 181,4 mm, observado na estação meteorológica da UFMS, que representa 11% acima da média esperada para todo o mês de novembro.
Índices de chuva no Estado nos 15 primeiros dias de novembro / Fonte: Cemtec


