A Renault lançou o Novo Logan, linha 2014, mantendo as características que consagraram a versão anterior, mas trazendo uma nova identidade mundial da marca, com sofisticação, inovação acessível e mais conforto. Durante o evento que aconteceu na noite de terça-feira (4) na Bienal de São Paulo e contou com show da Banda Jota Quest, a Renault comemorou também 15 anos de produção de automóveis no Brasil.
O design do Novo Logan é resultado de um estudo feito na América Latina para desenvolver um veículo que atenda a necessidade e os anseios dos brasileiros.
Sendo assim, o sedã foi lançado com uma frente que transmite a sensação de imponência. A parte frontal é toda nova e conta com formas mais arredondadas, com pára-choque encorpado e envolvente. Já a grade frontal vem com friso cromado e destaca a marca da Renault.
A traseira é marcada por lanternas que avançam sobre as laterais do veículo com elementos geométricos que realçam as luzes de ré e de freio. A tampa do porta-malas é caracterizada ainda por um vinco na horizontal que dá a impressão de tratar-se de um aerofólio.
Conforto
A nova carroceria não alterou o espaço interno, um dos pontos fortes do sedã. De acordo com a Renault, cinco pessoas viajam confortavelmente, com folgas para os joelhos, ombros e cabeça, graças principalmente à boa distância entre-eixos de 2,63 metros, que supera a medida dos seus principais concorrentes.
Além de um interior totalmente repaginado, o Novo Logan traz novidades como: piloto automático, limitador de velocidade, indicador de troca de marcha, ar-condicionado automático e luzes de direção integradas aos retrovisores. Lembrando que o sedã sai de fábrica com airbag de série para motorista e passageiro em todas as versões. Também é de série o sistema ABS, com distribuidor eletrônico de força de frenagem (EBD).
O carro, dependendo de versão, chega a ter 11 porta-objetos espalhados em seu interior, dentre eles: porta-mapas e porta-garrafas.
Outro detalhe importante nesta nova geração do sedã é o encosto rebatível do banco traseiro, o que aumenta a versatilidade de uso do espaço interno. E por falar em espaço, a capacidade do porta-malas é de 510 litros.
O porta-malas e a tampa do tanque do combustível podem ser abertos internamente. Com isso não é mais necessário entregar a chave do carro para o frentista, facilitando o processo de abastecimento do veículo.
O sistema multimídia Média Nav 1.2, que tem tela touch screen de 7” integrada ao painel com as funções GPS, Bluetooth e rádio agora ganhou as funções Eco-Scoring e Eco-Coaching.
A função Eco-Scoring avalia a condução do motorista ao final de um percurso, levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida. Junto com o Eco-Scoring, está o Eco-Coaching, que dá uma série de dicas para o condutor dirigir de modo mais econômico e ecológico.
Versões e preços
Dois diferentes motores fazem parte do portfólio da nova gama Logan: o novo 1.0 16V Hi-Power e o 1.6 8V Hi-Power, adotado na linha em agosto de 2012.
Na cidade, o 1.0 16V Hi-Power faz 8,1 km/l (etanol) e 11,9 km/l (gasolina). E na estrada, a média de consumo fica em 9,2 km/l (gasolina) e 13,4 km/l (etanol).
O sedã é equipado com indicador de troca de marcha, um dispositivo no painel que mostra o momento em que o condutor deve reduzir ou aumentar a marcha, levando-se em conta sempre a economia de combustível e o estilo de condução de cada motorista.
O Novo Logan está chegando ao mercado nacional nas seguintes versões: Authentique 1.0 16V Hi-Power a partir de R$ 28,990, Expression 1.0 16V Hi-Power a partir de R$ 33.390, Expression 1.6 8V Hi-Power a partir de R$ 39,440 e o Dynamique 1.6 8V Hi-Power por R$ 42.100.


