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Novo Range Rover Vogue chega ao Brasil a partir de R$ 551.800

Novo Range Rover Vogue chega ao Brasil a partir de R$ 551.800

automotivebusiness

07/03/2013 - 05h00
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A partir desta semana começam as vendas a nova geração do Range Rover Vogue, mostrado ao Brasil em outubro durante o Salão do Automóvel. O carro chega com duas opções de motor e três de acabamento. A mais barata é a Vogue SDV8, com motor turbodiesel e preço sugerido de R$ 551.800. A mais completa, Autobiography com propulsor Supercharged V8, chega a R$ 604.800.

“Estimamos vender 200 Vogue em 2013”, afirma o diretor de marketing, Adriano Resende. Em 2011 foram emplacadas 121 unidades e em 2012, com a baixa demanda pelo modelo antigo que sairia de linha, apenas 64 chegaram ao mercado.

Somada toda a família Land Rover, foram 8.181 veículos em 2011 e 8.165 em 2012. Apesar da maior tributação aos importados de fora do México e Mercosul, a procura aquecida pelo Range Rover Evoque durante o ano passado ajudou manter os números de vendas. “Além disso, reavaliamos nossa estrutura de comercialização. Não podíamos simplesmente aplicar a nova tributação e repassá-la”, recorda Resende.

“Para este ano, esperamos repetir ou superar ligeiramente as vendas de 2012”, diz. O executivo acredita que o novo Vogue terá o poder de atrair não apenas o consumidor tradicional do carro, mas também novos clientes para a marca, assim como ocorreu com o Evoque. Sobre a possibilidade de construção de uma fábrica no País, Adriano Resende diz: “Estamos mergulhados em estudos para entender a viabilidade, já que envolveria um grande investimento. Continuamos avaliando.”

PRIMEIRO SUV TODO FEITO DE ALUMÍNIO

A nova geração do Range Rover Vogue tem uma carroceria monobloco que usa alumínio não apenas em portas e para-lamas. Os elementos estruturais também utilizam o metal, o que resultou em uma redução de 420 quilos no peso total do modelo em relação à geração anterior.

“Isso trouxe redução de consumo e agilidade ao carro”, afirma o responsável por vendas personalizadas, Tiago Kfouri. A motorização diesel passou dos antigos 313 cv para 339 cv. O propulsor a gasolina manteve os 510 cv. A nova carroceria mede 4,99 metros. Tem 2,7 centímetros a mais que a anterior. A distância entre eixos aumentou 4,2 centímetros e resultou em mais espaço interno.

O interior do carro tem mais recursos, mas 50% menos botões que a geração anterior. Seu uso ficou mais intuitivo. Muito interessante o recurso Adaptive Cruise Control (ACC), que permite ajustar a velocidade em que se quer andar e também a distância desejada do veículo à frente. Por meio de um radar, o Vogue freia o carro quando esse espaço diminui e emite alertas ao motorista.

Um conjunto de câmeras permite ver à volta de todo o carro e ajuda a ver, por exemplo, um pedestre numa saída de garagem. E o sensor de estacionamento percebe obstáculos imóveis e também veículos que se aproximam.

Automotive Business percorreu cerca de 400 quilômetros com o novo Range Rover Vogue, alternando versões a gasolina e diesel em asfalto bom, ruim e trechos de terra com travessia de rios. O conforto impressiona em qualquer condição e o desempenho também. Ambos os motores trabalham em parceria com um câmbio automático ZF de oito marchas.

O recurso eletrônico Terrain Response ajuda a andar em terrenos difíceis, lama ou neve. Como funciona de maneira automática ou manual, qualquer motorista tira proveito dele, do mais inexperiente ao jipeiro de carteirinha. As suspensões pneumáticas permitem ajuste de altura.

Segundo a Land Rover, a capacidade de andar em trechos alagados passou de 70 para 90 centímetros. O carro foi desenvolvido em regiões com temperatura entre -40 e 52 graus Célsius. E os testes de rodagem incluíram 8 mil quilômetros no autódromo de Nürburgring.

Entre os detalhes de conforto, chamam a atenção os bancos dianteiros com vários ajustes elétricos (lombares inclusive), aquecimento, refrigeração e... massagem. Para os bancos traseiros há climatização e ajuste elétrico dois encostos.

Quem viaja atrás conta ainda com monitores de oito polegadas e pode ouvir em fones de ouvido músicas diferentes daquelas escolhidas pelo motorista. O ar-condicionado tem quatro zonas independentes de temperatura. O capricho no acabamento interno inclui a possibilidade de escolha de cores diferentes para a iluminação interna, passando por branco, bege, verde, azul e vermelho.

RESPOSTAS RÁPIDAS COM QUALQUER MOTOR

A rapidez com que o Vogue equipado com motor 5.0 Supercharged V8 de 510 cv reage ao acelerador é impressionante, apesar de se tratar de um veículo com 2.230 quilos. Segundo a Land Rover, ele acelera de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos, número digno até para cupês esportivos. A velocidade máxima é de 225 km/h. Andando a 120 km/h, mal se ouve seu motor trabalhando embaixo do capô a apenas 1,7 mil rpm.

Mesmo com o motor turbodiesel V8 de 339 cv o Vogue responde bem ao pé direito e vai da imobilidade aos 100 km/h em 6,9 segundos. A máxima atingida é de 217 km/h. Andando a 120 km/h, ele trabalha numa faixa de rotação ainda mais baixa que a versão a gasolina, 1,4 mil rpm.

A direção da empresa acredita que a versão mais vendida nos primeiros dois a três meses será a Autobiography a gasolina. No mix entre motores, as unidades a gasolina responderão por 60% das vendas no início. Depois, os carros a diesel tendem a tomar a dianteira nessa mesma proporção. 

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Projeto de lei quer converter multas de trânsito em doação de sangue e medula

Infrator que optar pela doação não pagará multa, mas outras sanções podem ser mantidas, como pontos na CNH

19/12/2025 18h00

Multas leves de trânsito poderão ser convertidas em doação voluntária de sangue ou medula

Multas leves de trânsito poderão ser convertidas em doação voluntária de sangue ou medula Foto: Arquivo

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Um projeto de lei protocolado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) propõe converter multas aplicadas no trânsito, relativas a infrações de natureza leve, em doação voluntária de sangue ou medula óssea. Como a Casa está em recesso, a matéria tramitará no ano que vem.

Conforme a proposta, de autoria do deputado estadual Junior Mochi, a conversão do pagamento das multas em doação de sangue ou medula teria caráter alternativo e facultativo, não constituindo direito subjetivo do infrator, e deverá ser expressamente requerida pelo interessado, nos termos de posterior regulamentação.

Ainda conforme o projeto, a conversão da multa em doação somente será admitida quando:

  • a infração for de natureza leve, nos termos do Código de Trânsito Brasileiro;
  • não houver reincidência da mesma infração no período de 12 meses;
  • a multa não decorrer de infração que tenha colocado em risco a segurança viária, a vida ou a integridade física de terceiros;
  • a doação seja realizada em hemocentros públicos ou privados conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS), ou em instituições oficialmente reconhecidas;
  • haja aptidão médica do doador, conforme critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Cada doação de sangue corresponderá a conversão de uma multa de trânsito, assim como a inscrição no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

Caso o doador seja compatível com alguma pessoa precisando de transplante e faça a doação efetiva da medula óssea, poderá ser convertida até duas multas de trânsito.

A comprovação da doação ou da inscrição no Redome será realizada mediante apresentação de documento oficial emitido pela instituição responsável, observado o prazo e os procedimentos definidos em regulamento

O projeto veda a compensação parcial da multa, bem como a conversão de penalidades acessórias, como suspensão ou cassação do direito de dirigir.

A conversão será apenas relacionada ao pagamento da multa, mas não exime o infrator das demais obrigações legais decorrentes da infração de trânsito, inclusive quanto ao registro de pontos na Carteira
Nacional de Habilitação (CNH), quando aplicável.

O Poder Executivo poderá celebrar convênios e parcerias com municípios, hemocentros e instituições de saúde, com vistas à operacionalização da lei, caso seja aprovada e sancionada.

Objetivos

Na justificativa do projeto, o deputado afirma que o objetivo é conciliar o caráter educativo das sanções
administrativas de trânsito com políticas públicas de incentivo à doação voluntária de sangue e de medula óssea, "práticas essenciais à manutenção da vida e à efetividade do Sistema Único de Saúde".

"A proposta não elimina a penalidade, mas a ressignifica, convertendo-a em uma ação de relevante interesse social, capaz de estimular a solidariedade, a cidadania e a responsabilidade coletiva. Trata-se de medida alinhada aos princípios da dignidade da pessoa humana, da função social das sanções administrativas e da eficiência das políticas públicas, diz a justificativa.

Em caso de aprovação e sanção, a adesão pelos municípios será facultativa, preservando o pacto federativo.

"Ressalte-se que a iniciativa respeita a autonomia municipal e o Código de Trânsito Brasileiro, limitando-se às infrações leves e excluindo aquelas que representem risco à segurança viária. A adesão pelos Municípios é facultativa, preservando-se o pacto federativo", conclui o texto.

Campo Grande

Investigada por desvio recebeu R$ 1,7 milhão para iluminar "Cidade do Natal"

Construtora JCL venceu licitação há dois meses e será responsável pela decoração natalina da Capital

19/12/2025 17h50

Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

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Investigada em operação que apura suspeitas de fraudes em licitações e contratos de iluminação pública em Campo Grande, a Construtora JCL Ltda. venceu há dois meses a disputa para iluminar a decoração natalina da Capital neste ano, orçamento de R$ 1,7 milhão.

Conforme o Portal da Transparência, a empresa será responsável por fornecer, instalar e desinstalar a decoração natalina na Capital, contrato firmado no dia 17 de novembro e que expira no dia 15 de fevereiro. 

Conforme o edital, a iluminação abarca trechos da Rua 14 de Julho, Avenida Afonso Pena local de apresentações culturais, gastronomia e lazer. Para a decoração natalina está prevista a instalação de mangueiras luminosas de led branco quente (âmbar), verde e azuis pelas avenidas Afonso Pena, Duque de Caxias e Mato Grosso.

Na 14 de Julho, a decoração possui flâmulas natalinas, bolas metálicas iluminadas, árvores naturais de porte médio, árvores em formato de cone, anjo iluminado e pórticos metálicos.

As luzes foram acesas no dia 1º de dezembro deste ano, com desligamento previsto para o dia 15 de janeiro de 2026, datas que, conforme contrato, podem ser adiadas ou antecipadas.

De acordo com a prefeitura, a iluminação decorativa natalina tem como objetivo "trazer o espírito natalino para as ruas, praças e avenidas da Capital, aliando beleza, lazer e sentimento de pertencimento urbano".

Iluminação natalina

A Praça Ary Coelho também foi decorada com os portais de entrada até o coreto, além de iluminação nas árvores naturais.

Complementam a decoração em outras vias estrelas dos mais variados tamanhos, árvores de arabesco, cometas, botas, bicicletas, pirâmides e pórticos, entre outros.

Além dessas, receberão decoração as rotatórias da Ceará com Joaquim Murtinho; Duque de Caxias com a Entrada da Nova Campo Grande; da João Arinos com Pedrossian; Três Barras com Marques de Lavradio; Consul Assaf Trad com Zulmira Borba; Gury Marques na rotatória da Coca-Cola; Filinto Muller no Lago do Amor; dentre outras. A iluminação compreende ainda o Paço Municipal.

 

Contradição

A assinatura do contrato entre a prefeitura e a construtora contraria uma lei sancionada pelo próprio Executivo em agosto deste ano, que detinha o objetivo reduzir gastos e otimizar recursos públicos.

A Lei 7.464/25, sancionada em 4 de agosto, previa que a iluminação e ornamentação natalina em espaços públicos fosse patrocionada por empresas privadas, sem custos para a Prefeitura.

Conforme a lei, as empresas interessadas em iluminar a "Cidade do Natal" em troca, poderiam divulgar suas marcas nos locais iluminados. O programa "Natal de Luz", inserido na lei, tem vigência anual, entre 1º de novembro e 10 de janeiro. 

*Colaborou João Pedro Flores

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