Cidades

MEIO AMBIENTE

Onça atropelada tem patas arrancadas

Onça atropelada tem patas arrancadas

VIVIANNE NUNES COM INFORMAÇÕES PMA

08/02/2011 - 08h05
Continue lendo...

Uma onça parda adulta foi atropelada na tarde de ontem no quilômetro 92 da rodovia BR-060 em Costa Rica. O animal foi recolhido pela Polícia Militar Ambiental (PMA) depois de um telefonema que indicava que ele ainda estaria vivo mas ao chegar no local foi constatado que ela estava sem as três patas, provavelmente retiradas por alguém que passou no local. Conforme informações da PMA as patas do felino podem ter sido cortadas para “souvernir”.

Policiais Militares Ambientais de Costa Rica receberam informações do Destacamento da Polícia Militar de Paraíso das Águas, ontem à tarde, que haveria uma onça-parda adulta que acabara de ser atropelada, na altura do km 92 da BR 060. As informações eram de que o animal estaria vivo e, portanto, a PMA deslocou-se imediatamente, porém, ao chegar lá os policiais encontraram o animal morto e alguém havia retirado 03 patas da onça.

Diante dos fatos a Polícia Ambiental alerta que ter qualquer produto da fauna sem autorização é crime. As penas são as mesmas de se ter abatido o animal ou seja, tanto faz, a pessoa ser flagrada com uma onça, ou com a pata ou o couro. Ela responderá por crime ambiental. A pena criminal é de 06 meses a um ano e meio e a multa é de R$ 5 mil por animal ou parte dele. A polícia lembra ainda que a onça parda está na lista dos animais em extinção.

Os policiais militares ambientais recolheram o animal, que pesa aproximadamente 40 quilo. Ele será empalhado para utilização em trabalhos de Educação de Educação Ambiental.

VESTIBULAR UFMS

Vestibular UFMS: Confira gabarito preliminar da prova

Prova realizada no último domingo teve mais de 17 mil candidatos por todo o estado de Mato Grosso do Sul, e universidade divulgou gabarito preliminar nesta terça-feira (09)

09/12/2025 11h13

Sede da UFMS em Campo Grande

Sede da UFMS em Campo Grande Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) divulgou nesta terça-feira (09), o gabarito preliminar do vestibular realizado no último domingo (07). A prova contou com 60 questões, além da redação.

As perguntas foram divididas entre as áreas de Ciências Humanas, Ciência da natureza e Ciências Exatas, assim como da Universidade Estadual.

Dentre as questões de Humanas, foram 15 questões para Linguagens, sendo 10 divididas entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, e as outras 5 direcionadas para Espanhol ou Inglês, conforme a escolha do candidato no dia de inscrição para a prova.

As demais disciplinas de Humanas: Geografia, Filosofia, História e Sociologia, tiveram 15 questões divididas entre si.

Em Ciências da Natureza foram 5 perguntas para cada disciplina: Biologia, Física e Química. Já para Exatas, foram 15 questões apenas de matemática divididas em várias áreas da disciplina.

Além das 60 questões, a prova contou com a redação, que neste ano abordou reflexões sobre a superexposição às tecnologias digitais e os efeitos desse fenômeno nas habilidades sociais, com o tema: “Os impactos da conectividade na convivência social”.

Conforme divulgado pela Fapec, responsável pela avaliação, bem como as correções das questões objetivas e redação, 17,5 mil candidatos compareceram ao exame presencialmente em 11 municípios de Mato Grosso do Sul que possuem unidades da universidade entre eles: Aquidauana, Chapadão do Sul, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

A prova aconteceu no período matutino, com início às 8h e término às 13h, de acordo com o horário de Mato Grosso do Sul. Ainda de acordo com a Fundação, no dia foram 2.801 candidatos ausentes, o que representa 18,29% da quantidade total de inscritos.

Segundo o edital de divulgação do gabarito preliminar, quem discordar e desejar contestar o resultado preliminar, ou algum erro em determinada questão que pode ter interferido na alternativa escolhida, poderá apresentar recurso individual por questão a partir das 8h do dia 11 de dezembro (quinta-feira), até 23h59min do dia 12 de dezembro de 2025 (sexta-feira), no horário oficial do estado.

Ainda de acordo com a publicação, o candidato só poderá protocolar uma única vez o recurso para cada questão desejada, de forma que não é possível inserir novas informações depois de protocolizada.

O recurso deve ser enviado à Fapec, pela área do candidato, por meio do site: https://concurso.fapec.org, no campo “RECURSOS”. Após análise, se houver anulação de questões da prova a pontuação será atribuída a todos os candidatos.

Prova Online

O vestibular da UFMS ainda contou com a modalidade de prova on-line, devido à isso, as questões objetivas foram exibidas de forma aleatória, exclusiva e individual para cada candidato. Assim, o caderno de prova que o candidato visualizou no dia será disponibilizado no ambiente ‘Prova Digital’, que é possível acessar pelo site: https://link.ufms.br/prova.

Para esses candidatos, os pedidos de recurso também seguem o mesmo padrão já descrito anteriormente pela reportagem.

Além disso, se houver modificação no gabarito devido aos recursos, as provas serão corrigidas a partir do gabarito definitivo, em que todos os ajustes conforme recursos já estarão feitos. Confira o gabarito preliminar abaixo das provas presencial e online.

O gabarito preliminar da prova on-line disponibilizado pela Fapec segue o modelo da "Prova Objetiva Base" disponibilizado no Anexo III do edital, que é possível acessar aqui.

Prova Presencial

Espanhol:

01. E
02. B
03. C
04. C
05. E

Inglês:

01. E
02. B
03. A
04. D
05. C

Língua Portuguesa e Literatura:

06. B
07. A
08. E
09. D
10. A
11. C
12. B
13. E
14. D
15. A

Matemática:

16. A
17. D
18. C
19. D
20. A
21. E
22. A
23. C
24. B
25. E
26. E
27. A
28. E
29. B
30. E

Biologia:

31. D
32. A
33. D
34. C
35. E

Física:

36. C
37. E
38. B
39. B
40. C

Química:

41. C
42. A
43. B
44. A
45. A

Geografia, Filosofia, História e Sociologia

46. E
47. E
48. B
49. A
50. B
51. B
52. C
53. B
54. C
55. A
56. B
57. C
58. E
59. B
60. A

Prova Online

Espanhol:

01. D
02. B
03. A
04. D
05. E

Inglês:

01. E
02. C
03. B
04. B
05. D

Língua Portuguesa e Literatura:

06. C
07. B
08. D
09. A
10. C
11. E
12. E
13. A
14. D
15. A

Matemática:

16. D
17. D
18. B
19. C
20. C
21. A
22. B
23. C
24. A
25. E
26. C
27. B
28. A
29. B
30. A

Biologia:

31. E
32. C
33. C
34. B
35. B

Física:

36. A
37. B
38. C
39. D
40. A

Química:

41. E
42. E
43. C
44. B
45. C

Geografia, Filosofia, História e Sociologia

46. B
47. A
48. C
49. E
50. C
51. C
52. E
53. C
54. B
55. C
56. A
57. E
58. B
59. D
60. B

Vestibular UFMS

Os candidatos concorrem a 127 cursos de graduação, incluindo três novas ofertas da UFMS: Relações Internacionais, da Escola de Administração e Negócios; Inteligência Artificial, da Faculdade de Computação; e Licenciatura em Ciências Sociais, da Faculdade de Ciências Humanas.

Tempo

Campo Grande registra 86 milímetros de chuva em 24 horas

Na Capital, chove o dia todo, sem parar, com momentos de garoa e chuva mais forte

09/12/2025 10h25

Campo Grande amanheceu debaixo de chuva nesta terça-feira (9)

Campo Grande amanheceu debaixo de chuva nesta terça-feira (9) MARCELO VICTOR

Continue Lendo...

Início de semana está chuvoso em Mato Grosso do Sul.

Segunda (8) e terça-feira (9) são de chuvas, raios, relâmpagos, trovoadas, ventos, céu nublado, tempo instável e clima úmido.

Em Campo Grande, choveu o dia todo, sem parar, com momentos de garoa e chuva mais forte, entre 11 horas de segunda (8) e 8 horas de terça-feira (9).

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec-MS), 86,4 milímetros foram registrados na Capital.

A chuva foi suficiente para amenizar o calorão, diminuir as temperaturas, aumentar a umidade relativa do ar e melhorar a qualidade de respiração.

Ciclone extratropical, que atinge o Sul do Brasil, trouxe reflexos para todos os municípios de MS com intensas pancadas de chuva.

Com isso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou três alertas de chuva para MS:

Confira os acumulados em outros municípios de MS:

Campo Grande amanheceu debaixo de chuva nesta terça-feira (9)

PRIMAVERA

Primavera começou às 15h19min de 22 de setembro e terminará às 12h03min de 21 de dezembro de 2025 em Mato Grosso do Sul.

A estação é caraterizada pela

  • Floração de plantas
  • Aumento da umidade
  • Retorno das chuvas
  • Dias mais longos/noites mais curtas
  • Transição entre inverno (seca) e verão (chuvoso)

Climatologicamente, é considerada um período de transição entre o período seco do inverno para uma estação mais chuvosa.

É nesta época que há o início da convergência da umidade oriunda da Amazônia, que favorece as precipitações, sendo comum ocorrerem tempestades severas com maior frequência. Elas costumam ser de curta duração, mas com chuvas intensas, descargas elétrica, fortes rajadas de vento e, por vezes, queda de granizo.

Há também maior incidência de radiação solar, o que faz com que as temperaturas se elevem, resultando em uma maior frequência de dias quentes.

Conforme o Cemtec, em Mato Grosso do Sul, os meses de primavera estão entre os mais quentes do ano, sendo outubro, historicamente, o mês com as maiores temperaturas em diversos municípios do Estado.

Para este ano, a tendência climática é de irregularidades nas chuvas, que podem ficar abaixo da média histórica no trimestre de outubro a dezembro.

CUIDADOS

O tempo chuvoso requer cuidados aos sul-mato-grossenses. Confira:

  • Em caso de chuva: não enfrentar pontos de alagamento ou enxurradas; procurar rotas alternativas no trânsito e dirigir devagar;
  • Em caso de raio: evitar locais abertos; não ficar debaixo de árvores; não ficar próximo a cercas de metal; ficar calçado e desligar eletroeletrônicos da tomada;
  • Em caso de granizo: deve-se tomar cuidado no deslocamento após chuva de granizo, pois o chão fica escorregadio.
  • Em caso de vendaval: permaneça em local abrigado; evite se abrigar debaixo de árvores.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).