A massa de ar seco estacionada em Mato Grosso do Sul tem movimentado as redes sociais nos últimos dias.
Expressões que circulam pela internet como charges, caricaturas, imagens, GIFs e vídeos possuem teor humorístico relacionados às altas temperaturas de Mato Grosso do Sul.
O dia mais quente do mês de setembro do século XXI ocorreu na última segunda-feira (20), de acordo com o meteorologista Natálio Abrahão.
Últimas notícias
Com índices semelhantes ao deserto, os termômetros bateram 43,9ºC em Corumbá na segunda-feira, com sensação térmica de 49ºC e umidade relativa do ar em 9%. Foi a maior temperatura do Brasil registrada no dia.
Campo Grande bateu os 39,3ºC, com sensação térmica de 43,2ºC e umidade relativa do ar de 10% no mesmo dia.
A maior temperatura registrada em Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (22) foi em Água Clara. Os termômetros bateram 42,7ºC no município, com sensação térmica de 49ºC e umidade relativa do ar de 9%.
As maiores temperaturas registradas nesta terça-feira no Estado foram nos municípios de Três Lagoas 42,3ºC; Cassilândia 41,6ºC; Santa Rita do Pardo 41,5ºC; Ribas do Rio Pardo 41,4ºC; Coxim 40,5ºC e Rio Brilhante 40,4ºC.
Veja os memes mais curtidos e compartilhados nas redes sociais:
Segundo orientações do Ministério da Saúde, durante calor e tempo seco o cidadão deve:
- Beber dois litros de água por dia
- Evitar atividades físicas das 9h às 17h
- Umidificar o ambiente com toalha molhada ou balde de água
- Evitar exposição solar
- Hidratar a pele
- Evitar ambientes fechados
- Evitar uso de fogo
- Usar roupas claras
- Manter ventilação dentro de casa
A primavera começa hoje às 16h21min (horário de Brasília) nas 27 unidades federativas do Brasil.
É a estação do ano de transição entre o inverno e o verão. Os dias serão mais longos e noites mais curtas. A primavera nunca ocorre ao mesmo tempo em dois hemisférios.
A primavera em Mato Grosso do Sul será quente e pouco chuvosa, de acordo com prognóstico divulgado por Abrahão.
Previsão do tempo
A previsão para esta semana é de temperaturas elevadas, baixa umidade relativa do ar e predomínio de sol em Mato Grosso do Sul, de acordo com prognóstico do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec).
As temperaturas devem variar entre 35ºC e 40ºC em grande parte de Mato Grosso do Sul durante a semana. O sol brilha forte em todo do Estado e não há previsão de chuva.
O calorão de 40ºC, tempo seco e baixa umidade relativa de ar deve perdurar até a próxima sexta-feira (24) em Mato Grosso do Sul, de acordo com o meteorologista do Inmet, Francisco de Assis.
Áreas de nebulosidade atingem as regiões sul e nordeste de Mato Grosso do Sul na sexta-feira à noite, e deve se estender para as demais regiões a partir de sábado (25).
Há previsão de acumulados de 10mm no próximo domingo (26). Temperaturas devem cair de 40ºC para 32ºC com o acumulado previsto para o fim de semana.
Além disso, deve haver elevação nos níveis de umidade relativa do ar e melhora na qualidade do ar.




