Cidades

câncer na laringe

Pacientes que perderam a voz recebem laringe eletrônica para falar

Aparelho permite que pessoas mudas voltem a falar e se comunicar por meio da reprodução da fala a partir da produção de vibração pelo aparelho, que é transmitida através dos tecidos externos do pescoço ou bochecha

Continue lendo...

Pacientes mudos, sem voz por conta do câncer na laringe, receberam o aparelho Provox Electrolaryn, popularmente conhecido como laringe eletrônica, na manhã desta quinta-feira (7), no Hospital de Câncer Alfredo Abrão (HCAA), localizado na avenida Marechal Rondon, número 1053, Centro, em Campo Grande.

O aparelho permite que pessoas mudas voltem a falar e se comunicar por meio da reprodução da fala a partir da produção de vibração pelo aparelho, que é transmitida através dos tecidos externos do pescoço ou bochecha.

O dispositivo é destinado para pacientes laringectomizados, que são aqueles em que houve a necessidade de remoção total ou parcial da laringe para tratar câncer de pescoço/laringe, afetando a voz totalmente ou parcialmente.

O aparato é portátil e recarregável. Para utilizá-lo, basta encostá-lo no pescoço, mais especificamente na altura da garganta, e falar. A voz sairá pelo aparelho.

Cada aparelho custa R$ 6 mil, mas, no Estado, foram entregues gratuitamente para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) do Hospital do Câncer.

O aparelho foi entregue pela primeira vez na história de Mato Grosso do Sul em julho de 2023, no Hospital do Câncer. Esta já é a segunda entrega. A fila de pacientes atual é de 25 pacientes e o objetivo é entregar para todos.

De acordo com o fonoaudiólogo, Anderson Borges de Carvalho, a voz que o aparelho transmite é robotizada.

“A laringe eletrônica funciona como se fosse um amplificador, tem uma base que quando o paciente encosta na pele do pescoço, região próxima ao queixo, e ele movimenta a boca, o aparelho amplifica o som, tanto que sai um som metalizado. A laringe eletrônica é conhecida como fala de robô. Com o avanço da tecnologia, estão quase se aproximando da voz humana, permitindo que tenha controle da tonalidade, como voz grave e voz aguda”, explicou.

Darci Pinto de Melo, de 72 anos, descobriu câncer na laringe há dois anos, perdeu a voz e ganhou a laringe eletrônica nesta quinta-feira (7). Sua filha, a auxiliar adminstrativa, Roseli Melo Moreira, comemora a vitória da mãe. 

“É uma conquista muito grande para ela poder ter a liberdade de falar novamente. Foi uma mudança muito difícil. E agora podendo se comunicar é uma benção muito grande. Agora eu creio que daqui pra frente será só sucesso. Vai ser muito boa a evolução dela. Ela tá bem feliz”, comemorou, emocionada.

De acordo com o HCAA, 510 novos casos de câncer na tireoide, laringe e cavidade oral foram registrados em 2023 em Mato Grosso do Sul, sendo 180 de câncer de cavidade oral, 190 de câncer de tireoide e 140 de câncer de laringe.

Cidades

Filhotes de onça são avistados em estrada de MS; veja vídeo

Os dois filhotes não se intimidaram com a presença do veículo e chegaram a se aproximar

15/11/2024 16h00

Crédito: Panorama do MS

Continue Lendo...

Dois homens tiveram que interromper o percurso ao avistarem filhotes de onça-pintada na MS-489, em Naviraí (MS).

O encontro com o maior felino das Américas foi registrado na estrada entre o município e o distrito do Porto Caiuá, nas proximidades da Fazenda Branca.

Enquanto faziam a filmagem, mesmo com o motor do carro ligado, as oncinhas não se intimidaram e se aproximaram lentamente do veículo; posteriormente, terminaram deitando-se na estrada.

Em dado momento, um deles sugere: “Vamos desligar o carro para ver?” e parte a desconfiança: “E se não pegar?” — referindo-se à possibilidade de o veículo não voltar a funcionar.

Eles também brincam sobre descer para ver os filhotes, ao que um deles chega a afirmar: “Elas vão correr”.

É importante ressaltar que, apesar de serem filhotes, os animais são selvagens, e o mais prudente é manter distância, não sair do veículo e evitar movimentos bruscos.

O site Panorama MS relatou que, com base em informações de moradores da região, a filmagem ocorreu em Mato Grosso do Sul. Os autores do vídeo foram encontrados e confirmaram que o encontro realmente aconteceu.

“É notícia verdadeira. Uma maravilha para a fauna naviraiense e resultado de ações de preservação ambiental”, disse um deles.

 

 

 

Assine o Correio do Estado

Educação Superior

IFMS abre vagas para mestrado gratuito em Campo Grande

São vagas para a área de Educação Profissional e Tecnológica. Confira dicas para fazer a inscrição no processo seletivo

15/11/2024 15h45

Divulgação/IFMS

Continue Lendo...

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para a seleção no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

São 16 vagas, e o curso será oferecido em Campo Grande. Cabe ressaltar que o processo seguirá o previsto em lei com relação aos estudantes cotistas.

Para participar, basta ter um diploma de nível superior em curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Após realizar a inscrição, o interessado fará um exame que será aplicado no dia 23 de fevereiro de 2025.

 

Saiba como se inscrever

A inscrição pode ser feita até 20 de dezembro por meio do sistema da instituição (https://profept.selecao.net.br/informacoes/11). A taxa é de R$ 160.

Quem pode solicitar isenção?

  • Candidatos inscritos no Cadastro Único
  • Membros de famílias de baixa renda

O prazo para solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição vai até o dia 18 de novembro. O procedimento deve ser consultado no edital da seleção.

Processo de seleção

Os candidatos realizarão uma prova com 50 questões de múltipla escolha, que abordarão os seguintes temas:

  • Bases conceituais e históricas da Educação Profissional e Tecnológica
  • Metodologias de pesquisa
  • Teorias e práticas de ensino e aprendizagem

Ao participar da prova, o candidato deve escolher uma das linhas de pesquisa do programa:

  • Linha 1: Práticas educativas em Educação Profissional e Tecnológica
  • Linha 2: Organização e memórias de espaços pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica

As referências bibliográficas para preparação podem ser conferidas clicando aqui.

Aulas

As aulas do ProfEPT no instituto serão realizadas no Campus Campo Grande, toda segunda-feira, nos períodos matutino e vespertino.

Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito pelo e-mail do IFMS: [email protected]. Mais informações estão disponíveis na página do curso por meio do link: (https://www.ifms.edu.br/campi/campus-campo-grande/cursos/pos-graduacao/mestrado-em-educacao-profissional-e-tecnologica).

Cronograma

  • Processo de inscrição: até 20 de dezembro
  • Pedido de isenção da taxa: até 18 de novembro
  • Aplicação do exame: 23 de fevereiro de 2025
  • Divulgação do resultado: 18 de março
  • Início do ano letivo: previsão para 4 de março

Confira o Edital
 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).