A Organização Não Governamental Ação Familiar Cristã recebeu a visita do padre suíço Josef Rosenast. A cada três anos, ele visita Dourados para acompanhar os projetos desenvolvidos pela entidade que atende cerca de 130 crianças.
Durante a visita, o padre celebrou uma missa de ação e graças pelos 23 anos da Ação Familiar e aproveitou para comemora os seus 68 anos de vida, além do septuagésimo aniversário da presidente e fundadora da entidade, Maria de Lourdes Batista Alves.
A presidente da Ação Familiar, Maria de Lourdes Batista Alves, ressaltou a importância da visita do padre que desenvolve na Suíça o Projeto Dourados. A iniciativa criada há quase vinte anos arrecada recursos que garantem o desenvolvimento do projeto.
Maria de Lourdes, afirmou que a Ação Familiar Cristã tem como objetivo o fortalecimento de vínculo familiar e comunitário com o oferecimento de oficinas de cidadania, de informática, trabalhos manuais, panificação, trabalhos recicláveis, música, dança e capoeira.
As crianças, segundo Lourdes, recebem almoço e jantar na entidade com cardápio balanceado feito pela nutricionista. “Temos a equipe técnica Assistente social e psicóloga para trabalhar no fortalecimento de vínculo familiar”, ressaltou.
O padre suíço esteve em Dourados pela primeira vez há dezesseis anos quando conheceu pessoalmente ações do Projeto Viver e Aprender que já recebia recursos dos católicos suíços.
Os recursos enviados anualmente por Josef Rosenast além de manter o projeto possibilitou, segundo Maria de Lourdes, a construção de um anexo e a instalação de uma padaria que produz pães usados nos lanches da entidade e garante a formação profissional de muitos adolescentes.
Joseph destacou que apoia a entidade há muitos anos através de campanhas realizadas entre fiéis de sua igreja na Suíça. Na sua avaliação, houve um grande avanço no projeto.
“O dinheiro enviado à entidade está sendo muito bem aproveitado. Sinto-me feliz e honrado em poder dar apoio a esta entidade, através das campanhas de arrecadação de verbas realizadas na Suíça”, disse ele, lembrando que “o projeto visa passar a ideia de aprendizagem para o jovem levar para casa e praticar com os pais, pois o objetivo é ensinar a pescar”.
A entidade está localizada na Rua Vereador Sinésio de Matos no Jardim dos Estados, atende a comunidade carente de 17 bairros e conta com apoio de várias entidades como o Rotary Clube e com recursos da partilha do Fundo Municipal de Assistência social.


