Após morrer e deixar cerca de 30 mil pessoas sem energia elétrica na madrugada da última segunda-feira (05), o homem carbonizado em uma subestação da Energisa na Vila Progresso, na região central Campo Grande, foi identificado pela perícia como Jorge Hermenegildo Staskowian Júnior.
Segundo informações repassadas pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, na manhã de hoje (06), a perícia conseguiu identificar a identidade de Jorge Hermenegildo - que faleceu aos 35 anos - nesta terça-feira, já que seu corpo carbonizado não tinha as digitais preservadas e precisou ser levado ao Instituto de Medicina e Odontologia Legal (Imol).
Ainda na tarde de ontem também a polícia havia confirmado que Jorge invadiu a subestação para furtar fiação, já que abriu um buraco na grade e precisou romper a concertina de segurança.
Seu corpo foi encontrado bem próximo aos alimentadores de 13.300 volts, com a ocorrência registrada como "furto qualificado com destruição ou rompimento de obstáculo, na forma tentada, morte a esclarecer e dano qualificado"
Também, como ressalta a polícia Civil em nota, Jorge Hermenegildo acumulou diversas passagens durante seus 35 anos, sendo algumas por furto; furto qualificado; porte de drogas para consumo e tráfico de entorpecentes.
Relembre
Na madrugada de segunda-feira (05) cerca de 30 mil imóveis ficaram sem energia. A causa, uma explosão seguida de incêndio em uma subestação de energia.
Relatos dos locais indicam que a explosão aconteceu por volta de 04h30, seguida de um forte clarão e incêndio que dava para ser visto a quilômetros de distância.
Em decorrência desse problema, não só o centro de Campo Grande foi afetado, como também várias regiões da cidade registraram oscilações, além de quedas parciais e momentâneas no abastecimento de energia residencial.
Por meio de nota a concessionária de energia - que não informou o valor do prejuízo - citou que o fornecimento de energia já estava estabelecido por volta de 06h30.
"A Energisa lamenta o ocorrido e abrirá investigação para apuração dos fatos através dos órgãos competentes. A concessionária informa ainda que houve interrupção de energia na região, sendo totalmente restabelecida às 6h36 de hoje", expõe.
Além disso, o Conselho Regional dos Técnicos Industriais visitou a subestação que explodiu e pegou fogo, segundo Fernando Pulcherio - coordenador de fiscalização do conselho (CRT 01) - para "acompanhar o andamento dos reparos da subestação e a certificação do local".
**(Colaboraram Neri Kaspary e Laura Brasil)




