A Polícia Federal (PF) indiciou 36 pessoas, entre elas o vereador Carlos Bolsonaro e o deputado federal Alexandre Ramagem, no inquérito que investiga a atuação paralela da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo de Bolsonaro. À época, Ramagem era o diretor-geral da Abin.
Entre os indiciados também está a cúpula atual da Abin, que tem Luiz Fernando Corrêa como diretor-geral. Com isso, a PF concluiu e enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o inquérito da chamada “Abin Paralela”.
O principal alvo da investigação é o uso da Abin para monitorar ilegalmente autoridades públicas durante o governo Bolsonaro.
De acordo com a PF, policiais e delegados da corporação que estavam cedidos à Abin, além de servidores do órgão, teriam participado de uma organização criminosa para cumprir ações ilegais de espionagem.
Durante a apuração, os investigadores da PF descobriram que foi realizada uma ação para obtenção de informações sigilosas de autoridades do Paraguai envolvidas nas negociações do contrato de energia da usina hidrelétrica de Itaipu, operada pelos dois países.
O ex-presidente Jair Bolsonaro não foi indiciado, mas segundo o G1, a PF considerou que há indícios do crime de organização criminosa e indicou a responsabilidade dele no relatório. Ainda segundo a PF, ele tinha conhecimento do esquema e era o principal beneficiário.
Alexandre Ramagem não comentou o indiciamento, mas já negou anteriormente a existência do esquema. Carlos Bolsonaro se manifestou nas redes sociais e alegou que a operação da PF tem motivação política, visando as eleições de 2026.
A Abin afirmou que não vai se manifestar sobre os indiciamentos.
Em abril, o diretor-geral da agência publicou uma nota em que dizia estar à disposição das autoridades competentes para prestar quaisquer esclarecimentos, seja no âmbito administrativo, civil ou criminal.
Entre os indiciados estão:
- Carlos Nantes Bolsonaro
- Luciana de Almeida
- Alexandre Ramagem Rodrigues
- Felipe Arlotta Freitas
- Henrique César Prado Zordan
- Alexandre Ramalho Dias Ferreira
- Luiz Felipe Barros Felix
- Carlos Magno de Deus Rodrigues
- Marcelo Araújo Bormevet
- Giancarlo Gomes Rodrigues
- Frank Márcio de Oliveira
- Carlos Afonso Gomes Coelho
- Paulo Maurício Fortunato Pinto
- Erinton Lincoln Torres Pompeu
- Paulo Magno de Melo Rodrigues Alves
- Marcelo Furtado
- Luiz Gustavo da Silva Mota
- Alexandre de Oliveira Pasiani
- José Matheus Salles Barros
- Mateus de Carvalho Sposito
- Richards Dyer Pozzer
- Daniel Ribeiro Lemos
- Rogério Beraldo de Almeida
- Alan Oleskoviz
- Ricardo Wright Minussi
- Rodrigo Colli
- Luiz Fernando Correa
- Alessandro Moretti
- Luiz Carlos Nobrega Nelson
- José Fernando Moraes Chuy
* Matéria atualizada às 19h39 para correção de informação
* Com Agência Brasil




