Cidades

Cidades

PM que arremessou rapaz de ponte responderá por tentativa de homicídio

Outros seis policiais envolvidos na ocorrência vão responder por lesão corporal, peculato culposo e prevaricação

Continue lendo...

A Corregedoria da Polícia Militar indiciou por tentativa de homicídio o policial que arremessou um homem de uma ponte na zona sul da capital paulista, em 1º de dezembro, durante abordagem policial.

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP) informou que o Inquérito Policial Militar (IMP) foi relatado ao Tribunal de Justiça Militar.

Outros seis policiais envolvidos na ocorrência vão responder por lesão corporal, peculato culposo e prevaricação. Eles permanecem afastados de suas funções, segundo a secretaria. O soldado que jogou o rapaz da ponte está preso no Presídio Militar Romão Gomes desde o dia 5.

“Durante as investigações, a Corregedoria da PM colheu o depoimento dos militares e individualizou a conduta de cada um. Em 4 de dezembro, a Corregedoria da PM representou pela prisão de um dos policiais que aparecia nas imagens arremessando o homem”, disse, em nota, a SSP. O pedido de prisão foi aceito pela Justiça Militar no dia seguinte. 

O caso também é investigado em inquérito pela Polícia Civil, por meio da Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco) da 2ª Seccional. Os policiais respondem ainda na esfera administrativa, que apura a conduta dos envolvidos.

Histórico

A ação do soldado Luan Felipe Alves Pereira, no bairro Cidade Adhemar, foi flagrada em vídeo no qual se observa o policial segurando o homem pela camiseta, se aproximando da beirada e jogando o rapaz no rio.

Os policiais, na ocasião, disseram ter dado ordem para que duas pessoas, em uma motocicleta, parassem para averiguação. Como a dupla se recusou a parar, iniciou-se uma perseguição. Um rapaz foi detido e o outro, já dominado pelos policiais, foi jogado de cima da ponte por um policial. Segundo testemunhas, ele sobreviveu com ferimentos.

Todos os policiais envolvidos pertencem ao 24º Batalhão da PM, em Diadema, na região metropolitana de São Paulo. Eles usavam câmeras corporais, cujas imagens serão utilizadas nas averiguações sobre a ação.

Previsão do tempo

Confira a previsão do tempo para o final de semana em Campo Grande e demais regiões de MS

Verão inicia com chuvas e calor por todo o MS

20/12/2024 04h30

Calor poderá prevalecer neste verão, mas MS deverá voltar a registrar volume de chuva significativo

Calor poderá prevalecer neste verão, mas MS deverá voltar a registrar volume de chuva significativo Foto: Gerson Oliveira

Continue Lendo...

A previsão indica mudanças no tempo em Mato Grosso do Sul após uma semana de tempo estável no estado. A formação de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre Argentina/Paraguai aliado a um cavado meteorológico deixa o tempo mais instável, principalmente no sul e sudoeste do MS entre quinta (19) e sexta-feira (20).

Há possibilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada, e, pontualmente, podem ocorrer chuvas de intensidade forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Além disso, os acumulados de chuvas podem ultrapassar os 40 mm/24h. Essa situação meteorológica ocorre devido ao intenso transporte de calor e umidade, aliado a atuação do sistema de baixa pressão atmosférica. Aliado a estes sistemas, o deslocamento de um cavado em médios níveis da atmosfera e a aproximação e avanço de uma frente fria favorecem a formação de instabilidades atmosféricas no estado de Mato Grosso do Sul.

Os ventos atuam do quadrante norte (norte/noroeste) com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

Confira abaixo a previsão do tempo para cada região do estado: 

  • Para Campo Grande, estão previstas temperaturas mínimas de 22°C e 23°C e máximas de 28°C e 29°C. Chove durante todo o final de semana.
  • A região do Pantanal deve registrar temperaturas mínimas de 24ºC e 25°C e máximas entre 29°C e 33°C. Chove durante todo o final de semana.
  • Em Porto Murtinho são esperadas mínimas de 24°C e máximas de 33ºC e 35°C. Chove durante todo o final de semana.
  • O Norte do estado deve registrar temperaturas mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 29°C e 32°C. Chove durante todo o final de semana. 
  • As cidades da região do Bolsão, no leste do estado, terão temperaturas mínimas entre 23°C e 25°C e máximas entre 29°C e 33°C. Chove durante todo o final de semana.
  • Anaurilândia terá mínimas de 23°C e máximas de 31°C e 32°C. Chove durante todo o final de semana.
  • A região da Grande Dourados deve registrar mínimas de 22°C e máximas de 30°C e 32°C. Chove durante todo o final de semana.
  • Estão previstas para Ponta Porã temperaturas mínimas de 21°C e 22°C e máximas entre 27°C e 30°C. Chove sexta e domingo.
  • Já a região de Iguatemi terá temperatura mínimas de 21°C e 22°C e máximas de 29°C e 32°C. Chove na sexta-feira.

Assine o Correio do Estado

Cidades

Campanha nacional recupera mais de 2,6 mil celulares roubados

Iniciativa é da Operação Mobile, do Ministério da Justiça

19/12/2024 23h00

Continue Lendo...

Uma campanha de notificação eletrônica motivou mais de 2,6 mil pessoas que estavam em posse de telefones celulares furtados ou roubados a entregarem os aparelhos espontaneamente à Polícia Civil, em 11 das 27 unidades federativas.

Os 2.606 aparelhos recuperados entre novembro e a primeira quinzena de dezembro deste ano serão agora devolvidos aos seus donos originais.

As intimações para a devolução voluntária de aparelhos adquiridos irregularmente foram enviadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por WhatsApp, no âmbito da Operação Mobile, coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (Concpc).

“Essa operação tem o intuito de incentivar as pessoas que tiveram os celulares roubados a procurarem uma delegacia para registrar a ocorrência”, disse a presidente do conselho e delegada-geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Brito, em nota. 

Segundo ela, o objetivo da iniciativa é desestimular o comércio ilegal de telefones celulares no país.

“Cada celular tem um número de identificação único e global, chamado Imei [do inglês, Identidade Internacional de Equipamento Móvel]. Com esse número nós conseguimos recuperar o celular. É preciso que as pessoas entendam que não se deve comprar um celular sem nota fiscal, pois essas compras incentivam os roubos”, disse Heloísa.

Também em nota, o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos de Almeida Neto, explicou que a Operação Mobile foi uma oportunidade para testar o Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares, inspirado em uma iniciativa do governo do Piauí que, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública e especialistas, contribuiu para reduzir expressivamente o roubo e furto de aparelhos no estado.

“A operação foi uma oportunidade para podermos validar as ações do protocolo nacional e evoluirmos no sentido de expandir a estratégia investigativa para o âmbito nacional”, comentou o secretário.

Ainda de acordo com o ministério, a Operação Mobile foi uma primeira oportunidade para os 11 estados que integram o grupo de trabalho criado no início de agosto, com a missão de elaborar o protocolo e aplicar pela primeira vez, o protótipo do programa baseado na experiência piauiense. 

Integram o grupo o Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).