Em cumprimento de combate ao tráfico internacional de pessoas, a Polícia Federal, deflagrou a operação Tembiguairamo e resgatou trabalhadores que eram mantidos em situação análoga à escravidão.
Durante a ação foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e quatro trabalhadores encontrados em situação precária foram resgatados pelos agentes na área rural de Forte Coimbra.
Além dos agentes da PF, servidores do Ministério Público do Trabalho e Emprego, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, participaram da operação nesta terça-feira (6), em uma região próxima à tríplice fronteira com o Paraguai e Bolívia.
Trabalhadores
Os quatro trabalhadores resgatados são estrangeiros, foram encontrados em situação de abrigo precário em meio a mata, sem a menor possibilidade de deixar o local.
Ainda, conforme divulgado pela Polícia Federal, a propriedade foi alvo de denúncias.
O caso segue sendo investigado e os agentes de segurança não descartaram que outras operações ocorram para inibir situações análogas à escravidão.
Mandados
Os mandados de busca e apreensão foram emitidos pela 1ª Vara Federal de Corumbá. Os agentes e servidores tiveram auxílio de uma aeronave da Coordenação Geral de Policiamento Aéreo da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul.
Como denunciar
O Governo Federal possui três canais de denúncia ligados ao Ministério do Trabalho:
- Sistema Ipê Trabalho Escravo;
- Aplicativo Pardal MPT, do Ministério Público do Trabalho.
Também é possível realizar o alerta por meio do Disque 100, órgão ligado ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.