Na tarde desta quarta-feira (23), a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes assinou a sanção da Lei Complementar 955/25, que garante reposicionamento para que os Guardas Civis Metropolitanos tenham as melhorias previstas em plano de carreiras, com segurança jurídica ao benefício.
A proposta foi aprovada na Câmara de Vereadores no dia 8 de abril, em única discussão, em regime de urgência, por unanimidade, e promove alterações na Lei Complementar nº 358, que dispõe sobre a carreira, a organização, o plano de cargos, o sistema remuneratório, o regime de trabalho, e os direitos funcionais da Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande.
Conforme o documento assinado, o reajuste será de R$ 1.900, dividido em cinco parcelas de R$ 380, que serão pagas de maneira gradativa nos meses de abril, junho, setembro, dezembro de 2025, e o último pagamento em fevereiro de 2026. Ao final do escalonamento, haverá o reposicionamento na carreira para Guarda Civil Metropolitano Classe Especial e Inspetor Terceira Classe. A partir de março de 2026, conforme o projeto, também se inicia o processo de promoção.
Além disso, de acordo com a proposta aprovada na Casa de Leis, inicialmente a promoção beneficiaria apenas 400 guardas, entretanto, no ato de assinatura da sanção, Adriane anunciou que 900 dos 1248 guardas serão beneficiados. "Os outros 348 são os alunos que ainda estão em curso de formação e ainda não estão aptos para receberem a promoção", explicou ela.
Também estiveram presentes na assinatura, o vereador André Salineiro, o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Papy, o secretário de Segurança e Defesa Social de Campo Grande (MS), Anderson Gonzaga da Silva Assis e o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Campo Grande, Hudson Bonfim.
Na ocasião, Hudson afirmou que a sanção da lei foi um grande passo para a valorização dos trabalhadores da segurança pública de Campo Grande. "Campo Grande tem sido considerado, né, uma das capitais, mais de 500 militares mais seguras do Brasil e a guarda civil vem desenvolvendo esse trabalho, que foi reconhecido pela prefeita Adriane Lopes, que se preocupa com a segurança e com a valorização dos profissionais", disse.
Ainda destacando Campo Grande como uma Capital de referência no que se trata de segurança pública, a prefeita Adriane Lopes lembrou das melhorias nesse cenário desde que assumiu a gestão. "Temos uma onda escolar, que é que é exemplo de trabalho prestado nas escolas do município, além de 220 câmeras de monitoramento de última geração, espalhadas pela cidade", afirmou.
CURSO DE FORMAÇÃO
Para a imprensa, a prefeita Adriane Lopes destacou que esse foi um avanço significativo na valorização dos guardas civis metropolitanos de Campo Grande e afirmou que ainda esse ano está previsto um novo curso de formação para novos profissionais comporem esse quadro.
"Essa pauta tem sido de relevância porque assim, a segurança da nossa cidade avança também, Hoje nós estamos avançando com a promoção de 900 guardas civis metropolitanos o que era muito aguardado por essa categoria, que não tinha aumento há três anos. Além disso, está previsto um novo curso de formação para os 130 remanescentes ainda para esse ano, tendo em vista que mesmo com os 1248 profissionais, ainda precisamos reforçar a segurança", salientou.


