Cidades

INFRAESTRUTURA

Prefeitura de Campo Grande quer tapar até 2 mil buracos por dia em força-tarefa

Os trabalhadores têm começado as obras nas primeiras horas da manhã para aproveitar o período sem chuva

Continue lendo...

A força-tarefa da Prefeitura Municipal de Campo Grande, que acontece por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos – (Sisep), para tapar os buracos espalhados em Campo Grande, pretende alcançar a média de 1,5 a 2 mil buracos tapados por dia.

Para alcançar esse número, os trabalhadores têm começado as obras nas primeiras horas da manhã, para aproveitar o período sem chuva. Nesta quinta-feira (17), pré-feriado, mesmo o Poder Executivo Municipal tendo decretado ponto facultativo, as equipes estão trabalhando simultaneamente nas sete regiões urbanas da Capital.

Os serviços desta quinta-feira foram realizados em vias importantes, como: Avenida Manoel da Costa Lima, Rua João Moraes Correa da Costa, Avenida Amaro Castro Lima, Rua Luís Bento, Rua Wagner Bortoto Garcia, Avenida Hiroshima, Avenida Aracruz, Rua Marques de Herval, Rua Bento Melchiades de Oliveira, Rua Hugo Borges Soares, Rua Cotegipe, Rua José Wilson Mangini Marques, Rua Ricardo Barbosa Arantes, Rua Jardim Silveira, Rua Tupiniquins, Rua Tupi, Avenida Quatro, Avenida José Pereira, Rua Campo Grande, Travessa Karin Bacha, Rua Guaporé, Rua Joana Irala, Rua Sotero Cardoso, Rua Tenente Antônio João Ribeiro, Rua Naim Mastoub, Rua Sargento Hércules Santos de Campos, Rua Jacuí, Rua Tamoio, Avenida Três Barras, Rua Antônio Francisco Lisboa, Rua Filomena Nascimento, Rua Joana Maria de Souza, Rua Amábile Tanache Cappi, Rua Padre Mussa Tuma, Rua São João Batista, Rua Atilio Banduci, Rua Izoleta Rosa da Cunha, Rua Aparecida Cavaleti Neves, Rua Frei Luiz Maria de Santana e Rua Eduardo Perez.

De acordo com a Sisep, a execução do trabalho depende das condições climáticas, e nos dias de chuva, os fiscais da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) avaliam previamente o estado do pavimento e autorizam a execução do serviço apenas quando possível seguir os protocolos técnicos, como a secagem e limpeza adequada da área antes da aplicação da nova capa asfáltica.

Conforme foi divulgado no início do mês pelo Correio do Estado, a equipe que efetua o serviço de tapa-buraco para a Prefeitura Municipal de Campo Grande, não estava conseguindo trabalhar de vido ao período chuvoso.

Entretanto, para a reportagem, a prefeita Adriane Lopes prometeu que a medida seria colocada em prática assim que as chuvas cessassem. “Se o buraco estiver com água, o solo todo encharcado e houver a execução do trabalho, esse trabalho vai ser perdido, com certeza, porque na próxima chuva vai ser levado”, disse a prefeita.

Essa foi a mesma justificativa da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), que informou que o serviço estava comprometido, devido ao solo úmido. “As precipitações intensas comprometem a execução dos serviços de zeladoria, especialmente o tapa-buracos, uma vez que a aplicação do material no solo úmido resulta em desperdício e ineficiência”, respondeu a Sisep, em nota.

Ainda conforme a secretaria, dentro do cronograma mensal da operação tapa buracos, são de 10 a 15 equipes empenhadas apenas na manutenção de vias.

rio apa

Caminhonete cai de balsa durante travessia a rio e motorista morre afogado

Homem embarcou veículo para atravessar de Caracol ao Paraguai e conseguiu sair do veículo após a queda, mas foi arrastado pela correnteza

21/12/2025 17h00

Caminhonete caiu de balsa durante travessia

Caminhonete caiu de balsa durante travessia Foto: Divulgação / Bombeiros

Continue Lendo...

Um homem de 42 anos, de nacionalidade paraguaia, morreu afogado durante a travessia de uma caminhonete por meio de balsa, no Rio Apa, em Caracol. O veículo caiu no rio e a vítima foi arrastada pelas águas. O acidente aconteceu na última sexta-feira (19) e o corpo da vítima foi encontrado na manhã deste domingo (21). 

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu na última sexta-feira homem estava dentro do veículo e o embarcou na balsa, para fazer a travessia que liga uma base do Exército Brasileiro a um destacamento do outro lado da margem, pertencente à Armada Paraguaia.

O veículo foi embarcado sem estar devidamente travado e, durante a travessia, caiu no rio. 

Já na água, a vítima conseguiu sair da caminhonete, mas não conseguiu retornar até a balsa, pois foi arrastado pela correnteza e desapareceu no rio.

O Corpo de Bombeiros iniciou as buscas no sábado (20). Equipe de mergulhadores de Campo Grande se até o local para ajudar no resgate.

A caminhonete foi localizada, retirada do rio e devolvida aos familiares ainda no sábado. Já o corpo da vítima foi encontrado na manhã deste domingo, a cerca de 1,5 km do ponto onde ocorreu o desaparecimento.

A balsa de travessia manual é utilizada para cruzar o rio Apa.

O Corpo de Bombeiros reforça a importância do cumprimento rigoroso dos procedimentos de segurança em travessias fluviais, a fim de prevenir acidentes dessa natureza.

As circunstâncias do incidente serão investigadas.

 

Economia

Procon de Campo Grande atendeu mais de 2,3 mil consumidores em 2025

Durante o ano, o órgão realizou 822 audiências de conciliação e 486 ações fiscalizatórias através de denúncias no canal 156

21/12/2025 16h30

Procon realizou ações em vários estabelecimentos da Capital

Procon realizou ações em vários estabelecimentos da Capital FOTO: Valdenir Rezende/Arquivo Correio do Estado

Continue Lendo...

Ao longo de 2025, 2.306 consumidores precisaram acionar o Procon Municipal de Campo Grande para receber desde orientações técnicas até formalização de reclamações. 

O balanço divulgado pelo órgão, ligado à Secretaria de Assistência Social (SAS) apontou que, destes atendimentos, 242 casos foram solucionados diretamente pelas notificações, sem a necessidade de abertura de um processo administrativo. Ao todo, foram realizadas 822 audiências de conciliação.

Através do canal 156, foram recebidas denúncias que resultaram em fiscalizações diretas e 486 ações fiscalizatórias. 

Além disso, foram fiscalizados supermercados, postos de gasolina, distribuidoras de combustível, lojas de suplementos, agências bancárias, óticas, pet shops e todos os shoppings da Capital. 

O superintendente do Procon Municipal, José Costa Neto, destacou que a gestão 2025 focou em equilibrar a fiscalização rigorosa e o empoderamento do consumidor. 

“O balanço de 2025 reflete um Procon cada vez mais presente no dia a dia de Campo Grande. Superamos a marca de 2.300 atendimentos priorizando a agilidade; resolver 242 casos apenas com notificações mostra que as empresas estão mais atentas ao peso do órgão. Mas o nosso maior legado este ano foi a prevenção. Quando monitoramos preços por quatro semanas antes da Black Friday ou levamos palestras de educação financeira aos bairros, estamos dando ao consumidor a ferramenta mais poderosa que existe: a informação. Nossa fiscalização, que percorreu desde os postos de combustível até todos os shoppings da capital, garante que as regras sejam cumpridas, mas é a educação do consumidor que transforma o mercado a longo prazo.”

Ações de fiscalização

O Procon intensificou o monitoramento em estabelecimentos de Campo Grande em datas estratégicas, marcadas por grande movimento. 

Na Black Friday, o órgão acompanhou o comportamento dos preços de 29 produtos em grandes lojas do Centro durante quatro semanas. 

Durante o dia das mães, as ações do Procon orientaram 462 consumidores. No Dia dos Pais, o foco foi no setor de serviços, resultando em visitas técnicas em 12 barbearias por toda a cidade. 

Educação Financeira

O setor de Projetos e Pesquisas do Procon levou 6 palestras orientativas por toda a Campo Grande, com temas cruciais como Educação Financeira e Prevenção de Golpes. 

No total, aproximadamente 500 consumidores participaram das palestras, fortalecendo a cultura do consumo consciente e seguro. 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).