A Prefeitura de Campo Grande, através do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), deu início à uma campanha de arrecadação de alimentos e itens básicos para ajudar as famílias da Comunidade do Mandela, localizada na saída para Cuiabá, que perderam suas casas em decorrência de um incêndio que atingiu o local nesta quinta-feira (16).
Entre os itens que podem ser doados estão: alimentos, materiais de higiene, fraldas descartáveis, água mineral, limpeza, roupas, colchão, enxoval de cama e de banho, materiais de construção, entre outros itens básicos.
As doações poderão ser entregues no FAC, localizado na Avenida Fabio Zahran, número 6000, no bairro Vila Carvalho, até a meia-noite desta quinta-feira (16), a partir das 7h30 da sexta-feira (17). Dependendo do volume de itens, o Fundo de Apoio à Comunidade possui equipes para buscar a doação, que podem ser acionadas através do telefone (67) 2020-1361.
Alojamento
A Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, informou que 50 barracas foram disponibilizadas pelo exército, e serão levadas aos moradores que oparam por se retirar do local atingido pelo incêndio.
Já as famílias que querem o acolhimento serão alojadas no CRAS e em uma estrutura que será mobilizada na escola mais próxima da comunidade.
"Nós temos 43 famílias que já aceitaram o acolhimento, as nossas equipes da Defesa Civil e da Guarda Civil Metropolitana vão ficar na comunidade, entendendo todo o processo, e tenho certeza que outras famílias também aceitarão o acolhimento", afirmou a Prefeita.
Atendimento
Ao Correio do Estado, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) informou que a equipe do CRAS Estrela do Sul, que atende a região da comunidade Mandela, está prestando os atendimentos às famílias atingidas pelo incêndio.
Além disso, a Prefeitura trabalha, junto às equipes da assistência social, para definir qual o melhor equipamento para abrigar as famílias que perderam suas casas.
A SAS reforça que os moradores que tiveram a casa atingida pelo incêndio também podem buscar ajuda e orientações direto no Cras Estrela do Sul, que fica na Av. Pref. Heráclito Diniz de Figueiredo, s/n - Conj. Res. Estrela do Sul.
Quanto à saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informou que as unidades próximas poderão dar assistência aos moradores, em caso de necessidade. A região onde está situada a comunidade é coberta pela USF Jardim Presidente, que está mobilizada para atender todos os residentes da Comunidade do Mandela.
A UPA Coronel Antonino e CRS Nova Bahia também estão disponíveis para encaminhamento em casos de maior complexidade. Há ainda às unidades básicas e de saúde da família, como a Clínica da Família Nova Lima e USF Nova Bahia que podem atender.
Nesta sexta-feira (17), pela manhã, as equipes da USF Presidente devem ir até a comunidade para oferecer atendimentos.
Entenda
No fim da manhã desta quinta-feira (16) um incêndio de grandes proporções destruiu mais de 80 barracos na Favela do Mandela. Conforme apurado pelo Correio do Estado, aproximadamente 186 famílias perderam seus lares e itens básicos nas chamas.
Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e enviaram quatro viaturas, além de uma de socorro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O incêndio pode ter sido provocado por um curto-circuito ou por uma pessoa, que teria ateado fogo em um barraco e acabou se espalhando para os outros, segundo informações do Corpo de Bombeiros.
"[A causa pode ter sido] ou curto-circuito, devido às ligações clandestinas de energia, ou algum usuário de drogas, porque disseram para a gente que um usuário de drogas colocou fogo em uma casa e aí espalhou, mas a gente não sabe se é verdade, é a informação que deram", afirmou o capitão do Corpo de Bombeiros, Alencar.




