Cidades

GESTÃO ALCIDES BERNAL

Prefeitura pede providências à Câmara sobre irregularidades

Prefeitura pede providências à Câmara sobre irregularidades

DA REDAÇÃO

26/05/2014 - 17h00
Continue lendo...

Pedido de instauração de procedimentos para apurar irregularidades na administração do prefeito cassado Alcides Bernal foi protocolado hoje (26) na Câmara Municipal pela Prefeitura de Campo Grande. As denúncias, formuladas no Ministério Público do Estado (MPE-MS) Tribunal de Contas são referentes a problemas na Fundação de Cultura e Secretaria de Saúde.

As medidas foram tomadas após determinação do prefeito Gilmar Olarte (PP), que no ato de sua posse este ano pediu um levantamento de cada secretaria, fundações e autarquias ligadas a Prefeitura, referente ao exercício de 2013 até março de 2014. Irregularidades em contratações, sumiço de documentos, falhas em procedimentos administrativos e compra de material desnecessário foram alguns pontos apresentados.

Cópias desses relatórios foram encaminhadas ao Legislativo no dia 22 de maio, última quinta-feira (22), levando-se em consideração o Artigo 51 da Lei Orgânica do Município de Campo Grande, que estabelece que a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial municipal de entidades da administração, quanto à legalidade, legitimidade e economicidade serão exercidas pela Câmara Municipal mediante controle externo e, considerando o Artigo 53 que estabelece que esse controle externo será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas do Estado.

O secretário municipal de Governo, Rodrigo Pimentel entende que o controle social exercido pela Câmara Municipal, Ministério Público e Tribunal de Contas “auxiliam no aprimoramento da gestão pública corrigindo os excessos e apresentado responsabilidades”. Para Pimentel, “cada situação apontada requer atenção dos parlamentares e do poder legislativo por conta da gravidade dos assuntos”, defende.

Cidades

Justiça determina que Facebook exclua fotos íntimas de mulher vítima do ex-companheiro

O homem criou um perfil fake para expor os nudes da mulher que procurou a Defensoria Pública do Estado

27/11/2024 17h15

Reprodução Instagram CVV

Continue Lendo...

Após determinação da Justiça, o Facebook removeu fotos íntimas de uma mulher que havia sido exposta pelo ex-companheiro. O prazo estipulado para remoção do conteúdo foi de 48 horas.

A mulher, que não teve a idade revelada, conseguiu, por meio da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, que as fotos fossem removidas da rede social.

O ex-companheiro criou um perfil falso no Facebook e publicou as imagens.

A vítima solicitou medidas protetivas e, na ocasião, foram determinadas restrições para evitar publicações em redes sociais que envolvessem o nome ou a imagem da mulher, assim como de seus familiares.

Mesmo com as restrições, o juízo não ordenou a remoção imediata das imagens.

“A mulher enfrentou sérios abalos emocionais e, inclusive, desenvolveu um quadro depressivo grave em razão da exposição de sua intimidade”, explicou a defensora.

Diante da situação, a mulher procurou a Defensoria Pública, que entrou com um pedido de urgência para a retirada das mídias do Facebook, por entender que as publicações configuravam abuso ou ofensa à honra da vítima.

O parecer também citou decisões anteriores, como o uso do sistema “notice and takedown”.

Por esse sistema, quando alguém avisa a plataforma de que o conteúdo é ilegal ou não respeita os direitos da comunidade, a rede social deve remover o conteúdo.

“A violência digital, caracterizada pelo uso de meios tecnológicos para cometer abusos, é uma extensão da violência doméstica, que busca desestabilizar emocionalmente a vítima”, pontuou a defensora.

Assine o Correio do Estado

Perigo

Inmet alerta para chuvas intensas e tempestade em MS

Previsão aponta ventos de até 100 km por hora

27/11/2024 16h30

Chuva e vento devem atingir boa parte do estado

Chuva e vento devem atingir boa parte do estado Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de "perigo" para Mato Grosso do Sul, indicando a possibilidade de tempestades e chuvas intensas a partir de hoje (27). O aviso faz parte de uma série de alertas que abrangem diversas regiões do país, com Mato Grosso do Sul sendo um dos estados mais afetados.

O alerta de "perigo" para o estado prevê chuvas com precipitações entre 30 e 60 mm por hora e ventos intensos que podem chegar a 100 km/h.

Essas condições meteorológicas gerar uma série de riscos potenciais, incluindo: cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Chuva e vento devem atingir boa parte do estado

Recomendações de segurança

Diante da gravidade da situação, o Inmet faz as seguintes recomendações aos moradores das áreas afetadas:

  • Evitar se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas
  • Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, quando possível

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).