Cidades

RIO BRILHANTE

PRF apreende 100 kg de agrotóxicos escondidos entre roupas contrabandeadas

Motorista de 41 anos apresentou CNH falsificada aos policiais

BÁRBARA CAVALCANTI

08/10/2017 - 13h45
Continue lendo...

Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 100 kg de agrotóxicos escondidos entre carga de roupas contrabandeadas neste sábado (7). O caso aconteceu na BR-163 no município de Rio Brilhante, região sul do estado.  

De acordo com a PRF, O veículo estava carregado com roupas do Paraguai, sem documentação legal. Escondido entre o vestuário, foram encontrados 100 pacotes de agrotóxicos sem rótulo, líquidos também contrabandeados, conforme confessou o motorista à polícia.  

Ainda de acordo com as informações policiais, o motorista de 41 anos do veículo de modelo VW Santana apresentou CHN falsa durante a abordagem. Os agentes ainda descobriram que o autor tinha um mandado de prisão em aberto expedido em São Paulo.  

O motorista foi preso e junto com a carga, o veículo e o documento falso, encaminhados à Polícia Federal do município de Dourados.  

125 ANOS

Aniversário de Campo Grande prevê público de até 20 mil pessoas

Tradicional data de 26 de agosto na Capital ainda será palco para a mais antiga prova de MS, Corrida do Facho, que antecede desfile cívico em celebração à Cidade Morena

25/08/2024 16h01

O desfile está marcado para começar pontualmente às 08h, com previsão de durar até 11h30

O desfile está marcado para começar pontualmente às 08h, com previsão de durar até 11h30 Paulo Ribas/Correio do Estado

Continue Lendo...

Junto do frio, que deve marcar presença no aniversário de 125 anos de Campo Grande, a prefeitura da Capital espera repetir o público do ano passado e reunir cerca de 20 mil pessoas para celebrar mais uma "primavera" da Cidade Morena, que ainda será palco para a tradicional Corrida do Facho que antecede o desfile cívico. 

Como bem abordado pelo Correio do Estado, para realizar o tradicional desfile cívico marcado para a segunda-feira (26), as interdições por Campo Grande começaram já no sábado (24), sendo que a 13 de maio é que abriga arquibancadas. 

Segundo o Executivo em nota, o desfile cívico de 125 anos da emancipação político-administrativa de Campo Grande prevê de aproximadamente vinte mil pessoas presentes para acompanhar a festa, mesma quantidade de público contabilizado nas celebrações do ano passado. 

Os desfiles, segundo a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), começam na Rua Barão do Rio Branco, com a "dispersão" das entidades acontecendo pela Rua 7 de setembro, sendo que o início está marcado para pontualmente às 08h, com previsão de durar até 11h30. 

Corrida do Facho

Antes das entidades e instituições tomarem as ruas, as vias da Cidade Morena serão palco para os tênis que todos os anos percorrem a mais antiga prova de Mato Grosso do Sul, a tradicional Corrida do Facho, que começa às 06h. 

Conforme a Fundação Municipal de Esportes (Funesp), que promove a prova anualmente, largada e chegada acontecem na Rua 13 de Maio, esquina com a Avenida Afonso Pena, local que também marca a entrega de bastões. 

Haverá controle de percurso da prova, feito por árbitros da Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul e fiscais de pista, sendo 10 equipes femininas e 11 masculinas competindo em Campo Grande. 

Convidadas pela própria organização do evento, os corredores masculinos têm prova de 10 voltas, o que compreende cerca de mil metros por atleta, sendo 10 mil corridos no total por cada equipe. 

Cada competidora feminina também percorrerá a distância de mil metros, sendo uma prova de cinco voltas que totalizam cinco mil metros de percurso pelas vias da Cidade Morena. 

Vale lembrar que a Corrida do Facho é composta por entidades militares e civis convidadas, sendo que os responsáveis pelas equipes (masculinas) "devem comparecer ao local de prova 30 minutos antes do início da corrida, para confirmação e conferência de documentos e adentrar a câmara de chamadas", expõe o Executivo.

Às seis horas da manhã está prevista para acontecer a largada da prova feminina, enquanto o início do percurso masculino fica marcado para uma hora depois, às 07h, com a seguinte premiação em cada categoria: 

Masculina

  1. 1° lugar - 1 troféu e 13 medalhas de ouro;
  2. 2° lugar - 1 troféu e 13 medalhas de prata;
  3. 3° lugar - 1 troféu e 13 medalhas de bronze.

Feminina 

  1. 1° lugar - 1 troféu e 8 medalhas de ouro;
  2. 2° lugar - 1 troféu e 8 medalhas de prata;
  3. 3° lugar - 1 troféu e 8 medalhas de bronze

Além da premiação normal, as respectivas equipes campeãs recebem  o troféu transitório com base nos seguintes critérios: 

  • 1º - Quem vencer deve colocar o troféu em disputa no ano seguinte 
  • 2º - Fica definitivamente com o troféu transitório, a equipe masculina e feminina que vencer a prova três anos consecutivos ou cinco anos alternados
  • 3º - Para computar vitórias da equipe de um ano para o outro, a entidade deverá se inscrever com o nome exatamente igual ao anterior, incluindo letras e/ou números.

Responsáveis e interessados podem sanar as dúvidas no portal municipal do regulamento, ou pelos telefones da Funesp: (67) 3314-3526 ou (67) 3314-3971.

 

Assine o Correio do Estado

EM EXPANSÃO

Rota Serra e Charme Paxixi impulsionam ecoturismo no berço do Pantanal

Região integra destinos turísticos em MS onde 83% das empresas atuam na visitação e exploração local

25/08/2024 15h30

Local é procurado por turistas para realização de ensaios fotográficos

Local é procurado por turistas para realização de ensaios fotográficos Reprodução/Top estúdio Fotografia

Continue Lendo...

Divulgada pelo Sebrae-MS nesta semana, a "Pesquisa Ecoar"  mostra que 83% das empresas atuam com ecoturismo em Mato Grosso do Sul. Com grande potencial de crescimento, o município de Camisão, na região de Aquidauana se destaca no segmento por oferecer atividades turísticas através da Rota Serra e Charme Paxixi. 

O cenário paradisíaco se divide entre a tranquilidade da vida no campo e opções de trilha, pesca esportiva, canoagem, boiacross, gastronomia regional, além do fomento à cultura sul-mato-grossense

Segundo a presidente do Associação dos Empreendimentos do Corredor Turístico Paxixi (Aecopaxi), Mirian Coura Aveiro, em pouco mais de um ano, as atividades tiveram grande expansão. 

"Neste ano, tivemos a primeira mostra de economia criativa do Paxixi. Nosso foco é trazer ecoturismo de sustentabilidade e preços acessíveis. Não podemos estar com um turismo que você precisa trabalhar o ano todo pra juntar dinheiro e viajar. Estamos pouco mais de uma hora de distância da Capital, bem pertinho e fácil de chegar", explica a gestora. 

Local é procurado por turistas para realização de ensaios fotográficos Estrada Parque ao lado do Rio Aquidauana - Foto: Álvaro Rezende 

A empresária veio para a região de Camisão com o objetivo de encontrar um espaço para a filha, recém formada em Agronomia, exercer a profissão e acabou permanecendo.

O hub turístico conta com o distrito de Camisão, Piraputanga, Aquidauana e Dois Irmãos do Buriti. Em julho do ano passado, um grupo com 13 empreendimentos foi formado e recebeu suporte técnico do Sebrae-MS.

Na ocasião, foram realizados aprimoramentos de técnicas culinárias e fortalecimento dos agentes de roteiro de turismo.

"Em um ano, já temos 213 leitos, 140 refeições dia e cerca de 100 pessoas vindo pra cá aos sábados e domingos. Após o mapeamento tivemos nossa primeira palestra. Havia necessidade de ter uma identidade e com a rota, vamos interligar os diferentes trechos do turismo. Teremos catálogos, identificação logística e outras opções que vão integrar os passeios turísticos", afirma. 

O levantamento "Ecoar" aponta que Brasil está em primeiro lugar no ranking de 50 países com maior potencial para o ecoturismo. O segmento representa em media 59,3% do faturamento das empresas do setor. 

Mato Grosso do Sul está em 3º lugar no ranking de estados que possuem mais empresas atuando expressivamente com ecoturismo com 83%. Em primeiro lugar vem Mato Grosso com 85,9% seguido do Maranhão, com 83,9%.

Em evento no espaço Terroir Pantanal, a diretora-técnica do Sebrae/MS,  Sandra Amarilha, falou sobre as empresa que atuam na região, sendo inédito o desenvolvimento. 

"Tem uma empresa aqui que faz queijo, que fornece matéria prima aos os empresários. São pequenos negócios locais, tem o doce que também é fornecido. Aqui está sendo construído um centro de comercialização que vai expor tudo que é produzido na região em um único lugar. Então, o turista que chegar, ele pode ir ali naquele comércio, que vai ter acesso aos produtos, aos restaurantes locais", detalha. 

Local é procurado por turistas para realização de ensaios fotográficos Divulgação da pesquisa Ecoar no Terroir Pantanal em Camisão - Foto: Sebrae-MS 

Sebrae-MS e a melhoria da Estradada Parque 

A estrada é composta por empresas ligadas ao turismo e a gastronomia como pousadas, pesqueiros, propriedades rurais, restaurantes e produções alimentícias locais. A rota traz a identificação dos espaços.

Neste ano, foram instaladas placas de sinalização que oficializam o destino ao longo da MS-345, apontando onde estão os empreendimentos participantes da iniciativa para os visitantes que vem conhecer a região ou estão de passagem, vindo de Campo Grande em direção a Bonito.

Ao todo, são 22 placas referentes aos estabelecimentos pertencentes à rota, sete placas de direção e três placas gerais de sinalização do destino.

Terroir Pantanal 

O distrito de Camisão, distante a 130 km de Campo Grande, inaugurou em 2023 um projeto pioneiro em Mato Grosso do Sul e no Pantanal: a primeira vinícola da região, chamada Terroir Pantanal. 

Além de oferecer vinhos para degustação, o espaço proporciona diversas experiências aos visitantes, como piqueniques, brunches, almoços harmonizados com vinhos brasileiros e passeios para explorar os vinhedos e trilhas da área.

As opções de passeios podem ser visualizadas pelo instagram: https://www.instagram.com/terroirpantanal/

Local é procurado por turistas para realização de ensaios fotográficos Destino turístico oferece experiência gastronômica com desgustação de vinhos - Foto: Divulgação/Terroir Pantanal

Inspira Ecoturismo

Em setembro, o Sebrae-MS vai promover o 'Inspira Ecoturismo', iniciativa que visa reconhecer nacionalmente as práticas do setor. O evento será entre os dias 10 a 14 em Bonito e outras regiões que contemplam a Serra da Bodoquena e o Pantanal. 

Durante a ação, os participantes terão a oportunidade de participar de palestras, painéis, salas temáticas e visitas técnicas, permitindo que empreendedores e gestores do setor se conectem, compartilhem conhecimentos e descubram práticas sustentáveis para aplicar em seus negócios. 

Assine o Correio do Estado 

 

 

 

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).