Por meio de denúncias, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS) autuou 17 agências bancárias em Campo Grande, ao constatar irregularidades que ferem o direito do consumidor.
Unidades da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Santander e Bradesco são os bancos autuados.
Excesso de espera em filas; ausência de senhas com horário de entrada e saída das agências e utilização de papel termossensível como comprovante de atendimento são algumas das irregularidades constatadas nos locais.
Além disso, a inexistência de medidas de combate à Covid-19 e ausência de atendimento prioritário também foram registrados nos locais.
A distribuição de senhas com horário de entrada e saída do estabelecimento é essencial para que o usuário avalie a demora.
Em uma unidade da Caixa Econômica, não havia bebedouro e instalações sanitárias para uso. Em outra do Banco do Brasil, servidores dificultaram a fiscalização do Procon.
No mês passado, nove agências bancárias também foram autuadas pelos mesmos motivos.
O superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão, alerta que é imprescindível que o consumidor continue denunciando formalmente casos em que se sinta prejudicado e afetado para que autoridades tomem medidas cabíveis.