Na última quinta-feira (05), os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande aprovaram o Projeto de Lei nº 11.437/24, para a criação da Casa do Autista, com uma série de profissionais para atendimento.
A proposta de autoria do vereador Junior Coringa, autoriza o Executivo a criar a Casa do Autista no Município de Campo Grande, destinada ao tratamento de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Conforme o texto, a intenção é que, no local, sejam oferecidas as seguintes modalidades:
- Neuropediatria;
- Terapia ocupacional;
- Fonoaudiologia;
- Fisioterapia;
- Psicologia;
- Nutricionista;
- Psicopedagogia;
- Serviço social.
Durante a sessão na qual o PL foi aprovado, o autor do projeto abordou a dificuldade enfrentada por pais e mães que não conseguem ter acesso a consultas com neuropediatra para seus filhos e, consequentemente, aos laudos que asseguram benefícios e acompanhamento profissional nas escolas.
“O município tem condições de fazer essa Casa do Autista e Campo Grande vai sair na frente. A prefeitura pode também criar convênio com ONGs para desenvolver o projeto”, afirmou Coringa.
Conforme o vereador, a proposta foi construída com base nas necessidades de famílias e pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Segundo Junior Coringa, a criação desse centro é um passo fundamental para garantir tratamento digno, acompanhamento contínuo e qualidade de vida para as pessoas com autismo e suas famílias.
“Esse projeto nasceu do diálogo com as mães atípicas e com as famílias que lutam todos os dias para garantir o básico para seus filhos. Damos um passo concreto em direção a uma Campo Grande mais inclusiva e acolhedora”, destacou o vereador.
Com a aprovação na Câmara Municipal de Campo Grande, o próximo passo é aguardar a sanção do Poder Executivo Municipal.


