Clique aqui e veja as últimas notícias!

MORTALIDADE

Saiba quais são as piores pandemias da história

Peste Negra, Cólera, Varíola, Gripe Espanhola, Gripe Suína e Covid-19 são pandemias que marcaram o mundo
17/02/2021 09:18 - Naiara Camargo


Atualmente, a humanidade vive a pandemia do novo coronavírus ou Covid-19. De 1º de dezembro de 2019 até o momento, 109.491.385 pessoas já foram infecatadas pelo vírus e 2.418.543 já morreram vítimas da doença.

Em tempo recorde de fabricação na história da humanidade, já existe vacina para a enfermidade. Inclusive, já há mais pessoas vacinados (177.940.478 ) do que infectadas no mundo, desde o início da pandemia. 

Últimas notícias

Entende-se por "pandemia" uma doença que assola todo o planeta Terra, ao mesmo tempo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), para haver uma pandemia, e necessário que:

  • Haja uma doença na população;
  • A doença infecte humanos;
  • A doença se espalhe facilmente entre humanos.

Porém, a pandemia da Covid-19 não é a única da história, também houve outras, conheça:

Peste Negra ou Bubônica

Com início em 1348, na Europa, a Peste Negra matou cerca de ¼ da população europeia da época. Foi uma das maiores “varreduras” demográficas da história. Recebe este nome pois causava manchas negras na pele, além de bulbos, que são inchaços infecciosos na região da axila, virilha e pescoço. 

Ratos e pulgas eram os transmissores da doença. Porém, no auge da pandemia, a contaminação também se dava pelo ar. Pinturas da época medieval expressavam “danças macabras e de mortes”, em que pessoas dançavam juntas à esqueletos para representar a tragédia provocada pela pandemia.

"Pensando em estimativas de mortes, diria que a peste bubônica que assolou a Europa no século XIV foi a mais agressiva", opina o professor de história graduado pela UFMS, Henry Guimarães.

"Os números variam muito, alguns historiadores estimam uma perca de 75 a 200 milhões de vidas, chegando a ceifar 1/3 da população mundial à época", acrescenta.