A primeira semana de maio promete ser quente e com tempo firme em Campo Grande. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), entre os dias 5 a 9 de maio, a capital sul-mato-grossense terá predomínio de sol, poucas nuvens e poucas chances de chuva. Esse tempo é resultado da atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que mantém o ar mais seco e inibe a formação de nuvens.
Na segunda-feira (5), ainda há chance de pancadas de chuva isoladas, especialmente nas regiões oeste e sudoeste do estado. No entanto, a tendência para os próximos dias é de tempo estável e seco.
As temperaturas seguem altas em Campo Grande, onde as mínimas devem ficar entre 20°C e 22°C, enquanto as máximas devem variar de 31°C a 33°C. A umidade relativa do ar fica em níveis baixos, entre 25% e 45%, o que exige atenção redobrada com hidratação e exposição ao sol.
Em relação ao vento, terá uma variação entre 30 e 50 km/h. Em alguns momentos, podem ocorrer rajadas mais fortes, acima desse valor, principalmente durante a tarde.
Outono
O outono de 2025 começou no dia 20 de março e vai até 20 de junho. É uma estação de transição entre o verão chuvoso e o inverno seco, quando as temperaturas costumam cair aos poucos e as chuvas diminuem. Além disso, os dias ficam mais curtos, a umidade relativa do ar baixa gradualmente e há mais chance de fenômenos como nevoeiros, geadas e friagens.
Mas, para este ano, a previsão é de um outono mais seco e quente do que o normal. De acordo com modelos climáticos analisados pelo CEMTEC-MS e pelo Copernicus (serviço europeu de monitoramento do clima), há uma tendência de chuvas abaixo da média histórica entre abril e junho, principalmente no oeste e sudeste de Mato Grosso do Sul.
Em relação às temperaturas, a previsão é de que o trimestre abril-maio-junho tenha médias acima do normal em todo o estado - incluindo Campo Grande. Ou seja, o calor deve persistir, com períodos de céu limpo e ausência de chuvas.
Mesmo com a previsão de neutralidade do fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS), os modelos indicam que isso não deve impedir a influência de outras condições atmosféricas que favorecem esse padrão de calor prolongado e clima seco.
Cuidados
Diante do cenário previsto, é importante que a população redobre os cuidados com a exposição ao sol e os impactos do tempo seco. O INMET faz algumas orientações:
- Beba bastante água ao longo do dia;
- Evite se expor ao sol entre 10h e 16h;
- Use protetor solar e roupas leves;
- Atenção redobrada com idosos, crianças e pessoas com problemas respiratórios.


