Cidades

Cidades

SEMED abre processo seletivo com salário de R$ 2,5 mil

As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de novembro de forma on-line e sem custo

Continue lendo...

Boa notícia para os educadores ! A Prefeitura de Campo Grande abriu processo seletivo para contratação temporária de assistente educacional inclusivo. Ao todo são 200 vagas com salário de R$ 2,5 mil por 40h trabalhadas.

As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de novembro somente on-line e sem custo. Poderão se inscrever no Processo Seletivo Simplificado de Assistente Educacional Inclusivo para atuar nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS, os profissionais que:

  • Formação Específica no Curso de Magistério ou Normal Médio (Curso Técnico Profissionalizante), para contratação de pessoal para substituição de vacâncias ocorridas na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS, com vistas ao atendimento aos alunos com deficiência.
  • Identificar-se com o aprendente e com a dimensão da proposta de atuação da função de Assistente Educacional Inclusivo.
  • Ter disponibilidade de participar dos encontros de formação continuada, palestras, fóruns, cursos e encontros oferecidos pela Divisão de Educação Especial/DEE/SUPED/ SEMED.
  • Estar disposto a atualizar e ampliar seus conhecimentos em conteúdos específicos da atuação intracurricular e adquirir domínio das diferentes tecnologias de informação, comunicação alternativa/aumentativa e tecnologia assistiva, para melhor atender aos alunos.

 
Vale lembrar que das vagas oferecidas no presente processo seletivo, 10% serão reservadas aos candidatos negros, 5% aos candidatos indígenas e 5% para candidatos PcD (pessoa com deficiência). A contratação tem duração de 12 meses, mas pode ser prorrogada. 

O Assistente Educacional Inclusivo é o profissional que atua na sala de aula do ensino comum e apoia o professor regente quando há aluno público-alvo da educação especial incluso, em todas as etapas e modalidades, nas unidades de ensino da REME.

Também deverá oferecer apoio pedagógico e atuará no contexto da classe do ensino comum, promovendo
o acesso dos alunos com deficiência ao conhecimento, conteúdos curriculares e acesso a todas as atividades didático-pedagógicas escolares

E, por fim, auxiliar no apoio e atendimento às necessidades específicas dos alunos que apresentam dificuldades de locomoção, higiene, alimentação e/ou com alterações qualitativas de suas interações sociais e de interesse que requeiram o uso da tecnologia assistiva e/ou comunicação alternativa/aumentativa, os quais são público-alvo da Educação Especial, matriculados no ensino comum das Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino/REME.

Confira o edital completo abaixo: 

Assine o Correio do Estado 

INVESTIGADA

Quem é a douradense suspeita de chefiar rede de prostituição internacional

Rebeka Episcopo, mais conhecida como DJ Beka, teve sua prisão decretada pela justiça portuguesa na semana passada, por exploração sexual e suspeita de aliciar mulheres no Brasil

09/04/2025 10h15

DJ Beka, nascida em Dourados, é suspeita de chefiar rede de prostituição em Portugal

DJ Beka, nascida em Dourados, é suspeita de chefiar rede de prostituição em Portugal Foto: Reprodução/Instagram

Continue Lendo...

Na última semana, a Polícia de Segurança Pública de Portugal prendeu a douradense Rebeka Episcopo, conhecida como DJ Beka, suspeita de chefiar uma rede de prostituição de luxo.

Segundo reportagem do UOL, Rebeka foi modelo internacional durante boa parte da carreira, mas se lançou como DJ e produtora musical durante a pandemia da Covid-19. Na sua nova profissão, baseou sua imagem em “empoderamento feminino, espiritualidade e sucesso internacional”, se descrevendo como uma girl boss, ou seja, quando uma mulher se opõe ao mundo empresarial dominado pelos homens.

Em entrevistas, ela disse já ter morado em cidades famosas mundialmente, como Bali, Milão, Paris, Barcelona e Atenas. Nos últimos anos, presidia quatro clubes na capital portuguesa, Lisboa, e era fundadora da produtora Adoya, festas com foco em sonoridades afro house - subgênero da house music que mistura elementos da cultura africana com a house tradicional - e organic - que se caracteriza por um som harmonioso e relaxante.

Para reforçar essa imagem que tanto falava, postava no Instagram, onde tem 65 mil seguidores, “bastidores de eventos, frases inspiradoras e registros sensuais nos ambientes dos spas”. Para a revista Rolling Stones África, ela afirmava ser uma artista conectada às raízes afro-latinas, incorporando o idioma iorubá - língua da família nigero-congolesa, falada na África Ocidental e no Brasil - e elementos de tradições africanas em sua música.

Além da sua produtora, foi veiculado que Rebeka era empresária em duas unidades de nuru, uma massagem corpo-a-corpo cheia de sensualidade realizada entre duas pessoas com um exclusivo tipo de gel. Foram nesses estabelecimentos que as suspeitas da Polícia começaram.

Segundo Carina Alves, responsável pelas investigações do caso, as investigações duraram cerca de dois anos até a deflagração da operação, denominada como Last Massage (do português, última massagem).

“O crime foi descoberto depois de mais de dois anos de investigação sobre uma suspeita que caía sobre dois spas. Somente depois de dois anos conseguimos identificar a natureza do crime que elas praticavam e ambas respondem por lenocínio, já que tinham uma espécie de sociedade”, afirmou a comissária.

Lenocínio “consiste em tirar proveito da prostituição alheia, participando direta ou indiretamente de seus lucros, ou fazendo-se sustentar, no todo ou em parte, por quem a exerça”. Ainda, ela também é suspeita de sonegação contra o sistema previdenciário de Portugal.

Além dela, a curitibana Jacimara Berwig, apontada como braço esquerdo no esquema, também foi presa. Durante a operação, a Polícia encontrou 107 mil euros em dinheiro vivo, uma pistola calibre 22, duas espingardas, munições, celulares, computadores e tablets, cumprindo 17 mandados de busca e apreensão em imóveis relacionados ao grupo criminoso.

Nos documentos confiscados pela justiça, ficou comprovado que as mulheres que trabalhavam nos estabelecimentos empresariados por Rebeka não tinham registro legal. Ainda, há suspeita da rede aliciar mulheres no Brasil, que iriam até a Europa para “trabalhar” para a DJ.

Assine o Correio do Estado

INTERIOR

Com mais de 90 mm, chuva causa estragos em Coxim

Precipitação levou água para dentro da casa de moradores e aumentou buraco na obra de uma das principais avenidas do município

09/04/2025 09h45

Obra de manutenção na Avenida Mato Grosso do Sul ficou ainda maior e acabou interditando a via

Obra de manutenção na Avenida Mato Grosso do Sul ficou ainda maior e acabou interditando a via Reprodução/Pref.Coxim

Continue Lendo...

Na região norte de Mato Grosso do Sul, o município de Coxim registrou mais de 90 milímetros de chuva entre esta terça e quarta-feira (08 e 09 de abril), Fenômeno que deixou rastro de destruição na cidade, mas que por outro lado pode trazer um respiro para a situação do Rio Paraguai. 

Longe cerca de 252 quilômetros de Campo Grande, o município viu a chuva que caía passar de 81 milímetros na terça-feira (08), o que segundo o Executivo em nota já foi suficiente para causa alagamentos e estragos em diversas regiões da cidade. 

Dados divulgados pelo meteorologista Natalio Abrahão mostram que, entre ontem e hoje, Coxim registrou um total de 92,2 milímetros de chuva, sendo o município com maior volume de chuva na região norte, enquanto Corguinho, Rio Verde e Chapadão do Sul não passaram de 30 mm até às duas horas desta terça. 

Toda essa chuva foi suficiente para agravar uma cratera em uma das principais avenidas de Coxim, a obra de manutenção na Avenida Mato Grosso do Sul que ficou ainda maior e acabou interditando a via, segundo o prefeito Edilson Magro e o secretário de Obras, Ivaldo Lopes. 

Obra de manutenção na Avenida Mato Grosso do Sul ficou ainda maior e acabou interditando a viaReprodução/Prefeitura/Coxim 

"As obras na avenida eram necessárias e estavam em andamento, mas, devido à chuva, tivemos que suspender temporariamente os serviços", disse Ivaldo após visita aos pontos prejudicados. 

Dos locais mais afetados, eles apontam para a região central da cidade, além do bairro Jardim Alvorada e o Piracema, próximo da extensão da Escola Marechal Rondon, pontos onde a água chegou a invadir casas. 

Rios e chuva

No norte de Mato Grosso do Sul fica localizado o Rio Coxim, afluente do rio Taquari que faz parte da Bacia do Rio Paraguai e alimenta uma área considerável da planície no Pantanal. 

Apesar de certa regularidade neste ano, o nível do rio em Coxim esteve abaixo da média histórica no período recente entre os meses de fevereiro e março, com acumulado do mês passado sendo de 144,4 milímetros em nove dias com chuva, diante de uma média histórica de 122 mm. 

Sobre o nível dos rios, o monitoramento por boletim por parte do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul - com base em dados do Sistema HIDRO, mantido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) - indica um volume que chama atenção. 

Nessa cota em centímetros, da estação do Rio Taquari em Coxim, é levantado ainda um sinal de alerta pela permanência acima de 5%. 

Vale lembrar que, a chamada escassez hídrica afeta diversas partes de Mato Grosso do Sul com o passar dos anos, prejudicando a navegabilidade e o transporte de minérios pelo Rio Paraguai, por exemplo, ainda que a chuva vista em Coxim não resolva diretamente esse problema nos próximos dias. 

Em números absolutos, dados consolidados da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq) mostram queda de mais da metade do volume transportado pelo Rio Paraguai entre 2023 e 2024, de 7,91 milhões de toneladas para apenas 3,31 milhões no ano passado. 

Na atividade mineradora, por exemplo, pelos períodos características por cheia e escassez é comum uma retomada de embarques por volta do segundo mês a cada ano, o que não aconteceu em 2024 já que tais serviços só foram retomados em abril para uma nova paralisação acontecendo em setembro, dois meses antes do previsto 

Todos esses percalços resultaram, por exemplo, na queda de 16,3% do valor em royalties arrecadados com mineração em 2024 por Mato Grosso do Sul. 
 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).