Cidades

RIOS

Situação do Rio Miranda ainda continua alarmante em Mato Grosso do Sul

A cheia atual já é a 6ª maior nos últimos 57 anos, de acordo com o Imasul

Continue lendo...

Embora o nível do Rio Miranda tenha diminuído nos últimos dias, a situação nas estações Estrada MT-738 (em Nioaque) e Miranda, ainda é crítica e continua sob alerta.

No último sábado (30), o nível de água da estação telemétrica Estrada MT-738 chegou a 6,93m.

Últimas Notícias

Já ontem (31), no mesmo local, a altura do rio atingiu os 6,86m. Hoje (1º), está em 4,81m.

Na estação telemétrica de Miranda, o Rio Miranda alcançou 7,63m no sábado. Já no domingo, atingiu 7,6m. Hoje, está em 7,46m.

Os dados são do Boletim Diário do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL).

O Rio Miranda transbordou no último dia 28, deixando 25 famílias desabrigadas. Edson Moraes, prefeito da cidade, decretou situação de emergência.

De acordo com Estação Meteorológica da Uniderp, em janeiro choveu cerca de 260mm na cidade, enquanto o esperado para o mês todo era de 197,7mm.

Outros rios

O Rio Taquari estava sob em alerta até ontem, quando registrou o nível de 4,05m. Hoje, sua situação está normal, em 3,96m.

A situação do Rio Aquidauana também estava alarmante. Na última segunda-feira (25), a estação telemétrica da cidade de Aquidauana registrava 6,41m.

No sábado, 4,47m e ontem 4,12m. Hoje está em 4,03m. Já o nível do rio no distrito de Palmeiras, hoje, está em 2,61m, normal. 

O Rio Paraguai está em situação de normalidade. Em Ládario, seu nível no sábado era de 1,36m. Ontem, 1,38m. E hoje também está em 1,38m.

A estação telemétrica de Porto Esperança no Rio Paraguai apontava em 30 de janeiro a altura de 1m. Ontem, 1,01m e hoje 1,03m.

Já na estação telemétrica de Porto Murtinho, hoje, o nível do Rio Paraguai atinge 2,96m. Ontem alcançou 2,98m e hoje está em 3,04m. 

O Rio Piquiri, na divisa com o estado de Mato Grosso, atinge hoje a altura de 4,04m. Ontem, alcançou 3,99m e anteontem 3,93m.

Previsão do tempo para os próximos dias 

De acordo com o merceologista Natálio Abrahão, hoje chove em Miranda e em Aquidauana e pelo menos até a próxima quarta feira (3), chuvas isoladas entre começo da tarde e noite devem ocorrer nessas regiões.

De acordo com o Climatempo, hoje (1), a mínima em Corumbá será de 25ºC, e a máxima de 35ºC e pode chover 6mm. Já na terça, a mínima será de 24ºC, e a máxima de 36ºC, com previsão de chuva de 5mm. 

Hoje, a mínima em Aquidauana será de 24ºC, e a máxima de 35ºC e pode chover 10mm. Já na terça, a mínima será de 23ºC, e a máxima de 36ºC e deve chover cerca de 5mm. 

Hoje, a mínima em Miranda será de 25ºC, e a máxima de 35ºC, com previsão de chuva de 6mm. Já na terça, a mínima será de 25ºC, e a máxima de 36ºC e pode chover 5mm.

Chuvarada

Em Miranda choveu cerca de 260mm em janeiro, sendo que o esperando para o mês era de 197,7mm.

Em Aquidauana, só no mês passado, choveu 305,4mm. O esperado era de 197,5 para janeiro todo.

Em Corumbá choveu 557,4mm só no primeiro mês do ano. O esperado para a cidade era de 145,4mm.

Verão

O verão é umas das quatro estações do ano. Compreende os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março.

Suas principais características são chuvas recorrentes, tempo úmido, calor e dias mais longos. No Brasil, o verão começou em 21 de dezembro de 2020 e vai até 20 de março deste ano.

Deve-se tomar cuidados em casos de tempo adverso nesta época do ano por conta da chuva forte.

Recomendações em casos de tempo adverso, segundo o CEMTEC

  • Em caso de chuva: não enfrentar pontos de alagamento ou enxurradas; procurar rotas alternativas no trânsito e dirigir devagar;
  • Em caso de raio: evitar locais abertos; não ficar debaixo de árvores; não ficar próximo a cercas de metal; ficar calçado e desligar eletroeletrônicos da tomada;
  • Em caso de granizo: deve-se tomar cuidado no deslocamento após chuva de granizo, pois o chão fica escorregadio.

Assine o Correio do Estado 

ALERTA

OMS emite alerta sobre falsificação de medicamento usado no tratamento do câncer de mama

De acordo com a OMS, os medicamentos falsificados foram identificados em países da África, do Mediterrâneo Oriental e da Europa

16/12/2025 19h00

O remédio, apresentado em cápsulas, é utilizado no tratamento do câncer de mama em estágio avançado

O remédio, apresentado em cápsulas, é utilizado no tratamento do câncer de mama em estágio avançado Divulgação

Continue Lendo...

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre a circulação de versões falsificadas do medicamento palbociclibe, comercializado sob o nome Ibrance.

O remédio, apresentado em cápsulas, é utilizado no tratamento do câncer de mama em estágio avançado.

De acordo com a OMS, os medicamentos falsificados foram identificados em países da África, do Mediterrâneo Oriental e da Europa.

Ao todo, nove lotes do produto foram relatados à organização em novembro deste ano, com registros na Costa do Marfim, Egito, Líbano, Líbia e Turquia.

Segundo o comunicado, os produtos falsificados foram oferecidos aos consumidores por meio de plataformas online e também encontrados em farmácias dessas regiões.

Fabricado pela Pfizer, o Ibrance tem alto custo. No Brasil, conforme dados da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), a menor dosagem do medicamento pode chegar a R$ 10.182.

Lotes falsificados

Os lotes confirmados como falsificados são: FS5173, GS4328, LV1850 e TS2190.

Já os lotes considerados suspeitos, ou seja, possivelmente falsificados, são: GK2981, GR6491, GT5817, HJ8710 e HJ8715.

A OMS classifica esses medicamentos como falsificados por apresentarem, de forma enganosa, informações sobre identidade, composição e origem.

Testes realizados pela Pfizer indicaram que as amostras analisadas não continham nenhum princípio ativo farmacêutico.

Além disso, foram identificadas discrepâncias nas embalagens. Alguns produtos falsificados chegaram a utilizar números de lote legítimos, mas apresentavam anomalias na embalagem, na serialização e na impressão das cápsulas.

Riscos e recomendações

De acordo com a OMS, o uso de medicamentos falsificados, como no caso do Ibrance, pode resultar em falha no tratamento, progressão descontrolada do câncer e aumento do risco de morte devido à ausência de efeito terapêutico.

A organização orienta que profissionais de saúde comuniquem quaisquer reações adversas inesperadas, ausência de resposta ao tratamento ou defeitos de qualidade às autoridades regulatórias nacionais ou aos sistemas locais de farmacovigilância. Em caso de identificação de lotes suspeitos ou falsificados, a recomendação é notificar a OMS.
 

Cidades

Veículos batem de frente e três pessoas da mesma família morrem na BR-267

Motorista de um Virtus tentou fazer uma ultrapassagem, quando colidiu de frente com um Corolla; todas as vítimas estavam no veículo atingido

16/12/2025 18h36

Veículos bateram de frente e três pessoas da mesma família morreram

Veículos bateram de frente e três pessoas da mesma família morreram Foto: Divulgação / PRF

Continue Lendo...

Três pessoas morreram em um acidente envolvendo dois carros de passeio, na manhã desta terça-feira (16), na BR-267, em Nova Alvorada do Sul. O acidente aconteceu durante uma tentativa de ultrapassagem.

De acordo com informações da PRF, um veículo Toyota Corolla, com placas de São Miguel de Guaporé (RO), seguia no sentido Nova Alvorada do Sul a Distrito de Casa Verde, enquanto um Virtus, com placas de Três Lagoas, seguida no sentido contrário.

Na altura do km 177, os veículos bateram de frente. Segundo testemunhas, o Virtus teria tentado fazer uma ultrapassagem e acabou colidindo com o Corolla.

Com o impacto da batida, duas passageiras no Corolla, de 55 e 73 anos, morreram na hora. Um outro passageiro, de 74 anos, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu posteriormente no hospital. O motorista, de 53 anos, não teve ferimentos graves.

Conforme informações, as vítimas eram a esposa, pai e mãe do motorista.

No Virtus estavam o condutor e um passageiro, de 42 e 37 anos, respectivamente. Ambos tiveram lesões consideradas leves e foram encaminhados ao hospital em Nova Andradina, mas não correm risco de morte.

Ainda segundo a PRF, foi realizado o teste do bafômetro nos motoristas, com resultado negativo para alcoolemia em ambos.

Informações preliminares são de que a família que estava no Corolla saiu de Rondônia para visitar familiares no interior de São Paulo.

Durante os trabalhos de resgate e perícia, parte da pista ficou interditada. As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.

Outro acidente com duas mortes

Na madrugada desta terça-feira (16), outro acidente deixou duas pessoas mortas e três feridas, na BR-158, em Três Lagoas.

Conforme reportagem do Correio do Estado, Fernanda Taina Costa da Silva, de 28 anos, conduzia um Fiat Palio, e Fernando Marconi Ramos, de 27 anos, trabalhava como moto-entregador. Ambos colidiram em ua região conhecida como anel viário Samir Tomé.

No Palio conduzido, além da motorista estavam três crianças, de 9 anos, 5 anos e nove meses, que tiveram de ser levadas ao Hospital Regional, mas o estado de saúde de todas era considerado estável. As três estavam no banco traseiro e as duas maiores estavam conscientes e orientadas.

Imagens divulgadas pelo site 24hnewsms mostram que a motocicleta atingiu a parte frontal do veículo e o piloto acabou sendo jogado sobre o para-brisa, do lado da condutora.

Embora não haja testemunhas, os policiais que atenderam à ocorrência constataram sinais de frenagem da moto, que a moto seguia pelo anel viário no sentido ao shopping Três Lagoas, quando foi atingida frontalmente pelo carro, que teria invadido a pista contrária por motivos ainda ignorados. 

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).