As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul já afetaram mais de 6 mil animais. Devido a situação de emergência, em Campo Grande, várias empresas e instituições se mobilizaram a fim de receber doações para serem enviadas à região sul do país.
A Superintendência de Política Integrada de Proteção da Vida Animal (Suprova), vinculada à Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), recebeu na segunda-feira (6), um pedido de ajuda do Departamento de Defesa e Proteção da Vida Animal, para auxiliar no resgate de animais, vítimas das enchentes.
O superintendente Carlos Eduardo Rodrigues organiza a ida de uma equipe para a próxima semana a Canoas (RS), para levar doações e efetuar os resgates de animais. Ele convoca toda a população de Campo Grande para efetuar doações de alimentos, cobertores e materiais de primeiros socorros. “Nós precisamos de toda a ajuda para que a gente consiga disseminar a mensagem que nós estamos descendo e do que pediram para a gente levar”.
Entre os principais itens estão alimentos para todos os tipos, não apenas cachorros e gatos, mas principalmente para equinos e bovinos, além de cobertores, roupinhas de frio para pet e água mineral.
Na segunda-feira (6), foi montado o grupo Força Tarefa de Resgate Técnico de Animais de Mato Grosso do Sul, composto por várias entidades governamentais, lideradas pelo Gretap - Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal - que envolve o Cras, Secretaria do Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros e diversos outros.
“Eles que vão para a linha de resgate e também nós conseguimos dois barcos pelo Cras, nós vamos levar barcos a motor para ajudar na intensificação do resgate desses animais. Nós estamos organizando para ir na próxima semana, mas tudo depende das doações que nós vamos receber. De toda forma, a organização já está feita, e nós já estamos com uma pré-data para a semana que vem”, informou o Superintendente.
Em Campo Grande, diversas empresas já se mobilizaram para arrecadar esses itens, além destes pontos de coleta, a voluntária Adriana Brito também está à disposição para buscar as doações.
“Se alguém quer e pode doar e não tem como ir até um ponto de coleta, eu como tenho um carro e faço meu horário de trabalho, posso ir até quem quer ajudar e fazer essa ponte, estamos orientando também que se a pessoa quer comprar algo para que nós possamos ir buscar, que não compre, ao invés disso faça o pix pra alguma das vaquinhas responsáveis que estão direcionando para lá”, informou.
Para quem precisar entrar em contato com a Adriana, o telefone é (67) 99649-8318.
As empresas responsáveis pela coleta são:
Natural Pet
O que doar: ração, roupinhas de frio para pets e cobertinhas
Endereço: Rua Estevão de Mendonça, 642 - Vila Nasser
Horário: segunda à sexta, 08h-17h
Fadas da Castração
O que doar: alimentos não perecíveis e ração para cães e gatos
Endereço: Avenida Centáurea, 272
A empresa também se coloca à disposição para buscar os itens.
Dog In Box
O que doar: ração, roupinhas de frio para pets e cobertinhas
Endereços:
- Rua Rui Barbosa, 1187 (seg à sexta 07h30-19h30 / sáb 07h30-17h)
- Av. Ceará, 1534 (seg à sáb 07h30-21h / dom 8h-18h)
- Av. Três Barras, 1086 (seg à sexta 07h30-21h / sáb 07h30-20h / dom 8h-16h)
(àqueles que comprarem na loja para as doações, terão 25% de desconto)

Funcionários da Santa Casa fizeram manifestação ontem pedindo o pagamento do 13º salário - Foto: Marcelo Victor


