Cidades

Cidades

STF autoriza Chiquinho Brazão a deixar prisão em Campo Grande para exame

Acusado de ser o mandante da morte da vereadora Marielle Franco, Brazão poderá sair apenas para o realizar exame cardíaco, também em Campo Grande, e retornar

Continue lendo...

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou nessa quinta-feira (2) o deputado federal do Rio de Janeiro Chiquinho Brazão, sem partido, a sair da prisão para fazer um exame cardíaco.

Acusado de ser o mandante da morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, Brazão poderá fazer o exame em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Ele está preso na Penitenciária Federal da cidade. O cardiologista deverá ser indicado pelo deputado.

Pela decisão de Moraes, a defesa deverá informar data, hora e local do exame com cinco dias de antecedência para que a escolta, que será feita pela Polícia Federal, possa ser organizada. 

Em dezembro, a defesa pediu que Chiquinho Brazão fosse colocado em prisão domiciliar, mas a Procuradoria-Geral da República discordou.

Acusados como mandantes dos assassinatos de Marielle e Anderson, os irmãos Chiquinho e Domingos Brazão, que é conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, são réus em uma ação penal que corre no Supremo Tribunal Federal por causa do foro privilegiado de Chiquinho.

Na Câmara dos Deputados, um processo que pede a cassação do mandato de Chiquinho Brazão teve decisão favorável do Conselho de Ética; e aguarda votação no plenário da casa.

Já os ex-sargentos da Polícia Militar do Rio de Janeiro Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz, acusados pelos assassinatos da vereadora e do motorista, já foram julgados e condenados.

Cidades

Prefeita em MS tem casa alvejada por tiros durante esta madrugada

Os projéteis atingiram o portão da residência, carro, banheiro e um dos quartos; ainda não se sabe a motivação do ataque, nem possíveis autores

05/01/2025 14h00

Prefeita tem casa alvejada por tiros durante a madrugada

Prefeita tem casa alvejada por tiros durante a madrugada Reprodução

Continue Lendo...

A casa da prefeita do município de Coronel Sapucaia, Niágara Kraievski (PP) foi alvejada por 15 disparos de arma de fogo, durante a madrugada deste sábado (04). No momento do atentado, a família da prefeita estava dormindo e todos acordaram com o barulho dos tiros

Em vídeo divulgado nas redes sociais, a chefe do Executivo, que tomou posse no início deste ano, disse que não houveram feridos e não irá se intimidar. Os projéteis atingiram o portão da residência, carro, banheiro e um dos quartos.

“As autoridades competentes já estão investigando o caso. Eu acredito na Justiça e tenho certeza que será solucionado. Sou uma pessoa de bem, nunca procurei ter inimigos, e nenhuma família de Coronel Sapucaia merece passar por isso”, declarou a prefeita por meio de vídeo, na tarde de sábado. 

 

 

De acordo com informações iniciais, o atentado aconteceu por volta das 2h da madrugada. Estavam na residência, Niágara, seu marido e suas duas filhas, de 21 e 6 anos. Ainda conforme relatos, foi possível ouvir o barulho de uma moto deixando o local após os disparos. 

Niágara Kraievski foi eleita prefeita de Coronel Sapucaia em 6 de outubro de 2024, conquistando 4.310 votos, o que corresponde a 42,10% dos votos válidos. Ela assumiu o cargo em 1º de janeiro de 2025, tendo como vice-prefeito Carlos Magno, conhecido como "Carlão", filiado ao União Brasil.  

Em 2017, Niágara foi vítima de um atentado no dia 24 de agosto, quando exercia o cargo de vereadora. Na ocasião, sua residência foi alvejada por disparos de pistola calibre 9 milímetros.

 

Cidades

Matrículas de aprovados na 1ª chamada do IFMS começam na próxima semana

Aprovados nesta fase do certame podem se matricular, de forma online, entre os dias 13 e 17 deste mês

05/01/2025 12h30

Divulgação/IFMS

Continue Lendo...

Os aprovados na 1ª chamada do Sistema de Seleção 2025 do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) podem se matricular, de forma online, entre os dias 13 e 17 deste mês. A aprovação permite o ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Com o edital de aprovados nesta fase divulgado em dezembro último, foram convocados os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas para o campus/curso/turnos escolhidos, observando-se os critérios de reserva de vagas para ação afirmativa (cotas) e a ordem de classificação.

Ao todo são oferecidas 1.760 vagas em 11 opções de cursos, nas cidades de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. As aulas começam em março de 2025.

Cursos ofertados nas áreas de Edificação; Informática; Eletrotécnica; Administração; Mecânica; Metalurgia; Agropecuária; Desenvolvimento de Sistemas; Informática para Internet; Agricultura e Alimentos.

Realizado em outubro último, o exame contou com 30 questões de múltipla escolha, sendo 10 de Língua Portuguesa, 10 de Matemática e outras 10 de conhecimentos gerais.

Conforme o IFMS, é importante ter atenção com a lista dos documentos dispostos no edital que deverão ser anexados ao sistema de matrícula.

A lista com os aprovados em 2ª chamada será divulgada no próximo dia 24 deste mês, com matrículas marcadas entre os dias 27 e 30 seguinte.

Assine o Correio do Estado
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).