Esportes

luto no esporte

Referência do judô local e nacional, sensei Alessandro Nascimento morre em Campo Grande

Conhecido como Buiú, ele era um ícone do judô estadual e deixa um grande legado como atleta e treinador

Continue lendo...

Uma das referências do judô sul-mato-grossense, técnico da Federação de Judô de Mato Grosso do Sul (FJMS), Alessandro Nascimento, conhecido como Buiú, morreu na tarde desta segunda-feira (26), em Campo Grande.

Segundo informações da família, Buiú estava internado na Santa Casa desde o dia 25 de abril, devido a complicações de saúde após uma cirurgia e enfrentando pancreatite.

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) comunica o falecimento do sensei e ressaltou a importância dele para a modalidade. "Alessandro construiu uma trajetória exemplar no esporte", diz a nota.

Alessandro iniciou no judô aos 10 anos, por meio de um projeto social e, desde então, dedicou sua vida à modalidade como atleta, treinador e formador de judocas, entre eles, sua filha, Aléxia Vitória Nascimento, multicampeã e destaque da nova geração.,

Segundo a CBJ, em 2022, ele recebeu o 6º dan e a honraria da faixa coral, reconhecimento máximo da sua trajetória, ética e contribuição ao judô brasileiro.

"Seu legado é marcado não apenas pelas conquistas nas competições, mas também pelo compromisso com a formação de novos atletas, paixão pelo ensino e pela promoção dos valores do judô", dia a confederação.

A Federação de Judô de Mato Grosso do Sul (FJMS) também emitiu nota de pesar.

"Atleta dedicado, técnico exemplar e grande liderança no judô sul-mato-grossense e nacional, Buiú foi presidente da Associação Atlética Judô Futuro, e teve uma trajetória marcada por conquistas e representações internacionais, levando o nome do Brasil aos tatames do mundo com honra e dedicação", diz a nota.

 Ainda segundo a federação, Buiú deixa um grande legado para o judô sul-mato-grossense, tanto como competidor, quanto de dedicação a formação de atletas.

"Seu carisma, alegria e compromisso com os valores do esporte permanecerão vivos na memória de todos aqueles que tiveram a honra de conhecê-lo e caminhar ao seu lado", acrescenta a FJMS.

Legado

Buiú é pai e treinador da judoca sul-mato-grossende Alexia Vitoria Nascimento, campeã brasileira e pan-americana de judô.

Nascida e criada em Campo Grande, ela iniciou na modalidade devido às influências do pai Alessandro Nascimento.

Aléxia estava junto com a delegação brasileira na Olimpíada de Tóquio 2021, no Japão, onde integrou a equipe de apoio do time olímpico de judô, que brigou por medalhas nos tatames.

Ela estava na disputa por uma vaga nas Olimpíadas de Paris 2024, mas uma lesão no joelho a deixou de fora.

Futebol

Aníbal Moreno de saída do Palmeiras? Entenda como atleta perdeu espaço no time de Abel Ferreira

Com a camisa do Palmeiras, Aníbal marcou quatro gols, deu quatro assistências em 117 paridas e foi campeão do Paulistão em 2024

19/12/2025 23h00

Divulgação

Continue Lendo...

O volante Aníbal Moreno pode estar de saída do Palmeiras.

Depois de um 2025 de altos e baixos, o jogador, de 26 anos, interessa ao River Plate, que chegou a fazer sondagens pelo atleta, segundo informaram portais da imprensa brasileira como ESPN e GE.

No fim de 2023, o time alviverde desembolsou US$ 7 milhões (R$ 34 milhões) para contratar o jogador do Racing, onde se destacou atuando no meio-campo.

A missão do volante era substituir Zé Rafael, que foi uma importante peça do esquema de jogo de Abel Ferreira, recuado após a venda de Danilo, hoje no Botafogo.

Na primeira temporada pelo Palmeiras, Aníbal teve um bom desempenho e ganhou espaço na equipe. Pela importância que ganhou no time palmeirense, foi convocado por Lionel Scaloni para amistosos da Argentina na Data Fifa de outubro deste ano. Entretanto, o cenário mudou.

Erros em sequência em jogos importantes, como a expulsão no jogo de volta pelas oitavas de final da Copa do Brasil contra o Corinthians e o erro na saída de bola que deu origem ao terceiro gol do Flamengo na derrota para o time rubro-negro por 3 a 2, pela 29ª rodada do Brasileirão, o jogador se tornou numa espécie de vilão no ano.

Também cometeu um pênalti que ajudou na construção da virada do Grêmio sobre o Palmeiras em novembro, no último jogo antes da final da Libertadores.

Pelas falhas capitais em partidas decisivas, Abel Ferreira perdeu a confiança no jogador.

Além disso, o português também preferiu improvisar o zagueiro Bruno Fuchs na função de volante em vez de contar com Aníbal ou com o uruguaio Emiliano Martínez, reforço para a posição que chegou nesta temporada, mas que ainda não deslanchou.

Por todas essas razões, o Palmeiras decidiu ir atrás de reforçar o elenco. Um dos objetivos do clube para 2026 é a contratação de um novo volante.

Com a camisa do Palmeiras, Aníbal marcou quatro gols, deu quatro assistências em 117 paridas e foi campeão do Paulistão em 2024.

Decisão

Saiba onde assistir Vasco x Corinthians pela final da Copa do Brasil

Segundo jogo da decisão acontece no próximo domingo (21), no Maracanã

19/12/2025 14h15

Foto: Agência/ Estadão Conteúdo

Continue Lendo...

Após o empate sem gols no jogo de ida, Vasco e Corinthians voltam a se enfrentar neste domingo (21) para decidir o campeão da Copa do Brasil de 2025. A grande final será disputada a partir das 17h (de MS), no Maracanã, com transmissão ao vivo na TV aberta e em múltiplas plataformas. Em caso de novo empate no tempo regulamentar, a decisão do título será definida nas cobranças de pênaltis.

Além da taça, a partida vale uma vaga direta na Libertadores de 2026. Esta é a única oportunidade para as duas equipes alcançarem a competição continental, já que terminaram o Campeonato Brasileiro nas 13ª e 14ª colocações, respectivamente. O Maracanã, que tem capacidade para mais de 78 mil espectadores, deve receber público próximo da lotação máxima. 

A decisão será a 109ª vez na história em que Vasco e Corinthians se enfrentam. O retrospecto é amplamente favorável ao clube paulista, que soma 49 vitórias contra 25 do time carioca, além de 34 empates. No recorte das últimas 20 partidas entre as equipes, Vasco conseguiu apenas um resultado positivo.

O Corinthians busca o tetracampeonato da Copa do Brasil, após os títulos conquistados em 1995, 2002 e 2009. O clube ainda chegou às finais de 2018 e 2022, mas acabou ficando com o vice-campeonato. Já o Vasco, campeão em 2011 ao vencer o Coritiba, disputa sua terceira final e tenta o bicampeonato. Em 2006, o Cruzmaltino ficou com o vice após perder a decisão para o Flamengo.

Prováveis escalações

Vasco:
Léo Jardim; Paulo Henrique, Carlos Cuesta, Robert Renan e Puma Rodríguez; Thiago Mendes, Cauan Barros e Philippe Coutinho; Nuno Moreira, Andrés Gómez e Rayan.

Corinthians:
Hugo Souza; Matheuzinho, Gustavo Henrique, André Ramalho e Matheus Bidu; Raniele, José Martínez, Breno Bidon e Rodrigo Garro; Memphis Depay e Yuri Alberto.

Arbitragem

Árbitro principal: Wilton Pereira Sampaio
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira

Onde assistir

TV Globo (TV aberta)
SporTV (TV fechada)
Premiere (pay-per-view)
Ge TV (YouTube)
Amazon Prime Video

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).