Cidades

Recuperados da Covid-19

Pessoas que ficaram com sequelas da Covid-19 podem procurar tratamento gratuito na Capital

Os serviços são oferecidos em dois pontos diferentes da cidade por meio de agendamento prévio

Continue lendo...

Pessoas já recuperadas que ficaram com sequelas, devido à infecção pela Covid-19, têm acesso a tratamento gratuito, em Campo Grande. Os pacientes têm direito a atendimento respiratório, cardiovascular, ortopédico e fisioterápico.

Os serviços são oferecidos pela Uniderp, e também pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Apae.

Para auxiliar as pessoas debilitadas pela doença, a universidade criou o Ambulatório de Fisioterapia pós-Covid-19 para os ex-pacientes com comprometimentos moderados ou graves.

O serviço é voltado a pessoas de baixa renda (com até dois salários mínimos), já que a intenção é dar mais acessibilidade àqueles que não conseguem frequentar uma clínica particular.

A clínica conta com acadêmicos do último semestre do curso de Fisioterapia que trabalham sob a supervisão dos professores, e os atendimentos acontecem de segunda a quinta, no campus da avenida Ceará.

"Estamos cumprindo rigorosamente os protocolos de biossegurança, usando todos os equipamentos de proteção individual, as alas de atendimento foram montadas prezando pelo distanciamento entre os pacientes, além disso, não só quem recebe o atendimento está passando por triagem, mas, também, os acompanhantes e a equipe de terapeutas," completou o Melk Mussato, professor do curso de Fisioterapia.

Quem tiver interesse pode realizar o agendamento por meio do telefone de contato: (67) 99613-3710, no horário das 8h às 12h.

Em relação ao Município, além dos tratamentos para melhorar o desempenho físico dos recuparados da Covid-19, o ambulatório também oferece acompanhamento psicológico e psiquiátrico.

O Prefeito Marquinhos Trad destacou que este tipo de acompanhamento é importante tanto pelos acometimentos do vírus, como também pelos medos e sensações geradas pela infecção.

Todo o serviço do ambulatório é oferecido pela Associação  dos Amigos Excepicionais (Apae) e aberto para pessoas que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS).

Para ajudar no funcionamento, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), cedeu um monitor cardíaco e um respirador, que também auxiliarão os pacientem que desenvolveram doenças residuais.

 

“Todos os pacientes a partir do 21º dia de infecção serão regulados, e aqueles que possuírem algum sintoma de doença residual iniciará o tratamento na APAE. Hoje há a possibilidade de avaliação de 70 pessoas por dia”, explica o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho.

Também para o coordenador técnico da Apae, Paulo Muleta, a abertura do ambulatório é um passo gigante para a população, já que os atendimentos são 100% SUS, o que marca a história da saúde pública.

Ao todo, serão investidos cerca de R$ 53,5 mil por mês no ambulatório, e há uma expectativa de que outro pólo seja aberto ainda este mês.

Previsão do tempo

Confira a previsão do tempo para hoje (21) em Campo Grande e demais regiões de Mato Grosso do Sul

Com alerta de tempestade, chove em todo o estado

21/11/2024 04h30

Chuva cai em todo o estado

Chuva cai em todo o estado Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Nesta quintta-feira (21), a previsão indica tempo instável devido a aproximação e o avanço de uma frente fria oceânica. São esperadas chuvas de intensidade fraca a moderada e, pontualmente, podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Essa situação meteorológica, também, ocorre devido a disponibilidade de umidade e o aquecimento diurno. Aliado a atuação de áreas de baixa pressão atmosférica que favorecem a formação de instabilidades no estado de Mato Grosso do Sul. Nestes dias, podem ocorrer acumulados de chuva significativos, com valores acima de 30 mm/24h.

Os ventos atuam entre o quadrante oeste e sul com valores entre 40 km/h e 60 km/h. Pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

Confira abaixo a previsão do tempo para cada região do estado: 

  • Para Campo Grande, estão previstas temperatura mínima de 23°C e máxima de 28°C. Pode chover.
  • A região do Pantanal deve registrar temperaturas entre 23°C e 31°C. Há previsão de chuva.
  • Em Porto Murtinho é esperada a mínima de 22°C e a máxima de 32°C. Chove.
  • O Norte do estado deve registrar temperatura mínima de 23°C e máxima de 32°C. Há probabilidade de chuva.
  • As cidades da região do Bolsão, no leste do estado, terão temperaturas entre 24°C e 32°C. Chove.
  • Anaurilândia terá mínima de 23°C e máxima de 31°C. Pode chover.
  • A região da Grande Dourados deve registrar mínima de 22°C e máxima de 30°C. Irá chover.
  • Estão previstas para Ponta Porã temperaturas entre 20°C e 28°C. Há chance de chover.
  • Já a região de Iguatemi terá temperatura mínima de 22°C e máxima de 29°C. Chove.

Assine o Correio do Estado

Cidades

Mpox: OMS aprova primeira vacina para uso emergencial em crianças

Foram notificados casos da doença em pelo menos 80 países em 2024

20/11/2024 22h00

Em 2024 foram notificados casos de mpox em pelo menos 80 países

Em 2024 foram notificados casos de mpox em pelo menos 80 países Foto: Reuters / Divulgação

Continue Lendo...

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a inclusão da vacina LC16m8 contra a mpox à lista de insumos de uso emergencial. Este é o segundo imunizante aprovado pela entidade para controle e prevenção da doença, declarada emergência global em agosto.Em 2024 foram notificados casos de mpox em pelo menos 80 paísesEm 2024 foram notificados casos de mpox em pelo menos 80 países

Dados da entidade revelam que, em 2024, foram notificados casos de mpox em pelo menos 80 países, incluindo 19 nações africanas. A República Democrática do Congo, país mais atingido, responde pela maioria de casos suspeitos.

Nas redes sociais, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, destacou que a vacina LC16m8 é a primeira aprovada para uso em crianças menores de 1 ano que vivem em localidades onde se registra surtos de mpox.

“Este é um passo vital para proteger populações vulneráveis, principalmente crianças, à medida em que a mpox continua a se espalhar”, escreveu.

Segundo Tedros, ao longo dos últimos dois meses, metade dos casos suspeitos contabilizados na República Democrática do Congo foram identificados entre menores de 12 anos. “O número total de casos suspeitos ultrapassou 40 mil este ano, com 1,2 mil mortes reportadas”.

No post, o diretor-geral da OMS alertou que os surtos da doença no Burundi e em Uganda estão em plena expansão. A entidade convocou para a próxima sexta-feira (22) uma reunião do comitê de emergência para reavaliar o cenário de mpox no mundo.

Com informações de Agência Brasil 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).