Cidades
ELEIÇÕES 2022

TRE-MS firma parceria para mesário voluntário

Conforme a pasta, pleito de 2020 contou com 24,3 mil mesários

Alison Silva

26/06/2022 14:45

 

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), busca alavancar o número de mesários voluntários para as eleições do pleito de 2022 em Mato Grosso do Sul.

A publicação foi realizada no Diário Oficial da União em maio deste ano e por meio de um Acordo de Cooperativa Técnica visa aproximar os alunos de direito da UEMS às próximas eleições.

Ao Correio do Estado, o Tribunal Regional Eleitoral afirmou que o pleito de 2020 contou com 24.384 mesários em todo o estado, 7.644 em Campo Grande.  Há um mês, a pasta informou que Mato Grosso do Sul contava com apenas 100 mesários voluntários para o pleito deste ano, que elege governadores, senadores, deputados e o presidente do país. 

Cabe ressaltar que este é o número de voluntários, e parte da justiça eleitoral realizar a convocação dos mesários em cada eleição. 

A parceria entre UEMS e TRE-MS prevê que os interessados no trabalho eleitoral (presencial ou a distância), seja na mesa receptora de votos ou como auxiliar da Justiça Eleitoral e contribuirá com horas extracurriculares/complementares para os alunos do curso.

A convocação será efetivada pelo juiz eleitoral da respectiva Zona Eleitoral, responsável pelos critérios de regularidades de inscrição eleitoral, bem como nenhum impedimento legal. 

Aos interessados em participarem como mesário voluntário nas eleições deste ano, basta clicar aqui!

Atividade suspensa

Não haverá expediente nos Cartórios Eleitorais dos municípios de Bonito e Chapadão do Sul, respectivamente 30ª e 48ª Zona Eleitoral de Mato Grosso do Sul na próxima quarta-feira (29). A suspensão das atividades regulares é por conta do feriado de São Pedro, padroeiro dos municípios. 

Conforme a justiça eleitoral sul-mato-grossense,  os prazos que se iniciem ou se findem na quarta-feira, foram prorrogados para o dia útil seguinte. 

Assine o Correio do Estado