A Trilha do Visgueiro, em Maragogi (AL), é um dos destaques da divulgação do Ministério do Turismo como roteiro rural dos mais aprazíveis, situado nas proximidades de um dos cenários de praias considerados como mais belos do país.
Também, não é para menos pois se constitui em um cenário bucólico, com árvores centenárias e passeios de trator.
O detalhe: Visgueiro é um dos 23 roteiros que integram o projeto Talentos do Brasil Rural, que tem como objetivo incluir produtos e serviços da agricultura familiar no turismo brasileiro, segundo divulgação do ministério.
Atrações
Para o turista, o roteiro rural é também uma boa opção também para quem visita Recife. A capital pernambucana fica a 130 quilômetros de Maragogi. O visitante percorre o Assentamento de Água Fria, a Comunidade Bom Jesus e Lavragem guiadas por trabalhadores das comunidades.
Uma atração muito apreciada pelos turistas é que, com 15 amigos, pode-se cercar a árvore-mãe Gran Visgueiro com mais de 500 anos e 22 metros de altura. Com um pouco mais de caminhada chega-se a um assentamento de artesãs que trabalham em casa de taipa. Elas confeccionam carteiras, bolsas e objetos de decoração com fibra de bananeira.
Ao final desse trajeto, ao percorrer a única estrada antiga que ligava Maragogi a Recife, pode-se tomar banho de bica ou cachoeiras de água cristalina. O percurso é feito em uma trilha de Mata Atlântica, com a companhia inusitada de tatus, cotias ou quatis.
A Comunidade Bom Jesus é um paraíso de frutas tropicais, com abacaxi, graviola e maracujá. No local, há degustação de todas as frutas da estação. Quem se sentir à vontade, pode cozinhar e ensinar suas receitas durante o almoço oferecido na casa do próprio agricultor. Os passeios são feitos em um trenzinho puxado por um trator.
Já nas Fazendas Históricas de Alagoas toma-se um delicioso café regional e se aprende um pouco sobre ruínas de engenhos e casarões antigos no estilo português.
O Projeto Talentos do Brasil Rural é uma parceria entre os ministérios do Turismo (MTur) e do Desenvolvimento Agrário (MDA), além do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), valorizando a agricultura familiar.
Os 23 roteiros são compostos por empreendimentos da agricultura familiar, que valorizam a identidade cultural da região, promovem a geração de emprego e renda e agregam valor à produção de grupos locais. Cerca de 400 empreendimentos em 54 municípios fazem parte do projeto. Eles são escolhidos por meio de chamada pública, receberam consultoria especializada e apoio à comercialização. Um dos requisitos para escolha é que o roteiro seja acessível a, no máximo, três horas de distância de uma das 12 capitais-sedes da Copa do Mundo, considerando meio terrestre ou aquaviário.


