Cidades

SAÚDE

Vacinação contra sarampo e poliomielite em Campo Grande acontece em agosto

Objetivo é imunizar crianças de 12 meses a menores de 5 anos

DA REDAÇÃO (com assessoria)

20/07/2018 - 15h48
Continue lendo...

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande realiza entre os dias 6 e 31 de agosto a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, com o objetivo de imunizar crianças de 12 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). A meta é vacinar ao menos 95% das crianças dessa faixa etária e a ação estava prevista no calendário do Ministério da Saúde.

O propósito da Campanha é captar crianças ainda não vacinadas ou que não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, minimizando o risco de adoecimento dessas crianças e, consequentemente, reduzindo ou eliminando os bolsões de não vacinados. Não será realizada vacinação contra sarampo voltada para adultos e o Dia D está marcado para 18 de agosto, um sábado.

Os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de manutenção da eliminação das doenças imunopreveníveis e por isso devem comparecer às unidades básicas de saúde (UBS/UBSF) com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro da vacina. As salas de vacinação das unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das  7h15 às 11h e das 13h às 16h45.

Contra a Poliomielite será utilizada a VOP (vacina oral – gotinha) em crianças que já tenham recebido uma ou mais doses de VIP (vacina inativada poliomielite – injetável) ou VOP, independente do intervalo entre a dose da rotina e a ser administrada na Campanha. A VIP será administrada em crianças que ainda não foram vacinadas.

Já contra o Sarampo será aplicada a Tríplice Viral, que protege contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola. Para esta vacina, serão seguidas algumas determinações específicas do Ministério da Saúde:

Serão vacinadas: crianças que não foram imunizadas; ou que já receberam a vacina há mais de 30 dias; ou completaram esquema vacinal (tríplice + tetra) há mais de 30 dias.

Não serão vacinadas: crianças que receberam a vacina Tríplice Viral ou Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) há menos de 30 dias.

Não há contra indicações absolutas para a VOP (gotinha) e a VIP, evitando a vacinação em crianças com infecções agudas e com febre acima de 38ºC; com hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina (estreptomicina ou eritromicina); ou que apresentaram qualquer reação anormal à vacina no passado.

No caso da Tríplice Viral, administração desta vacina deve ser adiada nas seguintes situações: doenças agudas febris moderadas ou graves; após uso de imunoglobulina, sangue e derivados; crianças em uso de drogas imunossupressoras ou de biológicos; em uso de corticosteroides em doses imunossupressoras; em uso de quimioterapia antineoplásica só devem ser vacinadas 3 meses após a suspensão do tratamento; e, transplantados de medula óssea recomenda-se vacinar com intervalo de 12 a 24 meses após o transplante para a primeira dose. A vacina é contraindicada em casos de Anafilaxia (alergia grave) a dose anterior da vacina; ou em crianças menores 5 anos de idade de com imunodepressão grave.

Cobertura Vacinal

Até junho deste ano foram vacinadas 6756 crianças com a Tríplice Viral, atingindo a cobertura vacinal de 95,14%, enquanto que na VIP, 5403 crianças receberam a 3ª dose o que representa 76,09% da meta. Em 2017 a cobertura foi de 96,44% e 83,02%, respectivamente. Por isso, os pais e responsáveis devem aproveitar a Campanha para atualizar a Caderneta de Vacinação das crianças, eliminando os bolsões de não vacinados.

Poliomielite

No que se refere à poliomielite, esta é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principais características a flacidez muscular, com sensibilidade preservada, e a arreflexia no segmento atingido. A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após. O último caso da doença registrado em Campo Grande foi em 2002.

Educação

UFMS tem novo recorde de inscritos no vestibular

A universidade superou o número de inscritos do ano anterior também no Programa de Avaliação Seriada Seletiva, voltado para estudantes que ainda estão no ensino médio

29/11/2024 15h45

Imagem Divulgação

Continue Lendo...

Maior de todos os tempos, o número de estudantes que irão prestar o vestibular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), assim como o Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE), formou um total de 49,8 mil inscritos.

O ingresso dos aprovados no vestibular da UFMS ocorrerá em 2025 e corresponde a um aumento de 10,9% em relação ao ano anterior.

Segundo destacou o pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira, a avaliação do aumento de inscritos é positiva, pois indica que a população está tomando conhecimento do PASSE.

“A cada ano que passa, a quantidade de inscritos é maior. Isso demonstra que cada vez mais a sociedade está conhecendo o programa e identificando-o como uma grande oportunidade para realizar o sonho de estudar na UFMS”, disse o pró-reitor.

Cursos


Conforme divulgado pela UFMS, os cursos ofertados são de graduação nas modalidades presencial e a distância.

O Vestibular UFMS será realizado no dia 1º de dezembro, das 8h às 13h, no horário de Mato Grosso do Sul. Já as 1ª, 2ª e 3ª etapas do PASSE ocorrerão no dia 8, também das 8h às 13h.

Veja o local das provas presenciais:

 

  • Campo Grande
  • Aquidauana
  • Chapadão do Sul
  • Corumbá
  • Coxim
  • Naviraí
  • Nova Andradina
  • Paranaíba
  • Ponta Porã
  • Três Lagoas
  • Dourados

Prova online


Importante ressaltar que haverá provas online de acordo com o curso selecionado pelos candidatos.

A UFMS aplicou um treinamento que teve início no dia 27 de novembro e foi até o dia 30, em que o candidato pôde acessar o ambiente virtual e realizar a prova para se familiarizar com o sistema.

Além disso, para auxiliar com orientações sobre os processos seletivos, a universidade publicou o Manual do Candidato. Por meio dele, é possível acessar o conteúdo programático das provas, os critérios de correção das redações pela banca, entre outras informações.

O que é o PASSE?

O Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) da UFMS é uma avaliação voltada para estudantes do ensino médio, realizada no final de cada ano letivo.

O processo é dividido em três etapas, que correspondem ao 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, com conteúdo referente ao que o estudante aprendeu em cada um desses anos letivos.

"O Processo Seletivo PASSE (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) da UFMS é uma forma de ingresso na universidade que, ao invés de medir o aprendizado dos candidatos em uma única prova, mede o aprendizado ao final de cada ano do ensino médio. Desta forma, o candidato deve realizar 3 provas, cada uma em uma etapa do PASSE".

Apenas no último ano, durante o processo de inscrição da terceira etapa, o estudante pode realizar a escolha do curso.

O programa também oferece modalidades de cotas.

Assine o Correio do Estado

Cidades

Garras apreende arma e droga no bairro Jardim Presidente em Campo Grande

Durante a abordagem, o homem reagiu e ameaçou os policiais com uma arma de fogo

29/11/2024 15h30

Garras apreende arma e droga no bairro Jardim Presidente em Campo Grande

Garras apreende arma e droga no bairro Jardim Presidente em Campo Grande Polícia Civil

Continue Lendo...

Um homem de 37 anos foi condenado por roubo majorado pelo uso de arma de fogo, tráfico de drogas e porte ilegal de arma. O mandado de prisão foi cumprido nesta quinta-feira (28), no Bairro Jardim Presidente, pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros (Garras). 

As investigações apontaram que o indivíduo residia na região. Dessa forma, uma equipe policial se deslocou até o local. Durante a abordagem, o homem reagiu e ameaçou os policiais com uma arma de fogo. 

Para conter a agressão, os agentes intervieram, ferindo o suspeito. O criminoso foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Na residência do indivíduo, foram apreendidos uma arma de fogo, porções de maconha e uma balança de precisão.

A operação faz parte das ações contínuas do Garras para combater crimes de alta periculosidade, especialmente aqueles que envolvem indivíduos armados e condenados por delitos graves. 

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).