A vazão da jusante da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sergio Motta (Porto Primavera), em Três Lagoas, chegou a 3.600 m³/s ontem (26), às 17h, no fim do primeiro dia de testes realizado pela Companhia Energética de São Paulo(Cesp).
No início do teste, às 8h, a vazão defluente estava em 4.300 m³/s. O nível a jusante (abaixo da usina) baixou 20 cm, passando de 236,54 m, às 8 horas, para 236,34 m, às 17 horas.
As equipes técnicas da Cesp monitoraram o trecho de 28 km a partir da usina até a confluência com o rio Paranapanema durante todo o dia. Com base nesse monitoramento, que não constatou impactos aos usos múltiplos ou ao meio ambiente, a coordenação do teste definiu o prosseguimento do teste de redução de vazão durante este sábado (27). A água economizada com a redução das vazões deverá ficar armazenada nos reservatórios a montante, atenuando a redução de seus níveis.
A Companhia está realizando os testes por solicitação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que objetiva minimizar o desestoque de armazenamento nos reservatórios, proporcionando segurança para o atendimento eletroenergético do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Monitoramento
Durante todo o dia as equipes farão o monitoramento dos efeitos da redução de vazão. Caso seja constatado algum impacto aos usos múltiplos ou ao meio ambiente, as equipes poderão suspender os testes e reverter a vazão ao patamar anterior.
A realização dos testes está sendo divulgada para os órgãos de imprensa da região. A população poderá obter informações também pelo serviço de atendimento 24 horas da Cesp, que atende pelo telefone 0800-647 9001. As informações, que são de utilidade pública, ficarão disponíveis também no site da companhia.


