A Black Friday, evento que oferece descontos em variados tipos de produtos e serviços, será realizada no dia 24 de novembro neste ano.
A data, que é tradicional nos Estados Unidos, sendo realizada sempre na última sexta-feira de novembro, após o feriado americano de Ação de Graças, foi incorporada ao calendário do varejo no Brasil em 2010.
A cada ano, o evento promocional atrai mais clientes, que aguardam pelo dia, que aguardam o evento para comprarem itens que estão planejando, na expectativa de conseguirem preços mais baixos e, muitas vezes, antecipando as compras de fim de ano.
Geralmente, muitas pessoas aguardam o evento para comprarem itens que estão planejando, na expectativa de conseguirem preços mais baixos.
Para este ano, a Prefeitura de Campo Grande estima que seja injetado no comércio R$ 50 milhões com a Black Friday.
O movimento intenso, tanto em lojas físicas quanto em lojas online, é um prato cheio para atuação de golpistas ou até para empresas que tentam enganar o cliente oferecendo falsos descontos, conhecidos como maquiagem de preços, ou o popular "black fraude".
Desta forma, é importante o consumidor ficar atento e monitorar preços, além de outros cuidados, para evitar cair em golpes.
Para que a data não vire pesadelo, economistas, superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon) e Serasa dão dicas para que o consumidor não caia em golpes e faça suas compras com segurança e tranquilidade.
O Correio do Estado compilou algumas dicas para você não cair em uma cilada:
Dicas
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Não clique em links desconhecidos
Mensagens distribuídas por WhatsApp, que oferecem descontos, costumam ser usadas para capturar o e-mail e, em seguida, dados bancários de consumidores.
Mesmo os links recebidos por amigos e familiares podem baixar malware em seu dispositivo ou direcioná-lo para páginas que coletam dados pessoais. Se você está na dúvida, ao invés de clicar no link, digite-o no seu navegador.
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Consulte a reputação da loja
Em caso de compra online, encontrou um site desconhecido com ofertas tentadoras? Antes de comprar, consulte a lista do Procon e também o Registro.br, na sessão "Whois", que informa quem registrou o site.
Golpistas geralmente usam endereços de e-mail gratuitos para registrar o domínio (Hotmail, Gmail, etc).
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Desconfie de preços muito baixos e descontos
A dica vale para o pré-Black Friday: monitore o valor do produto desejado antes.
Algumas lojas, tanto físicas quanto online, costumam aumentar muito o preço antes da Black Friday e na data voltam ao preço original alegando grande desconto.
O Procon de Campo Grande realizou pesquisa de preços que apontam que vários itens tiveram aumento de valor dias antes da data de promoção, o que pode indicar a chamada "maquiagem de preços", que é quando o produto volta para o valor original, mas é anunciado como desconto.
Na internet, produtos com valor muito abaixo do de mercado pode ser falsificado ou pode se tratar de golpe. Verifique se a loja oferece nota fiscal. Além disso, verifique se o valor descontado não foi embutido no frete.
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Não confie em promoção de redes sociais
Desconfie de mensagens SMS e anúncios no Facebook que não sejam de páginas oficiais. Essa é a uma das modalidades dos golpistas. Para confirmar se a oferta exibida na rede social é real, entre no site oficial do varejista e busque o produto anunciado.
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Faça um planejamento
Faça lista de compras, estabeleça prioridades e estipule valor máximo a ser gasto. Com tantas ofertas, é comum cair na tentação do consumismo e acabar comprando produtos por impulso.
Antes de efetuar a compra, pense realmente se você está economizando dinheiro ou gastando com um produto de que você não precisa necessariamente. Se você não está precisando, o que era para ser economia pode acabar com você endividado.
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Cautela nos gastos
Não gaste mais do que você conseguirá pagar. Lembre-se que no início do ano há tributos como IPTU e IPVA, além de matrícula em escolas caso você tenha filhos.
Caso não tenha como pagar à vista, evite crediário com juros e divida a compra no número mínimo possível de parcelas, no caso de parcelamento com juros.
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Fique atento ao prazo de entrega
Muita gente aproveita a Black Friday para fazer as compras de Natal. É importante prestar atenção ao prazo de entrega para não correr o risco do produto não chegar a tempo.
Na data, é muito comum que os prazos sejam maiores e podem passar de 30 dias.
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Verifique as políticas de troca e devolução
Algumas lojas costumam restringir a devolução ou troca de produtos comprados em promoções. Se você mudou de ideia sobre uma compra é possível que encontre dificuldade.
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, compras feitas fora de lojas físicas, como internet, catálogos ou telefone, podem ser canceladas no prazo de sete dias a partir da entrega do produto, mesmo que ele não apresente nenhum defeito.
Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), mesmo que a loja declare possuir uma política de trocas diferente no momento da venda, o direito de arrependimento em sete dias precisa ser respeitado, já que a troca e o arrependimento não se confundem.
No caso de lojas físicas, não é previsto o direito de arrependimento e cada estabelecimento tem uma política.
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Garanta sua própria segurança
Como já dito anteriormente, a primeira dica é verificar se o site é confiável. Também é de extrema importância não utilizar redes wi-fi públicas e sob nenhuma hipótese realizar transações bancárias ou com senhas em conexões que não sejam particulares.
Outra dica é sempre utilizar máquina com antivírus, navegador e sistema operacional atualizado e firewall ativados.
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Não esqueça seus direitos
São seus direitos: trocar o produto caso ele venha com defeito; desistir de compra online em até sete dias; a troca de item comprado em loja física não é obrigatória, fique atento a política de troca da empresa; atraso na entrega pode gerar ressarcimento ou substituição do produto.
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Reclame
Se você foi lesado ou caso se deparou com propagandas enganosas ou outro tipo de lesão aos seus direitos, você pode fazer a denúncia no Procon, através do telefone 151.




