Cidades

HABITAÇÃO

Vila dos Idosos ficará pronta em 2024, mas sorteio de moradores ainda não tem data

Prefeitura irá realizar o processo de seleção por edital quando o local estiver 80% concluído

Continue lendo...

A Vila dos Idosos, empreendimento financiado pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) e orçado em R$ 10 milhões, deve ficar pronta apenas em maio de 2024. Assim, o sorteio para selecionar os moradores do complexo residencial ainda não tem data prevista para acontecer. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), a obra está seguindo o cronograma, que prevê a conclusão do espaço dentro de dois anos. A empresa começou a construir o condomínio destinado a pessoas da melhor idade em junho de 2022. 

Um ano após o início, a prefeitura de Campo Grande informou, por meio de notícia no próprio site, que a obra já avançou e está na fase de formação dos blocos e concretagem, ou seja, a fundação da obra já foi concluída e os trabalhadores estão realizando a fase estrutural da construção. 

Apesar da Sisep afirmar que a obra está  avançando no ritmo previsto, os 40 apartamentos com ambiente adaptado para abrigar pessoas com mais de 60 anos, ainda está em 14% de conclusão, após 12 meses de trabalho. 

Em relação ao sorteio para selecionar os moradores que irão ocupar  as unidades habitacionais, a Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Amhasf) informou que será realizado por edital próprio, que será aberto quando o empreendimento estiver com 80% das obras concluídas. A data não foi especificada. 

Como informado pelo Correio do Estado, há um ano, quando a construção começou a ser realizada, o orçamento era de R$ 10 milhões, já que houve acréscimo de 42,8% em relação ao projeto inicial, que previa um investimento de R$ 7 milhões. 

À época, o diretor de Atendimento, Administração e Finanças da Amhasf, Cláudio Marques Costa Júnior, explicou que o aumento se deu devido ao encarecimento dos materiais de construção, que sofreram alta especialmente durante a pandemia. 

O PROJETO

O condomínio residencial está sendo construído na esquina da Avenida Fernando Corrêa com a Noroeste e contará com 40 apartamentos, com uma área de 33,70m². 

Cada unidade terá uma com sala integrada com  cozinha, área de serviço e um quarto com banheiro, todos mobiliados. O condomínio ainda terá horta, espaço de convivência, capela ecumênica, biblioteca e espaço para primeiros socorros e de convivência social.

A Vila será voltada para pessoas com mais de 60 anos que sejam independentes, que consigam se locomover por conta própria e que morem sozinhas. Casais de idosos também estarão aptos a residirem no local, no entanto,  a moradia não se estende aos demais familiares, como filhos e netos.

Assine o Correio do Estado

Esportes

Neymar desiste de ida ao FC Cincinnati, time da MLS nos Estados Unidos, diz site

Segundo o site norte-americano The Athletic, o clube desistiu das negociações após se frustrar com a lentidão em um possível movimento

25/06/2026 23h00

Neymar durante treino do Santos

Neymar durante treino do Santos Foto: Raul Baretta/Santos FC

Continue Lendo...

Uma das estrelas da seleção brasileira nesta Copa do Mundo, Neymar não está mais nos planos do FC Cincinnati, da Major League Soccer, a liga de futebol dos Estados Unidos, um dos países anfitriões do Mundial.

Segundo o site norte-americano The Athletic, o clube desistiu das negociações após se frustrar com a lentidão em um possível movimento.

Em abril deste ano, o veículo revelou que o FC Cincinnati havia iniciado conversas preliminares com o estafe do atleta. No entanto, a equipe nunca fez uma oferta oficial ao jogador.

"Neymar queria se juntar ao FC Cincinnati se as finanças pudessem ser acordadas. O diretor esportivo Chris Albright e o presidente Jeff Berding visitaram o Brasil em abril para se reunir com Neymar e seu pai, enquanto as negociações continuavam, dizem fontes", diz um trecho da reportagem publicada pelo The Athletic.

Neymar tem contrato com o Santos até o fim do ano e já pode assinar pré-contrato a partir da metade deste ano. Ainda segundo o site norte-americano, ainda está aberto a se transferir para outro clube da MLS caso a situação financeira estiver certa.

Nesta temporada, o camisa 10 do Santos e da seleção brasileira soma seis gols e quatro assistências em 15 partidas pelo time alvinegro. Ele voltou ao clube que o revelou no ano passado, após deixar o Al-Hilal, da Arábia Saudita.

Após o sucesso comercial de Messi no Inter Miami, os clubes da MLS passaram a focar em contratar estrelas globais como Marco Reus (Los Angeles Galaxy) e Son Heung-min (Los Angeles FC).

Outro ponto a ser destacado neste movimento de mercado é a busca dos times em atrair mais espectadores na preparação para uma negociação de direitos de mídia da em 2028 e 2029, pois o atual acordo da liga com a Apple termina no final da temporada 2028-29

O jogador da seleção entrou em campo pela primeira vez nesta Copa na última quarta-feira, 24, na vitória do Brasil sobre a Escócia por 3 a 0 pela 3ª rodada do Grupo C. Ele ficou fora dos dois primeiros jogos no Mundial pois se recuperava de lesão na panturrilha.

Com o resultado contra os escoceses, a equipe comandada pelo italiano Carlo Ancelotti garantiu o primeiro lugar da chave e vai conhecer o adversário da segunda fase do Mundial nesta quinta-feira, que será o segundo colocado do Grupo F. Os possíveis rivais são Holanda, Japão e Suécia.

TERREMOTO

Lula anuncia envio de bombeiros, medicamentos e equipamentos para Venezuela após terremoto

Balanço afirma que há 1.520 feridos e 200 pessoas presas em escombros

25/06/2026 22h00

Ronald Peña R./EFE

Continue Lendo...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira, 25, pelo X, que irá enviar ajuda humanitária para a Venezuela, assolada por terremotos cuja magnitude variou entre 7,2 e 7,5 na escala Richter.

Segundo o presidente, serão enviados nesta sexta-feira, 26, 36 bombeiros dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, quatro técnicos da Defesa Civil Nacional e quatro técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O governo brasileiro também vai enviar nesta sexta-feira nove toneladas de equipamentos para auxiliar na busca e socorro às vítimas do terremoto.

Já no sábado, 27, o governo brasileiro vai encaminhar para a Venezuela cem purificadores de água com painel solar, medicamentos e material médico. Também serão encaminhados equipamentos para a montagem de um hospital de campanha.

Durante evento em Ponta Porã (MS) nesta quinta, Lula disse que tinha telefonado pela manhã para a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodriguez, e questionado sobre as necessidades do país vizinho. Na publicação no X, Lula voltou a citar a conversa e prestou solidariedade.

"Conversei por telefone hoje com a presidenta encarregada da Venezuela, Delcy Rodríguez, para prestar a solidariedade do governo brasileiro à população venezuelana vitimada pelos terremotos da quarta-feira e definir a melhor forma de prestarmos apoio ao país vizinho", afirmou o presidente no X.

O número de mortos por conta dos terremotos na Venezuela subiu para 188 pessoas, segundo o último balanço do governo venezuelano. O novo balanço também afirma que há 1.520 feridos e 200 pessoas presas em escombros.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).