“Aponte, mentiroso, um centavo que o Senado desviou da Saúde para os servidores públicos. Criminoso é o (des)governo a quem o senhor serve”,
do senador CID GOMES // ao ministro da Economia, Paulo Guedes, que acusava desvio de dinheiro da Saúde para aumento dos servidores.
O governo estuda estender a “Operação Verde Brasil 2” a, com a permanência das Forças Armadas mais quatro meses além do previsto na linha de frente do combate ao desmatamento da Região Amazônica.
Mais: a operação já foi prorrogada até novembro. Entre agosto de 2019 e julho de 2020, a área devastada da Floresta Amazônica cresceu 14%. O desastre teria sido ainda maior se não fosse o trabalho das Forças Armadas.
Nova Miss
Seguindo recomendação do Miss Universo Organization que adota as indicações da OMS, os concursos de Miss espalhados pelo mundo estão feitos de maneiras não-convencional, sem plateia e de forma virtual.
Na quinta-feira (20) o Brasil que teve como jurados empresário Winston Ling, os especialistas em misses, Ricardo Godoy e Roberto Macedo e pelas cineastas Débora Gobitta e Messina Neto escolheu sua nova representante.
A gaúcha Julia Gama teve seu nome anunciado pela atual Miss Universo, a sul-africana Zozibini Tunzi e recebeu a coroa da Miss Brasil 2019, Julia Horta.
Ela tem 27 anos é formada em Engenharia Química, mas abandonou tudo para dedicar ao mundo da moda, fluente em inglês, espanhol e mandarim, viveu na China por três anos onde também investiu na carreira de atriz.
“Meu principal trunfo é a consciência da responsabilidade do título que estou assumindo. Esse é um ano de serviço ao Brasil, aos brasileiros e às mulheres de todo mundo”.
Desoneração de Guedes
É preciso entender melhor o que Paulo Guedes entende como desoneração da folha de trabalho. Uma coisa é desonerar novos empregos; outra coisa é desonerar os encargos da folha de salários dos trabalhadores de baixa renda; e a terceira coisa é desonerar toda a folha de salário.
Trata-se de uma experiência vivida no governo Dilma Rousseff, um filme que não deu certo.
A desoneração da folha promovida pela então presidente teve efeito de um bombom de cereja de licor. Um dos autores da ineficiência da desoneração da folha foi Adolfo Sachsida, hoje secretário da Política Econômica na troupe de Paulo Guedes.
A política de Dilma se deu pela substituição dos 20% da contribuição patronal ao regime da Previdência que incide na folha de pagamento por uma contribuição entre 1% e 2% sobre o faturamento das empresas.
Para se ter ideia da disposição de Dilma em cortar os tributos, de 2011 até o fim de seu governo em 2016, a tesourada foi de R$ 458 bilhões, metade da economia obtida com a reforma da Previdência do governo Bolsonaro.
Não existe ex-paquita
A atriz, apresentadora e empresária Andrea Faria, 47 anos, a eterna Andrea Sorvetão está se reinventando na quarentena. Casada com o cantor Conrado há 24 anos tem duas filhas Giovanna, de 22 anos e Maria Antônia de 14 anos.
Ficou alguns anos afastada da tv até que em 2014 integrou o elenco da A Fazenda 7 em 2016 participou do Power Couple, juntamente com o marido. Com a pandemia mergulhou no universo da live e algumas ela chama de Live Nostalgia porque entrevista artistas que fizeram sucesso no passado.
Ela garante que não está presa ao passado, mas que gosta de ser lembrada de quando foi assistente de palco de Xuxa. E até fica brava quando é chamada de ex-paquita.
“Não existe ex-paquita. As paquitas foram 27, 28 ou 29 meninas. Posso colocar no currículo “fui paquita”? Acabou sendo uma profissão. O povo insiste em colocar ex-paquita. Eu não sou ex-paquita! Fui paquita por apenas quatro anos e sou lembrada como a Sorvetão até hoje”.
Penitência
Depois, Dilma se penitenciou: disse que foi uma “medida que não aumentou o investimento, nem o emprego e somente contribuiu para encher o bolso do empresário”. No governo de Michel Temer, coube a Henrique Meirelles considerar que a desoneração somente colaborou para a deterioração da situação fiscal do país. Resumo da ópera: estamos de volta ao passado.
In – Tênis feminino rose
Out – Tênis feminino vinho
Desaprovado
Se no Brasil a aprovação do presidente Bolsonaro cresceu, no estado de São Paulo a situação é outra.
Segundo levantamento feito pela Paraná Pesquisas para 41,3% dos entrevistados a administração do presidente é ruim/ péssima; 30,3% consideram boa/ótima e 26,6% regular. Ainda 53,7% dos paulistas desaprovam a administração do governo e 43,1% aprovam.
“Quem governa”
O partido Rede ajuda a “governar” atuando no Supremo, criando embaraço para a atual gestão. Sem votos, a Rede tem só um deputado. O caso do “dossiê” é a 8ª ação da Rede no STF que cancela prerrogativas do presidente, cassa atos, governa sem votos, anulando medidas provisórias e nomeação de auxiliares.
A Rede anulou no STF a extinção do DPVAT, cartório que enriquece alguns empresários. E também conseguiu do Supremo a suspensão de ato presidencial que transferia a demarcação de terra indígenas para área da Agricultura.
INDEFINIDO
Outro levantamento feito pela Paraná Pesquisas é a respeito das eleições municipais nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Surpresa, quando perguntado em qual candidato os eleitores votarão em novembro de forma espontânea eles não souberam responder. Em São Paulo a porcentagem foi de 68,7% e no Rio 68,8%.
Estimulada
Ainda sobre o levantamento da Paraná pesquisas em São Paulo e Rio: quando se dá opção aos eleitores o cenário muda.
No Rio na pesquisa estimulada Eduardo Paes aparece com 28,6%, Marcelo Crivella com 15,4%, Delegada Martha Rocha, 9,3%. E mesmo assim 18,5% disseram que não votariam em nenhum candidato citado.
Em São Paulo não é muito diferente: 20,5% votariam em Celso Russomano; Bruno Covas aparece com 20,1% (praticamente um empate) das intenções de voto, Marta Suplicy aparece em terceiro com 9,8% e os que não tem intenção de votar em nenhum dos candidato é de 12,5%.
ARTICULAÇÃO
O pré-candidato ao governo de São Paulo, Paulo Skaf (MDB) tem se aproximando muito de Jair de Bolsonaro, fez parte da comitiva que foi ao Líbano, liderado por Michel Temer na última semana.
Agora articula um novo nome para a posição de vice na tentativa de reeleição do presidente em 2022. O nome que será levado ao Capitão tem o apoio dos industriais brasileiros. Trata se Josué Gomes, filho do ex-vice presidente José Alencar.
Benza Deus
A ministra Cármen Lúcia, relatora da ação da Rede sobre o “dossiê anfascista” agradeceu a imprensa depois de fala do ministro da Justiça, André Mendonça, que afirmou que somente soube do documento através de notícias divulgadas pela mídia.
“O ministro da Justiça diz nos autos, afirma, escreveu, assinou e encaminhou: só teve conhecimento de sua possível existência pela imprensa. Benza Deus a imprensa livre do meu País. E benza Deus que temos um poder Judiciário que toma conhecimento disso e que dá a importância devida para garantia da democracia”.
Suspensão
Dirigentes de grandes clubes estão se articulando junto ao Congresso para que a suspensão dos pagamentos do Profut – o “Refis do futebol” – seja prorrogado até fevereiro de 2021, independente ou não da pandemia.
A articulação passa por Rodrigo Maia – a mudança depende de um novo projeto de lei. Os dirigentes justificam que precisam de mais tempo para adequar os calendários do Profut e o atraso dos campeonatos terá grande impacto sobre o fluxo de caixa dos clubes. A maior parte da receita só será liberada no ano que vem.
QUEM CRESCE
Apesar das previsões pessimistas de alguns meses atrás, incluindo a profecia “um milhão de mortos no Brasil” a economia vem dando sinais de recuperação, mesmo com o cenário desfavorável para outros setores.
Mesmo com a pandemia, supermercados (5,5%) e farmácias e perfumarias (2,8%) devem faturar neste ano mais do que no ano passado. Ainda assim, das nove atividades do varejo pesquisadas pela Fecomércio-SP, sete devem encerrar o ano com baixa de vendas. As de vestuário, tecidos e calçados lideram as perdas, com previsão de -25,2% no faturamento em relação a 2019.
MISTURA FINA