Esportes

COPA DO MUNDO 2018

Fã de Ceni, carrasco de Neymar e fora do PSG por doping: conheça o goleiro do México

Fã de Ceni, carrasco de Neymar e fora do PSG por doping: conheça o goleiro do México

ESPN

01/07/2018 - 22h00
Continue lendo...

Se você não acompanha muito futebol e assiste os jogos apenas em período de Copa do Mundo, deve considerar o goleiro Guillermo Ochoa um dos maiores em sua posição. Atualmente em seu quarto mundial, sendo o segundo como titular, ele é um dos grandes nomes da seleção do México e de toda a competição, já que foi o goleiro que mais fez defesas em toda a primeira fase. Porém, quando falamos de sua carreira fora da seleção, seu desempenho é bem mais discreto. E por que será que isso acontece?

Formado nas categorias de base do América, ele se tornou ídolo rapidamente. Com apenas 20 anos, já era titular absoluto em seu clube e passou a ser figura frequente nas convocações para a seleção. "Ele foi o goleiro mais jovem a ser convocado pelo México e sempre foi uma referência. Como ele não é muito alto, compensa em velocidade e sempre teve muita explosão", disse Rosinei, ex-volante do Corinthians e que atuou ao lado de Ochoa por três anos no América.

Segundo o brasileiro, o colega sempre gostou muito do futebol brasileiro e tinha um goleiro como seu jogador favorito. "Os jogos do Brasileirão são transmitidos em vários lugares no México. Eles gostam bastante e o Rogério Ceni é uma referência para vários goleiros de lá, já que os times tentam sempre sair jogando. E ele achava o Rogério diferenciado por jogar com os pés", revelou.

E Ochoa seguiu bem no América até 2011, quando decidiu dar uma passo adiante e se mudar para o futebol europeu. Segundo seu ex-companheiro, além de querer atuar em campeonatos de melhor nível, o goleiro se sentia um pouco intimidado com o tamanho do assédio dos torcedores. "Ele mal conseguia sair de casa por causa disso. É como o Ronaldinho aqui no Brasil. Qualquer lugar público que ele fosse, causava tumulto".

Como tinha bastante prestígio, ele esteve muito perto de uma transferência para o Paris Saint-Germain, que começava a esbanjar dinheiro rumo ao domínio absoluto do futebol francês. A contratação estava praticamente fechada, mas seu sonho acabou indo por água abaixo. Isso porque Ochoa foi um dos cinco jogadores mexicanos flagrados em um exame antidoping durante jogo da Copa Ouro. O caso foi esclarecido meses depois, comprovando que os atletas tinham consumido uma carne contaminada, mas já era tarde, já que o PSG apostou no italiano Salvatore Sirigu para a posição e desistiu de Ochoa.

Ele então acabou no Ajaccio, clube de bem menos expressão, mas onde Ochoa foi titular absoluto por três temporadas. E foi graças a esse desempenho que ele se tornou titular de sua seleção, superando Corona, que vinha atuando com mais frequência. E a opção do técnico Miguel Herrera deu bastante resultado, já que ele foi muito bem nos quatro jogos que disputou na Copa de 2014, principalmente contra o Brasil, na segunda rodada, quando ele fez muitas defesas, incluindo uma que impediu gol de cabeça de Neymar em lance que precisou de uso de tecnologia para comprovar que a bola não tinha entrado. Ele foi até eleito o melhor em campo naquela oportunidade. Para Rosinei, isso não foi uma surpresa: "Ele sempre estuda muito os jogadores que vai enfrentar. Tenho certeza que assistiu muitos vídeos do Neymar na época".

RELACIONADO

Osorio, o fã de canetas que é doido por futebol e não assiste aos jogos em lugares confortáveis: 'Risco de dormir'

O treinador da seleção mexicana teve uma passagem marcante pelo clube do Morumbi, em 2015

O bom desempenho no Mundial fez Ochoa ser especulado em alguns clubes de maior expressão. Porém, isso ficou apenas nos boatos e o mexicano acabou no Málaga. Na equipe espanhola, ele nunca foi considerado titular, sendo preterido pelo camaronês Kameni. Dois anos depois e com apenas 19 partidas disputadas, foi emprestado ao modesto Granada, que disputaria a primeira divisão após muito tempo.

E essa experiência na elite durou apenas um ano, com Ochoa não conseguindo evitar o rebaixamento para a segunda divisão. Para não "se esconder" e perder espaço na seleção, ele voltou ao mercado e foi jogar no Standard Liege, da Bélgica, onde vai para sua segunda temporada.

RIVALIDADE COM NEYMAR

Nesta segunda-feira, Ochoa ficará mais uma vez frente a frente com Neymar, de quem guarda boas recordações do Mundial de 2014. Porém, nem sempre foi assim. Os dois se encontraram outras vezes em partidas de clubes e neste caso o brasileiro levou vantagem. Nas oitavas de final da Libertadores de 2011, o Santos de Neymar se classificou contra o América de Ochoa. Em 2016, voltaram a se encontrar pelo Campeonato Espanhol e o Barcelona venceu o Granada por 1 a 0, com gol de Rafinha.

Outro fator que indica um grande duelo é que até aqui, no Mundial de 2018, enquanto Ochoa é o goleiro que mais fez defesas, com 17, Neymar também foi quem mais tentou finalizações na primeira fase, também com 17.

Paralimpíadas

Atletismo brasileiro abre o sábado com quatro medalhas

Brasil já cumpre a sua melhor campanha em Paralimpíadas

07/09/2024 09h00

Paraatleta comemora conquista com bandeira do Brasil

Paraatleta comemora conquista com bandeira do Brasil Foto: Douglas Magno/ CPB

Continue Lendo...

O atletismo brasileiro conquistou quatro medalhas na manhã deste sábado (7) nos Jogos Paralímpicos de Paris (França). O destaque no Stade de France foi a corredora maranhense Rayane Soares, que completou a prova dos 400 metros da classe T13 (atletas com deficiências visuais) com o tempo de 53s55 para conquistar o ouro e bater o recorde mundial da prova, marca que durava desde 1995.

“Eu estava muito confiante. Eu sentia que era o meu momento. Eu me via no pódio, me via pegando a medalha de ouro. Eu pedia para Deus o tempo todo para me dar força e coragem, pois treinada eu estava”, declarou a brasileira após a prova.

Já nos 200 metros classe T37 (atletas paralisados cerebrais) o Brasil conseguiu uma dobradinha, com a prata do fluminense Ricardo Mendonça (22s71) e o bronze do paulista Christian Gabriel (22s74). O ouro ficou com Andrei Vdovin (22s69), que está no time de atletas paralímpicos neutros.

Outra medalha garantida na manhã deste sábado no atletismo foi o bronze do sul-mato-grossense Paulo Henrique dos Reis no salto em distância classe T13 (deficiência visual). A conquista foi alcançada com um salto de 7,20 metros.

Pratas na sexta

No final da tarde de sexta-feira (6) o Brasil garantiu duas pratas, no arremesso de peso classe F57 (para atletas que competem sentados) com Thiago Paulino e com Zileide Cassiano no salto em distância classe T20 (atletas com deficiência intelectual).

Campanha histórica

Com estes resultados no atletismo o Brasil já chegou a 75 medalhas em Paris, cumprindo a sua melhor campanha em uma edição de Jogos Paralímpicos. Até então as melhores performances brasileiras no megaevento haviam sido alcançadas no Rio de Janeiro (2016) e em Tóquio (2020), oportunidades nas quais chegou à marca de 72 medalhas.


 

Futebol

Bahia e torcedores são punidos por cânticos homofóbicos; Grêmio perde atacante e Renato Gaúcho

Ainda foi relatada a expulsão de Renato Gaúcho por abandonar o campo com os jogadores reservas em protesto contra decisão da arbitragem, após a expulsão de Diego Costa

06/09/2024 23h00

Reprodução: Esporte Clube Bahia via

Continue Lendo...

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) não aliviou para Bahia e Grêmio em jogo com confusão, homofobia e expulsões na Arena Fonte Nova, em Salvador, pelo Brasileirão. Os baianos terão de pagar multa e ficarão sem os torcedores discriminatórios por 720 dias nos estádios, enquanto o prejuízo aos gaúchos causa mais impacto no campo, com suspensão de Renato Gaúcho por quatro jogos, de Diego Costa por dois e de Nathan por um, já cumprida.

A confusão ocorreu em duelo da quarta rodada. O árbitro relatou na súmula que Diego Costa recebeu o cartão vermelho direto por ofender verbalmente a arbitragem e cita que o jogador apresentou resistência para deixar o campo, partindo na direção do quarto árbitro. Nathan recebeu o vermelho após o fim da partida por se dirigir a arbitragem fazendo gesto de roubo com as mãos.

Ainda foi relatada a expulsão de Renato Gaúcho por abandonar o campo com os jogadores reservas em protesto contra decisão da arbitragem, após a expulsão de Diego Costa. Vídeos flagraram torcedores do Bahia entoando cântico discriminatório contra a torcida gaúcha.

"Diego Costa estava no banco de reservas, distante do árbitro e seria humanamente impossível se dirigir a ele. Diego se sentiu injustiçado e foi entender o motivo da expulsão. A defesa vem pedir absolvição ou, no máximo, advertência pela baixa gravidade O técnico Renato Gaúcho a única coisa que fez foi defender os atletas. A atitude dele em nenhum momento foi contrariar a ética e sim defender os atletas dele. Viu que a expulsão do Diego Costa foi de forma arbitrária e ele retirou os atletas de perto do quarto árbitro para não perder mais ninguém", fez a defesa do Grêmio a advogada Ana Linhares.

"Existe um departamento que visa promover e conscientizar seus torcedores contra qualquer tipo de atos discriminatórios. Existem várias ações do Bahia desde 2019 inclusive no combate a homofobia e o clube nunca foi denunciado por este ato. A prevenção praticada pelo clube é nítida", disse o advogado Rodrigo Daebs, pelo Bahia. "O Bahia notificou o reprodutor do vídeo e suspendeu o identificado. Seria uma injustiça ser condenado o clube por atos que ele combate."

A Terceira Comissão Disciplinar do STJD não aceitou as alegações e optou por penalizações exemplares. "Por maioria dos votos, os auditores puniram o Bahia com multa de R$ 20 mil por cânticos homofóbicos e proibiram os torcedores identificados a comparecerem ao estádio por 720 dias. Já o Grêmio teve o atleta Diego Costa suspenso por duas partidas, Nathan punido com uma partida de suspensão e o técnico Renato Gaúcho punido com quatro partidas de suspensão. A decisão é de primeira instância e deve chegar ao Pleno, última instância nacional", informou o STJD. Os clubes vão recorrer.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).