Correio B

Cinema

A força do filme curto

À frente do Festival Curta Campo Grande, a ser realizado de 28/10 a 2/11, e em meio ao processo de montagem de sua oitava produção nesse formato, Dannon Lacerda defende o curta-metragem como potência estética e de renovação do cinema

Continue lendo...

Na semana passada, o Festival Curta Campo Grande divulgou a lista de filmes selecionados para a sua primeira edição, que será realizada de 28/10 a 2/11 na Escola Estadual Maria Constança Barros Machado e no Centro Cultural José Octávio Guizzo, com programação totalmente gratuita e que envolverá seis mostras, incluindo duas competitivas (brasileira e sul-mato-grossense) e duas voltadas para o público infantojuvenil.

Com 1.035 inscrições de todo o Brasil, das quais 35 são obras de Mato Grosso do Sul, o festival selecionou 41 filmes. O evento, focado exclusivamente em curtas-metragens, celebra a diversidade da produção audiovisual nacional e também do que vem sendo produzido no Estado, oferecendo um panorama rico e bem plural do cinema brasileiro nas seguintes mostras: Curta Brasil, Curta MS, Hors Concours, Diversidade, Sessão Livre (para jovens de 10 a 15 anos) e a Mostrinha (para crianças de 5 a 9 anos).

Entre os selecionados, destacam-se obras de diferentes estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará e Paraná, além dos filmes locais. Alguns exemplos são “A Lenda dos Cavaleiros da Água” (SP), “Dinho” (PE) e “Expresso Parador” (RJ), na mostra Curta Brasil, e “A Menina e a Árvore” (Campo Grande), “In Utero” (Bonito) e “Relatos de Uma Guerra” (Dourados), na mostra Curta MS. No júri, estarão a jornalista Simone Zuccolotto (Canal Brasil), o ator Diogo Almeida (Globo) e a produtora Lu Bigatão (Teatral Grupo de Risco).

“Cores no Breu” (RJ) e “Sereia” (PR) figuram na mostra Diversidade, que apresenta filmes de temática LGBTQIAPN+. Já na mostra Hors Concours, com trabalhos que vêm bombando na temporada, estarão, entre outros, “Bença” (PR) e “Pássaro Memória” (RJ). Confira a lista completa no box.

A curadoria das mostras foi liderada pelos profissionais Andréa Freire, Marcos Pierry e Ricardo Cota, que assinam a curadoria geral, enquanto Dannon Lacerda, idealizador do festival, assina a seleção da mostra Diversidade. Já a Sessão Livre e a Mostrinha têm seleção de Carol Dória.

Lacerda também atua como coordenador de curadoria, reforçando o olhar criterioso e plural do evento. Dos 41 filmes selecionados, que contemplam todas as regiões brasileiras, 10 são de São Paulo, 6 de Mato Grosso do Sul, 5 do Ceará, 4 do Rio de Janeiro e 4 do Paraná. O festival busca não só apresentar o melhor da produção audiovisual contemporânea, mas também fortalecer o diálogo entre os cineastas locais e nacionais, promovendo trocas e reflexões.

“UM CURTA É UMA ESCOLA”

Diretor de sete curtas, entre eles “As Marias” (2023), premiado em festivais brasileiros e no Canadá e em cartaz na Première Brasil do Festival do Rio, que segue até este domingo, Lacerda divide a agenda atual entre os arremates de produção do Curta Campo Grande e o processo de montagem de seu oitavo trabalho nessa metragem (“Caído do Céu”). O cineasta é um defensor ferrenho do filme de curta duração e explica porque decidiu criar um festival dedicado exclusivamente a essa metragem na Capital.

“Mato Grosso do Sul é um estado pequeno e já conta com dois grandes festivais que exibem metragens, o Bonito CineSur, que é um festival sul-americano, e o Festival de Ivinhema, que é o festival mais longevo do Estado e que também exibe longas-metragens brasileiros. Então, eu pensei que Campo Grande poderia contribuir com um projeto, com o festival direcionado a esse formato, aos curtas-metragens. Uma iniciativa que já acontece em vários lugares, como em São Paulo, o Kinoforum, como no Rio de Janeiro, o Curta Cinema, entre outros festivais de curtas”, afirma.

“Imagino que, assim como eles, no nosso caso, a gente pensou em, por meio de um festival de curtas, provocar reflexões sobre esse formato e sobre como ele pode ajudar os realizadores e realizadoras na investigação de novas linguagens, no desenvolvimento do seu olhar, do seu estilo. Porque é como dizia Abbas Kiarostami [cineasta iraniano]. Ele dizia: ‘Eu faço os meus longas para poder ter dinheiro para fazer meus curtas e aí me divertir’”, prossegue Lacerda.

“Porque eu acho que, eu que já fiz sete curtas e estou montando o meu oitavo curta-metragem, entendo que é ali que a gente aprende de fato. É na prática que a gente consegue viabilizar os nossos projetos e entender as nossas narrativas, desde a concepção do roteiro as filmagens e depois a montagem, que é um outro processo de restabelecimento dessa narrativa”, argumenta o cineasta, que também já dirigiu um filme de longa-metragem, “Copa 181” (2017).

“É uma escola. Um curta-metragem é uma escola. Então, sob o ponto de vista dos realizadores, eu diria isso. Agora, sob o ponto de vista do público, acho que é uma forma do público entrar em contato com obras de curta duração e ser estimulado a assistir cinema em diversos gêneros, de diversas propostas estéticas, e entender melhor a sétima arte. Acredito que um festival tenha essa função na formação do público para o cinema. Um festival de cinema tem essa função, como outros festivais dentro dos seus nichos”, argumenta.

“A origem, o motivo para propor e realizar o Curta Campo Grande, é esse: ajudar na colaboração, na formação dos profissionais nesse momento em que Campo Grande começa a ter uma produção maior, por causa das leis de incentivo, principalmente a Lei Paulo Gustavo, e também para colaborar na formação de plateia”, diz Lacerda, que nasceu em Guia Lopes da Laguna.

O Festival Curta Campo Grande é uma iniciativa da Chalana Produções, realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, via edital da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande (Sectur), enquanto a mostra Curta MS foi selecionada pela Fundação de Cultura de MS, também por meio da Lei Paulo Gustavo, contemplando a edição de Campo Grande e a itinerância para Corumbá, desdobramento que ainda aguarda os trâmites para contratação.

O projeto também conta com o apoio do Sesc e da Fundação de Turismo de MS. Além das exibições, o evento realizará atividades paralelas como o laboratório de projetos, buscando fomentar o desenvolvimento do audiovisual local, a oficina de fotografia e os debates com realizadores.

Filmes selecionados por mostra

Curta Brasil

“A Lenda dos Cavaleiros da Água”, de Helen Quintans (SP) – Ficção, 23’.
“Deixa”, de Mariana Jaspe (RJ) – Ficção, 15’.
“Dinho”, de Leo Tabosa (PE) – Ficção, 20’.
“Expresso Parador”, de JV Santos (RJ) – Ficção, 25’.
“Helena de Guaratiba”, de Karen Black (RJ) – Ficção, 15’.
“Instruções para Chorar”, de Matheus Parizi (SP) – Ficção, 20’.
“Juvana de Xakriabá”, de Silvana Belini (GO) – Documentário, 25’.
“Kila e Mauna”, de Ella Monstra (CE) – Ficção, 19’.
“Km 100”, de Lucas Ribeiro (SP) – Ficção, 19’.
“O Sacro e o Profano”, de Rivanildo Feitosa (PI) – Documentário, 15’.
“Pequenas Insurreições”, de Willian de Oliveira (PR) – Ficção, 13’.
“Semeando a Terra”, de R. Fonte Mutt (DF) – Documentário, 9’.
“Vão das Almas”, de Edileuza Penha de Souza e Santiago Dellape (DF) – Ficção, 15’.

Curta MS

“A Menina e a Árvore”, de Ara de Andrade Martins (Campo Grande) – Animação, 10’.
“Formoso”, de Roberto Leite (Campo Grande) – Ficção, 13’.
“In Utero”, de Paulo César Avarenga Isidoro (Bonito) – Ficção, 19’.
“Ninguém lhe Estenderá a Mão”, de Deivison Pedrê de Souza (Campo Grande) – Ficção, 14’.
“Relatos de uma Guerra”, de Pedro Biava (Dourados) – Documentário, 26’.
“Somos Uno”, de Gabhi S. Dias (Campo Grande) – Documentário, 5’.

Hors Concours

“Bença”, de Manu Cappu (PR) – Ficção, 15’.
“Cabana”, de Adriana de Faria (PA) – Ficção, 14’.
“Esta Noite Seremos Felizes”, de Diego dos Anjos (SP) – Ficção, 35’.
“Júpiter”, de Carlos Segundo (RN) – Ficção, 15’.
“Pássaro Memória”, de Leonardo Martinelli (SP) – Ficção, 15’.

Diversidade

“Cores no Breu”, de Mariana Queiroz (RJ) – Ficção , 23’.
“Emocionado”, de Pedro Melo (PE) – Ficção, 19’.
“Quarta-feira”, de Maria Odara (PE) – Documentário, 9’.
“Os Finais de Domingo”, de Olavo Junior (CE) – Ficção, 8’.
“Sereia”, de Estevan de la Fuente (PR) – Ficção, 14’.

Sessão Livre (10 a 15 anos)

“Baobab”, de Bea Gerolin (SP) – Animação, 10’.
“Bonita de Rosto”, de Ana Squilanti (SP) – Ficção, 19’.
“Colchão D’água”, de Livia Mota (RN) – Animação, 6’.
“Fala Vô”, de Felipe Rissalah Villela Nascimento (ES) – Animação, 10’.
“Guardas-chuvas Perdidos Viram Clipes de Papel”,
de Jonh Patrick (CE) – Ficção, 17’.
“Quando Meu Corpo Toca o Céu”, de Ingrid Torres (RN) – Documentário, 23’.
“The Kite”, de Isabela Alves (SP) – Animação, 8’.

Mostrinha (5 a 9 anos)

“Aerial Rivers”, de Francisco de Paula (SP) – Animação, 4’.
“Fontossíntese”, de Rodrigo do Viveiro (CE) – Animação, 6’.
“Luzia e a Sombra”, de Bako Machado (PE) – Animação, 9’.
“Receita de Vó”, de Carlos Hardt (PR) – Animação, 3’.
“Só É Feliz Quem se Arrisca”, de Rodrigo Vulcano e Lucas Lima (CE) – Animação, 14’.

*Para mais informações: https://www.festivalcurtacampogrande.com/ e @festivalcurtacampogrande.

Assine o Correio do Estado

Horóscopo

Confira o horóscopo de hoje (05/11)

Veja o que os astros dizem sobre o seu signo

05/11/2024 03h00

Reprodução / IA

Continue Lendo...

A vibração do dia pede dinamismo e coragem para seguir em frente. Os planetas sugerem oportunidades e desafios que podem exigir ações rápidas. Confira o que os astros dizem para você hoje.

Áries

O trabalho e a carreira pedem atenção no dia de hoje, Áries. A Lua em Capricórnio te impulsiona a focar nas suas ambições e responsabilidades profissionais. Bom momento para planejar o futuro e assumir novos compromissos. Mantenha a disciplina, mesmo que seja difícil para você. Use a determinação, ariano, você é bom nisso!

Touro

Taurinos, hoje a vida te convida a explorar novos horizontes. Questões ligadas a estudos, viagens e crenças espirituais ganham destaque. Aproveite para buscar novos cursos profissionalizantes ou planejar uma viagem a longo prazo. Essas coisas renderão bons frutos no futuro. 

Gêmeos

Dia de transformações internas e externas, geminiano. É um bom momento para lidar com assuntos profundos. Além disso, questões financeiras, heranças ou até investimentos podem surgir. Se você estava esperando receber algo, hoje pode sair alguma sentença. Encare os desafios com maturidade, gêmeos. 

Câncer

Os relacionamentos estão em foco hoje, câncer. É hora de fortalecer os laços e quem sabe dar um próximo passo no relacionamento, canceriano? Aos solteiros, você sentirá uma vontade de assumir um relacionamento sério. Além disso, parcerias importantes podem exigir mais comprometimento e seriedade.

Leão

Sua saúde e rotina pedem atenção especial, leão. Com a Lua em Capricórnio, é um ótimo momento para organizar sua vida, melhorar hábitos e cuidar do seu bem-estar. Seja prático e reveja suas metas diárias. Pequenas mudanças na rotina podem trazer resultados firmes e consistentes. Tudo é hábito! 

Virgem

Hora de relaxar, virgem. E também de entender que você precisa se comprometer com seu lazer. Invista em atividades que alimentem sua alma e te conectem com sua essência da criança interior. Traga mais leveza e diversão para seu cotidiano. Saia do modo automático, virginiano. 

Libra

Questões do lar exigirão de você atenção hoje, libriano. É importante encontrar equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Resolva pendências em casa, crie um ambiente harmonioso e dedique tempo às pessoas que você ama e que precisam de você. É preciso achar o caminho do meio. 

Escorpião

Hoje e pelos próximos dias é foco total na carreira, escorpião! Aproveite para se destacar no trabalho, mas mantenha a calma em momentos de pressão. Esse é o momento de mostrar iniciativa, mas sem passar por \"cima\" de ninguém. O sucesso virá caso você se esforce para isso. Escute a sua intuição e arregace as mangas.

Sagitário

Sagitário, tudo o que você gosta que é: viagens e conhecer pessoas novas ganhará força e destaque. Sua sede por aventura estará em alta hoje, mas tenha cuidado com a impulsividade e a alegria exagerada. Planeje antes de agir e aproveite essa energia para expandir seus horizontes. Além disso, está ótimo para começar um novo curso.

Capricórnio

Capricórnio, hoje pode ser aquele dia 8 ou 80: pode haver tensão em parcerias financeiras ou em assuntos emocionais profundos, como também o oposto, ganhos financeiros e a famosa energia de reagir pra vida! Use a energia para resolver questões pendentes, mas evite confrontos desnecessários com parceiros ou sócios e com você mesmo(a).

Aquário

Dia de ficar quietinho hoje, aquário. A Lua em Capricórnio pede que você desacelere e reflita sobre coisas que você vem aprisionando dentro da sua mente. Cuide da sua saúde mental e emocional. Se conecte com a espiritualidade. Deixe para trás o que não te serve mais e prepare-se para um novo ciclo. 

Peixes

Dia de estar com os amigos, peixes. Busque neles algum conforto e até mesmo palavras que te ajude a voltar para o eixo. Você precisa e tem a necessidade de ser acolhido, então, por que não aproveitar o hoje para isso? Cuidado apenas com a fuga da realidade, viu? Nada de exageros.

FAÇA AGORA SEU MAPA ASTRAL

Astral do dia

Hoje o céu está com uma vibe bem interessante! Marte entra em Leão, e a energia fica bem mais confiante e ousada. É o momento de agir com coragem, mostrar sua autenticidade e não ter medo de brilhar. Se tem algo que você estava adiando por falta de impulso, agora é a hora de dar aquele passo com segurança. Cuidado apenas com a arrogância e o egocentrismo! Ao mesmo tempo, temos um trígono entre o Sol em Escorpião e Saturno em Peixes, trazendo uma energia mais estável e madura. Esse aspecto te ajuda a focar no que realmente importa, com responsabilidade e intuição afiada. Use essa combinação para tomar decisões estratégicas, agindo com paixão, mas com os pés no chão!

Assine o Correio do Estado

Diálogo

O que se ouve pelos corredores dos Poderes é que a conversa atribuindo... Leia na coluna de hoje

Por Ester Figueiredo ([email protected])

05/11/2024 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Lya Luft - escritora brasileira

A vida não está aí apenas para ser suportada nem vivida, mas elaborada. Eventualmente reprogramada. Conscientemente executada. Muitas vezes ousada”.

FELPUDA

O que se ouve pelos corredores dos Poderes é que a conversa atribuindo a responsabilidade da derrota, no primeiro turno, de certa candidatura durou tanto quanto a extensão do “coice de porco”. O principal responsável em atribuir tais culpas teria sido chamado em gabinete poderoso e levado um puxão de orelhas da-que-les. Além disso, consta que deixou o local levando nos braços um dossiê constando toda a agenda cumprida durante campanha eleitoral a favor do candidato. Ficou sabendo que não foi trabalho que faltou, mas sim o precioso voto.

Ampliação

Crédito especial no Orçamento de 2024 no valor de R$ 273,7 milhões para cobrir despesas da Justiça nas esferas federal, eleitoral e do trabalho, além do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), beneficiará Mato Grosso do Sul.

Mais

A sede do Tribunal Regional Eleitoral na Capital será ampliada. Senadores e deputados analisam o projeto nesse sentido, o qual inclui novas despesas no Orçamento, porém, os recursos serão viabilizados por meio da anulação de despesas dos próprios órgãos.

Diálogo

Considerada uma das maiores especialistas em antas do mundo, a cientista brasileira Patrícia Medici está entre as cinco mulheres reconhecidas pelo Women of Discovery Award, oferecido pela organização americana Wings Women of Discovery. Com o prêmio Women of Discovery 2024, Patrícia passa a integrar uma comunidade de mais de 100 mulheres conservacionistas, reconhecidas desde 2003. O valor de US$ 20 mil recebido será utilizado em seu projeto de conservação da anta no Brasil.

DiálogoEudliley Proença e Rejane Velasco

 

DiálogoEduardo Thomé, Eliana Thomé e Ana Aly

Em ebulição

Quem pensava que a eleição para a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de MS seria “favas contadas” se enganou. Com exceção da presidência, que continuará com Gerson Claro (PP), os demais cargos estão ainda sendo disputados. O descontentamento sobre a manutenção dos integrantes da atual Mesa Diretora, com exceção de Claro, nos mesmos cargos para 
o biênio 2025-2026, será o foco da conversa que ocorrerá hoje naquela Casa de Leis.

Incógnita

A eleição foi marcada para o dia 13, quando serão escolhidos o presidente e os vice-presidentes (primeiro, segundo e terceiro), bem como os secretários (primeiro, segundo e terceiro). “Até o dia da eleição, muita coisa poderá mudar”, disse certo parlamentar ao explicar que o nome de Claro é unanimidade, mas sobre os demais ainda não há nada definido. A primeira-secretaria, cargo mais importante depois da presidência, é a mais cobiçada.

Cadeira

O deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) está há seis anos ocupando cargo na Mesa Diretora. Foi presidente de 2019 a 2022 e completará dois anos no posto de primeiro-secretário. Consta nos bastidores que ele estaria articulando a fim de continuar na cadeira, contudo, outros nomes aparecem com grandes chances: Coronel David (PL) e os tucanos Jamilson Name e Pedro Caravina.

ANIVERSARIANTES

Leiner Maura Araújo de Vizeu Moralles,
Frei Venildo Trevizan,
Andressa Frazão,
Alessandra Frazão,
Ronaldo Gaeta,
Carlos Alberto Coutinho Almeidinha,
Cleir Ávila Ferreira,
André Augusto da Silva,
Carlos Frederico Corrêa da Costa,
Dra. Márcia Corrêa de Oliveira,
Terezinha Silvana Araújo Arruda,
Prudente Ribeiro Paschoal,
Magali dos Santos Borges,
Wanderson Antonio Batista dos Santos,
Maria Terezinha Borges da Silva,
Adhemar Biazon,
Elizabeth da Glória França Lima,
Rosa Aparecida Vaz de França,
Luiz Carlos Hernandes,
Acelino Sinjó Nakazato,
Dr. Paulo Benjamin Curi,
Celina Garcia Bandeira,
Tânia Nachiro da Silva,
Newton Paulo Kiatake,
Francisco Ferdinando Andrekowisk Filho,
Jucelar Goulart,
Ton Figueiredo,
Moacir Aleixo,
Marcelina Teruko Fujii Maschio,
Ágda Barbieri Galiciani,
Roberto Mendes Cruzetta Junior,
Astúrio Monteiro de Lima Cruz,
Dra. Eva Glória Abrão Siufi do Amaral,
Elaine de Fátima Alves 
Dutra Arakaki,
Getúlio Soares de Oliveira,
Dr. Aldo Vicente Pereira,
Luiz Alberto Rahe,
Moacyr Roberto Salles,
Ivone Dias Bentak,
Dr. Paulo Siufi Júnior, 
Dr. Vinicius Meldau Benites,
André Luis Guimarães de Oliveira,
Raimundo Oliveira de Alencar Filho,
Luciana Centenaro,
Antonio Carlos de Arruda,
Genilson Jose dos Santos,
Matsuo Arakaki,
Décio Fontoura,
Cleonice Cerenza,
Ana Maria de Moraes Cavalheiro,
Astúrio Ferreira de Araujo,
Terezinha Arruda Castro,
Dr. Hugo Filártiga do Nascimento,
Ana Carolina Ribeiro Botelho,
Carlos Magno Curado Ribeiro,
João Maricato Júnior,
Anastácio Martins Coronel,
Geraldina Lopes,
Raquel Monteiro Salomão,
Ari Ribeiro Lopes,
Ricardo Guerrieri da Silva,
Nello Ricci Neto,
Matilde Diogo Chama,
Dr. James Câmara de Andrade,
Dra. Miriam Hideco Arakaki,
Duilio Vetorazzo Filho,
Roberto Ferreira de Carvalho,
João Ramos Martins,
Alcio Rosa Borges,
Luiz Armando Antunes Ribeiro,
Arlene de Souza Vasques,
Leonardo Rafael Miotto,
Rosa Nunes da Silva,
Maria de Lourdes dos Santos,
Terezinha de Fátima Ota Ortega,
Odilza Marques de Arruda Cesco,
André Gustavo Bastos Lima,
Marcelo Kendy Azevedo Tome,
Danilo Mathias Zanello Guerisoli,
João Bosco de Souza Martins,
Oswaldo Cândido da Silva,
Ruy Ottoni Rondon,
Patrícia Lombardi Maluf,
Joyce Raineri Guardiano,
Alessandra Cristina Merlos,
Giancarlo Rodrigues Chinaglia,
Maria Cazue Utino Tobaru,
Samara Mourad,
Arley Goulart Posterlli,
Evaldo José Galacini,
Renata Cunha Costa,
Robson Faciroli,
Cintia Fernanda Meira Cardoso,
Rafael Abdalla Velasco,
Ronaldo Zanardo,
Rodrigo Santos Ascenço,
Ivan Saab de Mello,
Luciene Bastos Magalhães,
Adriana Scaff Pauli,
Fabianne da Silva Gordin,
Francisco Martins Guedes Neto,
Rodrigo Frigeri,
Alexandre Sivolella Peixoto,
Katiuscia Karina Gentil,
Osmar Pupin,
Maria Elizabeth Cabral Soares.

*Colaborou Tatyane Gameiro

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).